Imagem de Remember Me
Imagem de Remember Me

Remember Me

Nota do Voxel
65

Um mundo fantástico fadado ao esquecimento [vídeo]

Desde seu anúncio, Remember Me tem chamado a atenção dos jogadores por conta de seu conceito único. Por ser uma franquia inédita, a Dontnod e a Capcom tiveram total liberdade para explorar um universo novo para apresentar ao jogador uma experiência totalmente diferente daquela com que ele está acostumado. Em tempos em que as sequências saturam o mercado, qualquer respiro de originalidade é bem-vindo.

No entanto, isso é o suficiente para fazer com que um jogo seja bom? Novamente, o dilema sobre o peso da narrativa e da jogabilidade volta à tona em um game que tinha tudo para dar certo, mas que falha ao pensar alto demais e não cumprir o básico. Na tentativa de criar uma história complexa e repleta de nuances, o estúdio se preocupou em fazer um filme e não um jogo.

Um jogo não é feito apenas de boas ideias. Por mais que inovação seja algo em falta nos lançamentos recentes, ela não é sinônimo de sucesso. No caso de Remember Me, a criação de um conceito interessante, mas cercado de soluções simplistas gera uma decepção enorme. Você consegue ver o potencial que a Dontnod tinha em mãos, mas que foi desperdiçado.

Img_normal
E não foi por falta de tentativa. O estúdio procurou maneiras de fugir do comum com uma temática diferenciada e que fizesse de seu projeto algo único. E nesse aspecto, não há do que reclamar, já que Remember Me consegue instigar o jogador como poucos. O problema é que ele esquece aquilo que é básico em um jogo e se concentra apenas na narrativa. Com um level design sem inspiração e um nível de desafio que beira a inexistência, o jogo mata a diversão em prol da história que ele quer contar.

Voltando ao embate entre narrativa e jogabilidade, o game da Dontnod mostra que não existe uma fórmula que indique qual a dosagem certa de cada elemento. É uma busca por equilíbrio que varia constantemente e cujo resultado você só descobre quanto testa o título em si. No caso de Remember Me, o ótimo conceito é construído sobre uma base fraca e não consegue se sustentar por mais do que alguns minutos. Ele falha ao criar um mundo que encanta, mas que não oferece maneiras de explorá-lo e conhecê-lo a fundo.

É uma pena que, apesar das boas intenções, a cruzada de Nilin por suas recordações esteja fadada ao esquecimento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.