A lenda de Amaterasu é recontada em todo o seu esplendor

Há pouco mais de seis anos, a versão original de Okami chegava às lojas para PS2. O game, na época, não recebeu grande atenção; entretanto, atualmente o título é considerado um dos melhores já lançados para o console, seja por sua arte impressionante, sua trama densa ou pelas mecânicas de jogo inovadoras que ele apresentou.

Para quem não conhece o game, Okami conta a lenda da deusa-sol Amaterasu, encarnada na forma de um lobo. Com a ajuda de um pincel mágico capaz de mudar a própria realidade do mundo que está à sua volta, a divindade parte em uma jornada para derrotar o terrível dragão de oito cabeças Orochi, em uma aventura nos moldes de The Legend of Zelda. E a ideia, por mais inusitada que pareça, funcionou muito bem.

Img_normal
É claro que não tardou para que tentassem reviver o game – e assim veio a versão de Wii de Okami (lançada apenas dois anos depois da original), que contou com pequenas melhorias gráficas e a possibilidade de usar o Wii mote para controlar o Celestial Brush.

Mesmo assim, parecia que isso ainda não era suficiente para agradar ao público, que não ficou exatamente satisfeito com as pequenas melhorias do port para o console da Nintendo.

Entretanto, parece que agora a Capcom está pronta para se redimir em Okami HD. Isso porque o novo remake promete trazer gráficos que deixariam o título capaz de competir até mesmo com games da nova geração, além de adicionar troféus para os fãs das conquistas. Mas será mesmo que isso vai ser suficiente? Continue lendo para descobrir.

Desde a onda das coleções HD, muitos jogadores vivem se decepcionando ao verem remakes que não fazem jus ao game original, trazendo melhorias gráficas pouco significativas.

Porém, Okami HD consegue se destacar com facilidade em meio a um mar de remakes ruins, se provando tudo o que uma boa adaptação para alta definição deveria ser – de fato, é praticamente impossível pensar em um ponto que ainda poderia ser melhorado no game.

Assim, não resta qualquer dúvida de que Okami HD é uma aquisição obrigatória para sua biblioteca de jogos. Se você nunca jogou a versão original, prepare-se para uma aventura incrível; e aqueles que já exploraram as terras de Nippon preparem-se para reviver a lenda de Amaterasu com uma beleza nunca antes vista.

Melhorando uma obra de arte

Não há como negar que, por mais bonitas que as versões de PS2 e Wii de Okami fossem, os gráficos de game faziam os jogadores terem a impressão de sofrerem de um grave caso de miopia. Isso porque, para compensar as limitações de processamento, o título usou muitos filtros, que deixavam os cenários e personagens um tanto embaçados.

Nesse caso, pode-se dizer que Okami HD é uma versão “com óculos” do original. Com as texturas melhoradas para suportarem alta qualidade de imagem, o game não utiliza mais nenhum artifício, permitindo que você veja tudo como deveria ser desde o começo.

A diferença é perceptível facilmente, principalmente para quem conhece o game original ou o port para Wii. A melhoria é tanta que mal é possível fazer comparações: para onde quer você olhe, é possível ver detalhes que antes passavam despercebidos pela névoa que cobria a tela, como as leves diferenças de textura e filtros presentes entre cada tipo de objeto.

A quantidade de serrilhados também diminuiu drasticamente na nova versão, como era de se esperar de um remake HD, fazendo com que todos os modelos pareçam ainda mais bonitos que originalmente.

Porém, para aqueles que se preocupam com alguma perda da beleza na arte do game, podem ficar tranquilos. O traço característico de Okami, que replica o estilo de desenho do sumi-ê, continua idêntico ao original.

Img_normal
Os personagens, casas, inimigos e todo o resto também mantêm seus modelos poligonais – sim, isso normalmente seria algo ruim, mas, no caso deste jogo, é necessário para que nada se perca.

Seja você mesmo o artista

Uma vez que Okami já havia recebido uma versão para Wii, não foi nenhuma surpresa para a maioria das pessoas saber que Okami HD contaria com suporte para o PlayStation Move.

O que ninguém esperava é que o suporte funcionasse tão bem neste game. Graças à extrema precisão do controle da Sony, fazer os desenhos com o Celestial Brush se torna uma tarefa muito mais rápida e fácil que utilizando o controle comum – ou mesmo o Wii mote.

E antes que você venha lembrar a irritante tarefa que era chacoalhar o controle para atacar seus adversários no Wii (para não falar da resposta exageradamente lenta), aqui vai mais uma ótima notícia: o comando de ataque no Move é realizado apenas pelo botão principal do aparelho. Por isso, aqueles que estão com seu PS Move empoeirando na prateleira têm agora um ótimo motivo para utilizá-lo.

Sem câmera com o Move

Como dito logo acima, o Move consegue se mostrar uma ótima novidade para Okami HD. Mas isso não vem apenas com vantagens: caso você deseje jogar com o sensor de movimento da Sony, é preciso abrir mão do controle de câmera – algo extremamente importante em um game de exploração como este.

Img_normal
Assim, muitos podem ver essa como uma opção inferior à oferecida pela Nintendo, uma vez que a versão de Wii, embora com menos precisão, ao menos contava com o controle de câmera.

Felizmente, na maioria das vezes a câmera de Okami é bastante eficiente para acompanhar o jogador, mas ainda vão existir situações em que ela pode não mostrar o que você mais precisa.

Nada de novo

Está bem, Okami HD tornou mais belo o que já era bonito. E o que mais? Bem... Serve comentar a adição de troféus...? Infelizmente, isso é tudo o que o game tem para oferecer de novo. Ou seja, pode esquecer dungeons secretas, itens especiais ou qualquer extra semelhante, como uma opção para tirar o som das falas dos personagens, tão odiado por muitos que já jogaram o game.

Img_normal
Mesmo que alguns possam ver a falta de novidades do título como uma fraqueza, a maioria das pessoas dificilmente vai se incomodar com isso – afinal, o Okami original já era uma obra-prima.

Além disso, é bom lembrar que esta é apenas uma versão em HD, e não um remake propriamente dito; logo, a HexaDrive não tinha necessidade alguma de criar conteúdo extra.

Compre com o menor preço:
96 ps3
Excelente