Clássico e inovador ao mesmo tempo

Ok, é realmente difícil encarar um novo Pac-Man com uma expectativa semelhante àquela que se tem com uma franquia inédita, ou com um estilo de jogo mais abrangente. Afinal, é fácil acreditar que a fórmula de catar pílulas enquanto foge de fantasmas em um labirinto simplesmente já deu o que tinha que dar. Os comentários são sempre os mesmo: “era muito bom para a época em que foi lançado”.

Img_normal

De fato, quando Pac-Man deu as caras pela primeira vez 30 anos atrás, o que houve foi sem dúvida uma verdadeira revolução. Havia uma jogabilidade inédita, um nível gráfico excelente para a tecnologia do início dos anos 80. E mais algumas histórias escabrosas: o herói seria um astronauta perdido no espaço, às voltas com fantasmas. Sim, isso seria uma carga forte mesmo para os nervos do Chuck Norris. Mas tudo bem, já que você tem pílulas de calmantes espalhadas por todo o lugar, certo?

Mas não. Esqueça os mitos, esqueça a franquia clássica, esqueça a versão pixelizada do herói que povoou a sua infância. Pac-Man Championship Edition DX pega a fórmula com novo fôlego de Pac-Man Championship Edition e eleva a um novo patamar, com novos modos, cenários renovados e mecânicas inéditas de jogo. O resultado? Um jogo que certamente merece a sua atenção, mesmo em plena sétima geração de consoles.

Img_normal

Não que exista algo de errado com os atuais blockbusters da indústria de games. Quer dizer, acompanhar os desdobramentos da trama complexa de um Mass Effect 2 ou de um Alan Wake certamente tem o seu apelo. Entretanto, ao jogar Pac-Man Championship Edition DX, é impossível não lembrar de uma época em que um jogo de video game era, antes de mais nada, um jogo... No sentido estrito do termo. E a experiência é realmente recompensadora.

Img_normalBasicamente, trata-se de uma época em que os jogos eletrônicos cobravam muita, mas muita habilidade. Não haviam CGs. Não havia uma história terrivelmente elaborada por trás de tudo. Era simplesmente você contra algum inimigo que se tornava progressivamente mais obstinado, até beirar o insuportável.

Sim, isso significa que não havia um final com cara de filme hollywoodiano aguardando. Sequer havia um fim na maioria dos jogos da segunda geração. Só que esse não era o ponto. O elemento central daqueles jogos era a competição. Você não buscava um fim. O que você realmente queria era bater a pontuação do seu amigo... Que então partiria em mais uma tentativa para recuperar o trono. Sim, isso era muito divertido. E ainda é.

Uma verdadeira reinvenção

Img_normalPac-Man Championship Edition DX não é simplesmente um daqueles joguinhos sobre os quais você diz: “Ok, é um bom título para distribuição online”. Ok, a espera mais óbvia aqui seria algo como uma mecânica cansada cheia de adereços, novos visuais e algum suporte online — algo completamente impensável na época da concepção original do herói.

Bem, é melhor olhar novamente, porque o que a Namco Bandai conseguiu aqui foi o que muita gente tenta há anos quando o assunto são fórmulas clássicas. Pac-Man DX consegue ser ao mesmo tempo inovador e saudosista. Assim, juntamente com a fórmula clássica, aparecem agora também novos modos de jogo — “Score Attack”, “Ghost Combo”, “Time Trial”, etc — e também uma leitura mais moderna.

Em outras palavras, sim. Você vai encontrar aqui todas as mecânicas que tornam o herói rotundo reconhecível em praticamente qualquer local do globo. Ainda será necessário coletar pílulas especiais para “engolir” fantasmas, e também terá que limpar todas as pílulas normais dos labirintos. Afinal, essa é a matriz que não poderia faltar. Só que tem mais...

Bombas, fantasmas sonolentos e um inesperado “bullet time”

Caso você esteja se perguntando se fantasmas realmente dormem, esqueça. Contexto nunca foi um ponto aqui, certo? Fato é, entretanto, que existem pelo menos três mecânicas centrais na reinvenção do clássico incontestável da NAMCO: bombas, uma espécie de bullet time...  E os tais fantasmas que sofrem de narcolepsia.

  • Fantasmas

Em relação às almas penadas, funciona basicamente da seguinte forma: não há mais pílulas espalhadas por todo o labirinto no início de cada rodada. Em vez disso, haverá apenas algumas espalhadas por um caminho específico. Um caminho que, ao ser cruzado, invariavelmente vai interferir no sono de alguns fantasmas.

Img_normal

Assim que forem despertados, eles vão segui-lo. E é aí que fica a parte interessante. A necessidade de ter que analisar novas rotas, de saber quando utilizar a pílula especial, sem dúvida acrescenta uma nova dimensão ao desafio de Pac-Man.

  • Bullet time

Mas, quando a coisa ficar realmente feia... Sim, você ainda ganha uma nova chance. Trata-se do que se poderia chamar, por falta de termo melhor, de bullet time. Em Pac-Man DX, sempre que o herói acaba em uma tocaia de fantasmas, a velocidade do jogo cai drasticamente, há um belo efeito de vídeo e, por fim, uma chance de pensar melhor sobre qual caminho tomar.

Img_normal

  • Bombas

Se tudo mais falhar, ainda há a possibilidade de utilizar uma das várias bombas estocadas, que acabam por enviar instantaneamente todos os fantasmas para o lugar de onde vieram — isto é, aquele espaço central do labirinto que não representa absolutamente nada. Mas há um preço, naturalmente. Sempre que você utilizar uma bomba, o seu multiplicador de pontos cairá, bem como a velocidade do jogo — que aqui aparece também como uma aliada, já que torna possível coletar pílulas e fazer pontos mais rapidamente.

Despachando fantasmas

Um dos momentos mais divertidos e gratificantes de Pac-Man Champion Edition DX são, sem dúvida, os combos em que você despacha literalmente dezenas de fantasmas em uma única tacada. Isso se torna possível porque alguns inimigos trazem dentro de si uma pílula especial, o que prolonga o efeito, e também acrescenta mais um elemento tático à fórmula.

Inky, Pinky, Blinky e Clyde... Sim, eles estão aqui

Sim, eles estão de volta, fique tranquilo. Os eternos fantasmas coloridos ainda representam uma pedra no sapatos sem pés do herói. Inky, Pinky, Blinky e Clyde aparecem vez ou outra no labirinto, normalmente com movimentos mais inteligentes — já que os fantasmas normais limitam-se apenas a segui-lo durante a maior parte do tempo.

Pac-Man variado e com estilo

Sim, o labirinto original de Pac-Man tinha o seu charme. Mas variar é sempre uma boa ideia. A edição DX traz diversos cenários alternativos que vão do neon até algo inspirado em peças de LEGO, passando, é claro, por um design que se aproxima bastante do original. Não apenas os cenários, mas também o próprio herói e mesmo os fantasmas trazem várias opções de design — seja o clássico 2D quadriculado ou uma versão tridimensional cheia de frescor.

Img_normal

Faltou algum suporte no ranking

Pac-Man é um jogo social, que estimula a competição acima de qualquer coisa. Sim, um ranking online funcional e cheio de possibilidades seria perfeito. Infelizmente não é bem assim. Sim, existe um ranking e ele é online. Entretanto, além de se encontrar em um local à parte no menu, no momento em que você filtrar as pontuações dos seus amigos, a sua vai desaparecer, dificultando as coisas. Enfim, poderia ser mais funcional, sem dúvida.

90 ps3
Excelente

Outras Plataformas

90 xbox-360