Empresa de efeitos especiais cria moldes para treinar cirurgiões nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Empresa de efeitos especiais cria moldes para treinar cirurgiões nos EUA

O Hospital Infantil de Boston, nos Estados Unidos, formou uma parceria com a companhia de efeitos especiais Fractured FX para criar moldes realistas de estruturas do corpo humano. O objetivo é utilizar essas peças para treinar cirurgiões em um ambiente o mais próximo possível de uma sala de operações real, incluindo a sensação tátil que eles experimentam enquanto realizam um procedimento para salvar uma vida.

A empresa de efeitos é sediada em Santa Monica, na Califórnia, e fabrica peças que reproduzem partes da anatomia humana e outros tipos de objetos para diversos programas de TV como, por exemplo, American Horror Story e The Knick. Ela produz para o hospital diversas réplicas realistas de tecidos que pulsam e sangram, vasos sanguíneos, pulmões, corações, matéria encefálica, entre outras “partes do corpo”.

Os médicos então realizam simulações de cirurgia utilizando essas peças fabricadas e dão o feedback à equipe de efeitos especiais, indicando quando algo não se parece o suficiente com a sensação de um procedimento real. Essas orientações permitem aos criadores dos modelos anatômicos fazerem correções que ajudarão futuros cirurgiões a terem o máximo de segurança possível antes de realizar uma cirurgia em um paciente real.

A imagem da esquerda mostra uma cirurgia cerebral de verdade, enquanto a da direita revela um dos cérebros produzidos pela empresa Fractrured FX - Imagem: Boston Children's Hospital

Em breve o hospital pretende começar a treinar seus profissionais em outros tipos de cirurgia comumente realizadas em crianças, como a fissura labiopalatal (mais conhecida como lábio leporino), por exemplo. No futuro, o hospital quer oferecer comercialmente a outras instituições médicas os modelos produzidos por sua parceria com a Fractured FX, que continuará produzindo os materiais com uma precisão cada vez maior.

Você acredita que treinar em modelos é preparo suficiente para um cirurgião que precisa realizar procedimentos de vida ou morte? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.