Quanto poder! Processador A9X do iPad Pro tem GPU de 12 núcleos

1 min de leitura
Imagem de: Quanto poder! Processador A9X do iPad Pro tem GPU de 12 núcleos

A Apple garante que o iPad Pro é o tablet mais poderoso que ela já produziu até agora. Pelo que vimos nas análises lançadas nos Estados Unidos e também pelos componentes de hardware que estão presentes no dispositivo, é difícil imaginar que ela esteja enganada ao dizer isso. Mas o que faz deste tablet um equipamento tão forte? O hardware, é claro!

Além dos já conhecidos 4 GB de memória RAM, quem também merece muito destaque é o processador Apple A9X. Até o momento não havia muitos detalhes sobre o componente, mas o site ChipWorks desmontou o componente para descobrir alguns segredos que poderiam estar escondidos dentro dele. E o resultado realmente nos impressionou.

Na análise, foi revelado que o A9X é produzido com processos de 16 nanômetros e está maior do que o A8X do iPad Air 2. O motivo para esse aumento é bem justificável e você vai entender em breve: no novo processador da Apple, existe muito mais dedicação gráfica do que em qualquer outro já utilizado nos iPads.

Não há informações da Apple até o momento, mas aparentemente não existe memória cache L3. O site AnandTech especula que isso seja compensado por um setor L2 maior do que os vistos anteriormente, sendo que ainda existe memória LPDDR4 e interface de memória mais larga.

GPU de alta potência

O que mais deixou os analistas surpresos na hora de desmontar o dispositivo é a quantidade de núcleos responsáveis pelas funções gráficas. De acordo com o ChipWorks, existem 12 cores totalmente dedicados a isso — ou seja, estamos falando de 12 núcleos da GPU PowerVR Series 7XT, produzida pela Imagination Technologies.

É bem interessante dizer também que o sistema de GPUs conta com interface de 128 bits. Vale destacar que o sistema foi produzido de uma maneira escalável para garantir economia de energia. Isso significa que a arquitetura do chip permite que os núcleos sejam ativados de pouco em pouco, de acordo com a demanda de cada atividade que esteja sendo processada no tablet. Ressaltamos ainda que a fabricante da GPU diz que o componente está no mesmo nível da NVIDIA GT 730M.

.....

Será que o Apple A9X pode ter algum rival em breve? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.