Imagem de PixelJunk Shooter
Imagem de PixelJunk Shooter

PixelJunk Shooter

Ficha Técnica
Desenvolvedora: Q-Games
Distribuidora: Sony
Nº de Jogadores: 2-2
Resumo
Shooter é o nome do quarto título da série PixelJunk da Q-Games. Como está estampado no nome, o game é um shooter. O jogador comanda uma nave em ação side-scrolling bidimensional e precisa disparar em diferentes alvos enquanto evita ser destruído.

O objetivo do jogo é resgatar pessoas presas em uma caverna rodeada de água e magma. Por sorte, elas não são afetadas pela  água, assim como o jogador, mas a lava pode matá-las e   superaquecer a nave. Basta usar um gancho para salvar alguém, sendo que o portal para a próxima fase só abre após tentar salvar todos os indivíduos.

A grande atração de Shooter fica por conta do sistema de aquecimento e resfriamento estrelado pela lava e água. O líquido azulado flui  facilmente pelo cenário e pode ser usado para transformar a lava em rochas resfriadas ou para reduzir a barra de aquecimento. Uma esfera que suga a água é outro elemento importante da jogabilidade, permitindo carregar o líquido para onde é necessário.

Já  as rochas viscosas avermelhadas que escorrem com aspecto grudento pelo cenário são motivo de preocupação. Quanto mais perto delas, mais aquecida a nave fica e quando a barra de aquecimento é preenchida por completo a nave cai  até atingir uma superfície e explodir, ou com muita sorte ser resfriada a tempo. Em modo cooperativo, o outro jogador pode usar seu gancho para salvar o colega superaquecido.

A mecânica do jogo se revela criativa pela interação desses dois elementos (água e lava) como ferramenta (ou empecilho) para solucionar quebra-cabeças com intuito de resgatar pessoas, liberar passagens e até derrotar inimigos. Há várias câmeras de água e magma lacradas por uma rocha mais clara, essas rochas podem ser explodidas para liberar o material aprisionado.

Como não poderia deixar de ter em um shooter com naves, existem alienígenas fazendo o papel de inimigos e é aí que as manobras defensivas, tiros primários e mísseis devem ser usados com habilidade. E sim, há chefões.