Google pode 'passar por cima' da senha e bisbilhotar aparelhos Android

1 min de leitura
Imagem de: Google pode 'passar por cima' da senha e bisbilhotar aparelhos Android

De acordo com um documento que trata sobre a encriptação de dados e seu impacto na segurança pública, versões antigas do sistema operacional Android podem ser facilmente acessadas pela Google. Segundo o texto, caso a empresa seja obrigada pela justiça, ela poderá ignorar a senha dos usuários que rodam versões anteriores ao Android 5.0 (Lollipop) e ter acesso completo ao aparelho remotamente.

"Examinadores forenses conseguem burlar senhas em alguns desses dispositivos usando uma variedade de técnicas", lê-se no documento. Contudo, para uma grande parte de aparelhos Android, a Google pode resetar a senha se houver um mandado e uma exigência da justiça para investigar determinado dispositivo. E tudo isso pode ser feito de maneira remota.

Ainda segundo o documento, aparelhos equipados com versão do Android 5.0 ou superior não podem ser remotamente acessados por conta da criptografia completa de disco – que ainda pode não estar habilitada por padrão. Por conta disso, de acordo com a tabela de distribuição do sistema operacional, estima-se que pelo menos 74,1% dos usuários estejam sujeitos a essa "falha grave" de segurança.

O texto ainda trata sobre a segurança dos donos de iPhone em relação à criptografia de dados, dizendo que esses usuários estão mais seguros porque a funcionalidade está ativada por padrão a partir do iOS 8. Uma vez que a maioria esmagadora de dispositivos já rodam a última versão do SO – o iOS 9 –, a Apple não tem grandes motivos para se preocupar.

Google pode burlar as senhas e acessar remotamente aparelhos Android. Estamos realmente seguros? Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.