A moda vai pegar? Carro autônomo do Baidu poderá substituir ônibus públicos

1 min de leitura
Imagem de: A moda vai pegar? Carro autônomo do Baidu poderá substituir ônibus públicos

A Baidu, dona do motor de buscas mais usado na China, está desenvolvendo um carro autônomo que poderá concorrer contra os veículos inteligentes da Google e Apple. O anúncio foi feito nesta semana por Wang Jing, vice-presidente sênior da empresa, segundo informa o The Wall Street Journal.

A responsável por fornecer as tecnologias que transformam o BMW Série 3 em um carro que dispensa a atuação do motorista é ninguém menos que a Samsung. De acordo com Jing, “várias viagens ao dia, por centenas de vezes”, já foram feitas nas vias expressas de Pequim, capital da China. A velocidade máxima alcançada pelo protótipo chegou perto dos 100 km/h; o objetivo, a longo prazo, é implementar uma frota capaz de atuar de modo autônomo junto do sistema público de transporte.

Radares a laser, sensores de proximidade e câmeras integram o mecanismo responsável pelo sistema de mapeamento e navegação do carro. Demais detalhes quanto às tecnologias da Samsung que equipam o BMW Série 3 não foram ainda divulgados pela Baidu.

Um setor de mercado a ser explorado

Vale observar que, apesar de enfrentar os obstáculos de um complexo centro urbano (testes feitos também pelo veículo da Google, por exemplo), o automóvel inteligente da Baidu não deverá ser vendido ao consumidor comum. “Vamos negociar com alguns governos para que possamos compartilhar veículos destinados a um serviço de transporte; poderia ser um carro ou uma van, mas para uso público”, esclarece Jing.

...

Você toparia pegar carona com um carro inteligente da Baidu? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.