França pretende instalar até mil quilômetros de painéis solares em estradas

1 min de leitura
Imagem de: França pretende instalar até mil quilômetros de painéis solares em estradas

Após um encontro ocorrido na semana passada no qual 195 nações decidiram tomar medidas práticas para reduzir a emissão de gases que aumentam o efeito estufa, a França anunciou que vai passar a instalar painéis solares em estradas e ruas. Até 2020, pelo menos mil quilômetros de equipamentos fotovoltaicos de alta resistência devem ser instalados no país, oferecendo energia para 5 milhões de pessoas.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria entre o governo local, a companhia especializada em infraestrutura Colas e o Instituto Nacional Francês de Energia Solar. Essa é a primeira vez que a ideia é aplicada nessa escala, e pelo menos 8% da população do país deve se beneficiar da solução.

Os painéis com espessura de 7 milímetros e largura de 15 centímetros são construídos usando silício policristalino e fortalecidos com uma resina especial. Isso permite que pedestres, carros e caminhões trafeguem sobre eles sem que nenhuma das partes sofra qualquer espécie de dano — a previsão é que a resistência total seja superior a um milhão de passagens com uma roda de caminhão.

A tecnologia também é resistente à ação de elementos naturais e a mudanças súbitas de temperatura. Outra vantagem é que a solução pode ser implementada usando como base a infraestrutura já existente, o que diminui significativamente seu custo inicial de implementação.

Qual é a sua opinião sobre a decisão do governo francês? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.