Dê asas à sua imaginação

Uma das coisas que muita gente sempre sonhou em um jogo é a capacidade de criar o que você bem entender, sem limitações. Vários games conseguiram dar certa liberdade para os jogadores, mas nenhum foi tão longe quanto a série Scribblenauts. Desde o seu primeiro título, a franquia dava a chance que todos queriam: você pode criar uma infinidade de objetos para conseguir resolver quebra-cabeças.

Img_normal

A série evoluiu e agora chega aos PCs, Wii U e 3DS com Scribblenauts Unlimited, trazendo algumas novidades bem interessantes. Será que o mais novo membro da família conseguiu levar a fórmula em um caminho de glória ou apenas está repetindo os acertos e erros dos títulos passados?

Scribblenauts Unlimited é o tipo de jogo que vai fazer os fãs de puzzles terem horas e mais horas de diversão garantida, já que todos os desafios podem ser resolvidos de uma maneira diferente a cada vez que você joga.

Ainda não é um jogo perfeito, podendo fazer com que os jogadores não se importem com os quebra-cabeças e a história do jovem Maxwell e fiquem apenas jogando objetos na tela para interagir uns com os outros. Se você sabe que se divertirá fazendo qualquer uma das duas opções mencionadas, o mais novo jogo da franquia será um prato cheio.

Um motivo para você criar

Os jogos anteriores da franquia Scribblenauts colocavam o jogador em cenários onde ele deveria pegar uma estrela ou auxiliar um personagem aleatório. Este era o mote do jogo: usar a imaginação para criar objetos e chegar ao final da fase, até alcançar o último estágio.

Em Scribblenauts Unlimited, temos uma história que ajuda o jogador a criar um vínculo maior com Maxwell, o grande herói da série. No novo game, conhecemos a família do personagem, desde seus pais aventureiros até seus 41 irmãos. Para consertar um erro que fez, deixando sua irmã amaldiçoada e começando a virar pedra, Maxwell deve sair pelo mundo ajudando as pessoas e conseguindo estrelas. Somente elas poderão reverter a maldição.

Img_normal

Apesar de parecer simplória, a história consegue criar uma base muito boa para o jogo, que deixa de ser apenas um amontoado de cenários. Você passa por cidades, fazendas, hospitais e outros lugares, sempre ajudando pessoas apenas com o poder da sua imaginação. A cada cenário ou missão finalizada, você ganha estrelas ou fragmentos delas. As missões “aleatórias” ainda estão lá, mas agora tudo faz mais sentido.

Crie tudo o que você quiser. Realmente TUDO o que você quiser

Desde o primeiro Scribblenauts, todo mundo que jogava o game se espantava com a quantidade de coisas que era possível criar apenas escrevendo o que era desejado. Os títulos seguintes fizeram questão de aumentar o número de itens existentes. Scribblenauts Unlimited resolveu apelar e abriu o leque de maneira espetacular.

Img_normal

Por estar dentro de uma comunidade sólida como o Steam, o game tem suporte ao Steam Workshop. Apesar de o título ter uma quantidade absurda de objetos e possibilidades (que podem ser incluídas em diversas línguas, inclusive o nosso bom e velho português), existem algumas opções que não se encontram no game.

Agora pense que existe um editor de objetos dentro do jogo e que esses itens podem ser enviados para o servidor do game. Logo que você inicia Scribblenauts Unlimited, receberá um aviso de que objetos relacionados a propriedades protegidas por direitos autorais e profanidades não serão disponibilizadas dentro do game. Só que basta fazer uma breve busca no Workshop para encontrar personagens de Assassin’s Creed, A Hora da Aventura, Neon Genesis Evangelion, entre outros.

Além da aparência, é possível editar como o objeto/figura se comporta. Uma dica: procure por Portal Gun no Steam Workshop e divirta-se.

Um desafio para a mente

Um dos pontos que muitos jogadores de Scribblenauts reclamavam era a saída mais fácil para resolver 90% dos desafios do game: o bendito jetpack. Ele ainda está lá, mas não é a solução para todos os seus problemas.

Img_normal

Um dos trunfos de Scribblenauts Unlimited é que, mesmo fechando um pouco o caminho pelo qual você deve trilhar, já que dá a você missões específicas e diferentes umas das outras, ele obriga de maneira sutil que você tente coisas novas para poder avançar.

Graças a essa obrigação de inovar, o jogo acaba sendo diferente para cada jogador. O jeito que você vai resolver um enigma tem pouca chance de ser igual ao que eu bolei.

Ainda é um desafio se concentrar

Em um jogo em que o objetivo é encontrar maneiras novas e completamente diferentes da anterior, era de se esperar que você quisess experimentar algumas opções. Você se verá testando palavras apenas para saber se os objetos/figuras estão presentes no game. Isso é uma faca de dois gumes, já que abre a porta para você dispersar.

Img_normal

Mais de uma vez eu me vi  “perdendo” de 20 a 30 minutos apenas tentando coisas novas, sendo que a resolução do quebra-cabeça estava na minha frente, apenas esperando que eu a utilizasse. Eu sabia como resolver tudo e avançar no jogo, mas queria ver um Cthulhu brigando contra um robô gigante, enquanto um cachorro boxeador atacava os dois.

A quantidade de opções é ótima para fechar o jogo, mas também dá oportunidade para você se isolar no seu mundinho, criando situações que não vão deixar o jogo ir para frente. Para algumas pessoas, isso pode ser considerado como uma vantagem, um elemento legal dentro do game. Para outros, pode ser algo que vai contra o trabalho dos desenvolvedores, que criaram diversos desafios que, agora, são completamente ignorados.

90 pc
Excelente