Tiroteios, carros tunados, traição e muita ação em um game similar ao famoso GTA.

Saints Row é um jogo de ação em terceira pessoa onde o protagonista, recém-admitido em uma das quatro gangues da cidade de Stilwater, deve completar diversas missões que vão desde escoltar prostitutas, até assassinar os líderes dos bandos rivais e roubar seus territórios. Tudo começa quando você é pego de surpresa no meio de um conflito de gangues e é salvo por Julius Little, líder dos "3rd Street Saints". Após isso é necessário passar por um ritual de iniciação para que você seja admitido no bando.

Os gráficos e os sons do jogo lembram muito o grande clássico GTA, como por exemplo a visão do personagem em terceira pessoa e as rádios com músicas licenciadas que tocam quando se entra em um carro. Apesar de ser considerado uma cópia do game GTA, Saints Row apresenta características próprias e outras, que mesmo nada inovadoras, muito divertidas, tornando o jogo uma ótima opção para quem aprecia o gênero.

Balas perdidas podem mudar a vida de uma pessoa

Os desafios marcam o enredo do início ao fim.A história de Saints Row começa quando o protagonista se depara com um conflito entre gangues rivais, resultando em mortes, um ferimento à bala e uma proposta para se unir a um dos bandos, os 3rd Street Saints. Ao aceitar a proposta, o jogador é posto a prova em um teste de sobrevivência: vencer vários membros do grupo em uma luta com as próprias mãos.

Ao ser admitido, você deve auxiliar Julius e seus comparsas a derrotar seus inimigos e dominar Stilwater. A partir deste ponto, muito sangue é derramado e verdadeiras guerras urbanas marcam o caminho do mais novo membro da gangue, que vai encontrar não apenas inimigos, mas também bons amigos.  Contudo, o enredo serve apenas para justificar carnificinas e outras condutas reprováveis, o que se percebe claramente ao analisar o conteúdo dos diálogos sem a menor profundidade.

Ao todo são quatro grupos criminosos que acometem a cidade através da bárbarie e do medo, sendo eles: os 3rd Street Saints, bando ao qual pertence o protagonista; os Los Carnales, gangue de latinos traficantes; os Vice Kings, um grupo de afro-americanos cantores de Rap e cafetões; e os West Side Rollerz, um grupo de asiáticos ladrões de carros que organizam corridas clandestinas.

Muita ação em uma cidade nada segura

Antes de começar a aventura do protagonista, o jogador deve moldá-lo, definindo suas características físicas como cor da pele, massa muscular, tamanho do nariz, cor e tamanho do cabelo e outros detalhes que tornam o personagem único. Após isso dá-se o início da história, apresentando algumas missões relativamente fáceis, evoluindo até um ponto em que, ao final do jogo, podem ser desafiadoras até mesmo para os veteranos. Nada que torne o progresso fácil ou difícil, apenas o adequado a sua justa medida.

Os controles do personagem também ficaram excelentes, proporcionando uma jogabilidade fluída e agradável, tanto ao andar pela cidade, quanto ao dirigir a enorme quantidade de veículos disponíveis, que por sua vez pode ser armazenada nas garagens pessoais do jogador e utilizada a qualquer momento, tudo de forma simples e descomplicada.

Tudo isso colabora para tornar a ação das missões ainda maior, aumentando a adrenalina nas fugas e tiroteios e incrementando a diversão nas atividades cômicas, como fraudar seguros atirando-se na frente de carros em movimento, tentando sofrer o maior número de ferimentos possível, dirigir limusines enquanto seu cliente se diverte com prostitutas, ou até mesmo realizar "seqüestros-relâmpago", capturando os passageiros de um carro e aterrorizando-os até que eles paguem uma quantia em dinheiro.

A ação se torna ainda mais emocionante graças à física da famosa engine Havok, aNem mesmo a polícia pode parar você em Saints Row mesma de Half-Life 2, e aos ambientes da cidade, extremamente detalhados e realistas, proporcionando uma boa gama de opções a serem exploradas pelo jogador em sua aventura. Ao andar por Stilwater, o protagonista se deparará com roubos, explosões, batidas de carros, policiais em confronto com criminosos, transeuntes em maior quantidade nas áreas comerciais e industriais, assim como muitas lojas para serem exploradas, como joalherias, lanchonetes, lojas de roupas etc.

Contudo, guiar-se por cenários vastos e complexos como os de Saints Row poderia ser um desafio para iniciantes, mas graças ao mapa interativo que mostra as melhores rotas entre dois locais, o jogador não se verá constantemente naquelas situações frustrantes e desesperadoras como quando tudo o que se quer é chegar ao bordel mais próximo, o que não vem a acontecer devido ao desconhecimento da região pelos iniciantes, tudo de maneira suave, sem loadings inconvenientes.

