É do Brasil: smartphones podem ter displays à prova de bala

1 min de leitura
Imagem de: É do Brasil: smartphones podem ter displays à prova de bala

Você sabe o que é um material vitrocerâmico? Desenvolvido por Leonardo Sant'Ana Gallo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a vitrocerâmica transparente tem grande dureza e baixa densidade. Isso significa que ele é um material para vários usos: desde telas de smartphones até vidros blindados em veículos.

Por causa da sintetização, Leonardo foi premiado no 11° Simpósio Internacional sobre Cristalização em Vidros e Líquidos, em Nagaoka, no Japão — o novo vidro é uma cerâmica complexa de fórmula MgO-Al203-SiO2, como a Agência Fapesp.

A diferença da vitrocerâmica para o vidro comum é que ela passa por um processo parcial de cristalização. "São as fases cristalinas que determinam suas características especiais", disse Leonardo. Por isso, quando atingida por um projétil, ela absorve a energia do impacto e não deixa o projétil atravessar o próprio "corpo".

"Devido às suas características - transparência, dureza e baixa densidade -, essa vitrocerâmica tem um grande potencial de aplicação. Com ela, seria possível, por exemplo, produzir smartphones com telas mais finas, o que contribuiria para a diminuição do peso dos aparelhos. Ou janelas à prova de balas mais leves e tão eficientes quanto as que possuem os vidros blindados atuais", comentou o pesquisador.

De acordo com Leonardo, para conseguir a cristalização, é necessário submeter a mistura de óxidos a dois tratamentos térmicos: um no patamar próximo de 700° e outro no de 900°. Sobre uma possível chegada ao mercado, a equipe de desenvolvimento já depositou um pedido de patente ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e "logo vai poder buscar parceiros", disse o pesquisador.

O que você acha da nova descoberta sobre vidros realizada por um pesquisador brasileiro? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.