Civilization VI se torna ainda mais versátil em sua versão para o iPad

Sem grande alarde, o jogo de estratégia Sid Meier’s Civilization VI chegou oficialmente ao iPad no dia 21 de dezembro de 2017. Com preço digno de um Triplo A para consoles (US$ 60), a adaptação trouxe uma missão complicada: traduzir toda a complexidade do jogo de estratégia para a tela do tablet da Apple.

Tive a oportunidade de testar o game graças a uma chave cedida pela desenvolvedora e devo dizer: estou preferindo jogar o título nesse formato. Embora algumas concessões tenham sido feitas para que tudo funcionasse bem, a experiência completa continua presente no iOS com uma grande vantagem: a portabilidade.

Deixando de lado mouses e teclados, a versão iPad de Civilization VI é controlada somente com toques na tela, o que exige um processo rápido de adaptação. Embora alguns comandos pareçam exigir mais etapas do que o necessário para serem realizados, a interface está muito bem adaptada à telinha do tablet e não atrapalha em momento algum.

O que pode incomodar um pouco (ao menos em um momento inicial) são as concessões necessárias para o jogo rodar no dispositivo. As animações dos líderes foram completamente eliminadas e parece que o game está sendo no modo “rápido”, no qual a movimentação de seus personagens pela tela acontece de forma praticamente automática.

Civilization VI

Além disso, há menos detalhes nos cenários e nas unidades em campo, mas isso não chega a atrapalhar: Civilization sempre foi muito mais sobre mecânicas do que sobre gráficos. A maior perda fica por conta da ausência da visão estratégica, o que acaba diminuindo a quantidade de informações disponível para o jogador e pode limitar um pouco sua capacidade de imaginar estratégias em longo prazo.

Isso é compensado por algo que você não encontra tão facilmente nos PCs: a portabilidade. Embora seja possível rodar o game original em um notebook, poucas coisas são mais práticas do que abrir o iPad e jogar alguns turnos enquanto você está no banco de trás do carro ou deitado na cama se preparando para dormir.

Portabilidade vantajosa

Como Civilization VI é um jogo em que partidas curtas podem durar algumas horas, a capacidade de levá-lo para praticamente qualquer lugar é realmente vantajosa. As concessões feitas pela adaptação sem dúvida podem desagradar aos mais puristas, mas são bastante compreensíveis quando consideramos a alta qualidade geral da adaptação.

Civilization VI

Mas vamos ao que muita gente está perguntando: vale a pena pagar US$ 60 na versão para iPad? Digo que sim, mas só se você realmente é fã de Civilization e quer uma forma adicional de “alimentar seu vício” por dezenas (ou centenas) de horas. Caso contrário, é mais sábio esperar uma promoção ou investir na versão para PC, que já fez parte de algumas promoções — afinal, de nada adianta pagar caro por algo que você não tem certeza que vai aproveitar durante muito tempo.

85 iphone
Ótimo
"A versão iPad de Sid Meier's Civilization VI é perfeita para quem pretende levar o jogo a todo lugar que vai"

Pontos Positivos

  • Controles por toque funcionam bem
  • Maior portabilidade que a versão normal
  • Interface e gameplay muito bem adaptados

Pontos Negativos

  • Animações foram simplificadas
  • Multiplayer online foi removido
  • Preço caro para um jogo de iPad