Imagem de Silent Hill: Book of Memories
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Silent Hill: Book of Memories

Nota do Voxel
60

Um survival horror com crise de identidade

Como você definiria Silent Hill? É verdade que há uma boa distinção entre os vários games da franquia. Entretanto, deve haver um código genético comum, não? Digamos, mesmo que você considere a releitura controversa de Shattered Memories — em que sequer é possível atacar os inimigos —, ainda há uma série de elementos familiares ali. Ainda é possível identifica-lo como um Silent Hill genuíno.

Ok, dizer que o novo Book of Memories escapa abertamente de todo o tradicional clima de terror psicológico da série seria “chover no molhado”. Como você já deve saber, o Silent Hill que inaugura o Vita poderia ser mais facilmente comparado com uma proposta estilo Diablo — ou algum outro título do gênero.

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Afinal, não apenas a ação da câmera não tem precedentes em qualquer SH anterior, como toda a proposta é aqui orientada para uma ação frenética — trocando as pauladas psicológicas de outros tempos por golpes muito mais... Materiais. Há inúmeros inimigos, há itens variados e, de forma geral, há o tipo de progressão que normalmente seria encontrado em um típico RPG de ação.

Naturalmente, apenas essa nova orientação já seria um problema — embora algo ainda restrito a públicos mais saudosistas, por assim dizer. O problema é que não fica só nisso. Quer dizer, caso o trabalho da Vatra Games tivesse originado um game realmente divertido de ação, é provável que a utilização leviana do título fosse, aos poucos, deixada de lado. Ao final — quem sabe? —, mesmo os fãs de carteirinha poderiam encontrar algumas horas de diversão.

O problema aqui, entretanto, é que, ao tentar flertar com dois gêneros consideravelmente discrepantes, a desenvolvedora acabou não contemplando assim tão bem nenhum deles. Há algumas sacadas boas, é claro. Mas, no geral, é pouco provável que Book of Memories possa realmente se tornar “o Silent Hill do Vita”. Vale conferir os detalhes, é claro.

Book of Memories não é um bom Silent Hill... E também não é um RPG de ação realmente decente — apesar da história psicologicamente carregada e de algumas boas escolhas em relação ao sistema de jogo. Trata-se, no fim das contas, de um título que ficou em cima do muro.

Sem preciosismos aqui, é claro. Afinal, reinventar uma franquia — seja remodelando a partir das bases ou acrescentando novos elementos — é sempre algo tão arriscado quanto potencialmente interessante. O problema é que aquele equilíbrio particular entre inovação e tradição simplesmente não foi encontrado pela Vatra Games.

Enfim, você não levará sustos aqui e terá apenas uma dose mediana de diversão baseada em pancadaria. Jogue por sua própria conta e risco, portanto.

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