Como todo bom jogo, Saints Row possui uma inteligência artificial adequada, evitando que os inimigos ajam de maneira mecânica e burra, tornando-se apenas alvos móveis e previsíveis. Outro aspecto relevante é o modo de salvar o jogo, possível a qualquer momento do jogo, eliminando o incômodo de viajar vinte minutos pelo cenário apenas para chegar a um ponto para salvar o jogo.

Um dos pontos de grande diferença entre GTA e Saints Row é o modo multiplayer, que até então inexistia no gênero. Jogar online resume-se basicamente a quatro modos: o Gangsta Brawl, onde os jogadores se exterminam incessantemente; o Big Ass Chains, onde quem coletar mais colares dos mortos ganha; o Protect Tha Pimp, onde dois times tentam assassinar o "cafetão" rival; e o Blinged Out Ride, onde dois times tentam angariar fundos para "tunar" seu carro em um tempo menor que a equipe adversária.

Dependendo do horário, as partidas multiplayer podem demorar para começar devido ao número de jogadores interessados, mas normalmente se atinge o número necessário sem demoras, iniciando-se momentos de uma competição muitas vezes hilária. Mas aqui cabe um aviso, os mais inexperientes podem se sentir frustrados ao confrontar veteranos, ao contrário dos habilidosos por natureza, que notarão certa facilidade ao lidar até mesmo com os mais experientes.

A beleza de uma cidade caótica marcada pela violência

Um ambiente típico da cidade de StilwaterAo observar a cidade de Stilwater pode-se perceber que ela foi muito bem planejada e construída, com cenários amplos e detalhados, assim como ambientes ricos em detalhes. Por exemplo, os letreiros de cada loja têm um acabamento especial, chamando a atenção e ao mesmo tempo não se destaca despropositadamente, se fundindo com o ambiente de forma harmoniosa.

Os personagens e os veículos foram modelados de forma a utilizarem o grande potencial do hardware do Xbox 360, o que somado ao resto da cidade, tudo com ótimos efeitos de luz e sombra — como o poderoso HDR — poderia deixar o jogo lento, o que não acontece agradando aos olhos sem afetar o principal: a diversão.

Trilha sonora impressionante que vai do Hip-Hop à música erudita

Apesar dos diálogos não serem muito elaborados, as vozes dos personagens ficaram incrivelmente boas, acrescentando mais vida e qualidade ao enredo, que apesar de servir apenas para justificar banhos de sangue "em nome de crimes mais justos e democráticos", é parte fundamental no conjunto de uma obra muito bem feita. Um ponto a ser destacado quanto a dublagem, é de que esta foi feita por atores famosos, como Keith David (Sr. e Sra. Smith), Michael Clarke Duncan (À Espera de um Milagre) e Joaquim de Almeida (A Balada do Pistoleiro).

Mas como uma boa dublagem não faz um bom jogo, Saints Row fez uso de uma ótima sonoplastia, adicionando vida e emoção ao ambiente violento e caótico de Stilwater, onde normalmente se ouvem sirenes, tiros, gritos e explosões. E como um espetáculo à parte, a trilha sonora surpreendeu até mesmo os mais exigentes, com ritmos que vão do reggae ao eletrônico e de Ratt a Richard Wagner, tudo perfeitamente adequado ao ambiente em que o personagem se encontra, como por exemplo, em periferias, onde é comum ver motoristas dirigindo ao som de Rap, e em bairros ricos a música clássica e a eletrônica são as preferidas.

Apesar da falta de originalidade e alguns bugs horríveis, a diversão é garantida

Apesar do objetivo do jogo não ser roubar carros, nada impede que isto não seja possívelQuando se fala de Saints Row é impossível não compará-lo ao clássico GTA, ou seja, por mais que ele seja diferente, nunca vai deixar de lembrar o jogo que criou o gênero. É verdade que em muitos aspectos Saints Row é considerado inferior ao GTA, mas é bom lembrar que em outros é indiscutivelmente superior, como por exemplo, os gráficos, a física e principalmente o modo multiplayer, que nem sequer existia em outros jogos similares. É claro que GTA é mais antigo, e é esperado que títulos mais recentes venham a ser melhores.

Apesar da falta de originalidade e alguns bugs horríveis, como em alguns casos onde o carro do jogador some repentinamente, voltando somente alguns segundos depois, o fator principal que é a diversão não fica prejudicado. Ao contrário, a qualidade dos gráficos, a incrível trilha sonora e sonoplastia, assim como a jogabilidade impecável, fazem com que os pontos negativos tornem-se insignificantes diante da grandeza de suas qualidades.

Enfim, Saints Row é um jogo que figura entre os melhores jogos do momento para o Xbox 360 ao lado de Gears of War, Guitar Hero II, The Elder Scrolls IV: Oblivion, Crackdown, Winning Eleven 2007, Tom Clancy's Ghost Recon Advanced Warfighter e alguns outros. Com certeza os jogadores exigentes vão ter elogios de sobra para este título que gera polêmicas quando o assunto é crime, violência e adrenalina.

Compre com o menor preço:
88 xbox-360
Ótimo