Quake retorna com uma revolução para os jogos baseados em browser.

Há quase 10 anos atrás, em dezembro de 1999, chegou às lojas do mundo todo a terceira edição de Quake, uma série de jogos FPS cujos dois primeiros títulos haviam tido um bom impacto no público.

Quake III: Arena, no entanto, revolucionaria a série ao inserir um contexto muito mais sangrento, onde os jogadores se encontravam em arenas (jogáveis tanto online quanto offline) para partidas muito violentas de puro tiroteio.

Toda a trupe de Quake Live

O sucesso foi grande, e Quake III: Arena marcou época, sendo jogado por muitos anos pelos seus fãs. Agora, a id Software, desenvolvedora da série desde seu primeiro título, lança Quake Live, jogo de experiência extremamente similar à de Quake III: Arena que, no entanto, pode ser jogado diretamente no seu navegador de Internet.

O que isso significa é que, não é mais necessário adquirir o jogo: agora, você pode jogar um título extremamente similar a Quake III, mas sem precisar pagar para isso e mais: sem baixar grandes arquivos.

Na verdade, tudo que se faz necessário é baixar e instalar um plugin que permite ao seu navegador de Internet rodar o jogo, mas ambas as operações (donwload e instalação) juntos levarão menos de cinco minutos.

Cadastro, download e "instalação"

Outro aspecto que chama atenção em Quake Live é a simplicidade do seu cadastro: Você só precisa inserir dados realmente necessários para jogar, nada de baboseiras enchendo linguiça num formulário enorme.

Lança-foguetes e armadura máxima! não tem nada melhor Isso poupa tempo do jogador. Vale lembrar que quem está afim de jogar Quake Live não é um público 100% fiel: haverão, sem dúvida, os jogadores que irão viciar rapidamente no título e mandar ver em partidas alucinantes todo santo dia, mas a grande maioria só vai jogar quando tiver um tempo livre.

Ótimo, seu cadastro está realizado: agora é hora de fazer o download de um plugin, diretamente no site do jogo. O arquivo é leve — pesa apenas 3,8 MB — e uma vez baixado, você vai precisar fechar seu navegador para instalá-lo.

A instalação também é muito rápida, e assim que ela estiver concluída você já pode abrir seu navegador mais uma vez. Agora basta retornar ao site de Quake Live, efetuar o login mais uma vez e iniciar seu treinamento com Crash, uma robô que lhe transmitirá as primeiras instruções sobre o jogo.

Treinando

Antes de mais nada, Crash irá ajudá-lo a escolher uma aparência entre tantas que o jogo disponibiliza. Ainda nesta tela existem diversas opções sobre o jogo, como volume do áudio, brilho e contraste gráficos, configuração de teclas e outros.

É hora de ir pra panca! Enquanto você configura isso tudo, o treinamento do jogo é baixado (isso é muito rápido e talvez você nem perceba que está acontecendo). Ao término do download, o jogo automaticamente libera você para a batalha com Crash.

Você então aparecerá num mapa ao lado da robô, e ela lhe transmitirá algumas instruções (em inglês, infelizmente). Após ouvir Crash por um tempo, você deverá segui-la. Ela te conduzirá para um corredor com uma série de desafios.

Você pode entrar na primeira sala, que é para iniciantes, ou avançar até a última e lutar num nível muito maior de dificuldade. Cada porta representa um nível de dificudade, e isso é o mais interessante no jogo.

Uma vez que você tenha escolhido a porta e entrado, se reencontrará com Crash e ela começa mais uma seção de sermão (você pode pular a falação, se quiser, pressionando F3). Então começa a partida no nível de dificuldade que você escolheu.

Agora, isso é o mais interessante na mecânica de Quake Live: a Inteligência Artificial é maleável. Isso significa que se você entrou na porta para jogadores iniciantes, mas Crash percebe que você é mais que um iniciante, vai aos poucos aumentando a dificuldade, para se igualar à sua.

Assim que o primeiro de vocês realizar 15 frags (matar 15 vezes o adversário), a partida de treinamento acaba e Crash terá estabelecido a qualidade de sua partida. Automaticamente, a partir de agora, sempre que você entrar em Quake Live e procurar uma partida online, o jogo exibirá somente partidas de níveis de dificuldade iguais ao seu.

O resultado é uma chance muito maior de vitória, originária de partidas muito mais equilibradas. Sempre que você estiver achando as partidas muito fáceis, pode voltar a lutar contra Crash, e ela irá medir novamente seu desempenho, fornecendo seus novos dados para o sistema de exibição de partidas.

Pancadaria online comendo solta!

Uma coisa é certa, se você estiver em um PC conectado à Internet, seja ele qual for, você sempre vai poder jogar Quake Live. O número de jogadores online é altíssimo a qualquer hora do dia, e não leva mais que alguns segundos para você entrar em uma partida e começar a destroçar inimigos.

É aí, infelizmente, que esbarramos com o único defeito de Quake Live: o tempo de resposta do jogo é muito alto no Brasil. Enquanto outros jogadores possuem um Ping de 30 milissegundos (termo popularmente utilizado em jogos para referir-se a este tempo de resposta), no Brasil encontraremos, na melhor das hipóteses, pings entre 180 e 220.

Pode ser que num momento de pico, seu ping chegue a 350, e isso tornará a sua partida quase impossível, já que o tempo que o jogo leva para responder aos seus comandos é muito maior que o dos jogadores “gringos”. Mas ainda existe a opção para jogar online, porém contra bots.

A Shotgun sempre é uma boa aliada!

A diversificação do jogo é excelente, e se você gosta de partidas de tiro online no estilo de Unreal Tournament ou do próprio Quake, vai ver em Quake Live um incrível passatempo! Vale a pena conferir em www.quakelive.com.
85 pc
Ótimo