Não perca tempo e não solte o dedo dos gatilhos de sua nave!

Durante uma grande guerra, é necessário agir rapidamente para impedir que todo o universo seja destruído. Este é o mote de Sine Mora (“Sem Demora”, em latim), game desenvolvido em parceria pela Grasshopper Interactive, do produtor Suda 51, e a húngara Digital Reality.

O jogo presta homenagem aos clássicos shooters de nave, como R-Type e o bullet hell Ikaruga, sem deixar de ser inovador. Assim, enquanto ainda há padrões absurdos de disparos inimigos juntamente com chefes que ocupam toda a tela (e mais um pouco), o game abole os conceitos de barras de vida e de one-hit kills, as famosas mortes após ter sido atingido uma única vez.

Desse modo, Sine Mora explica a razão de seu nome e insere um cronômetro no topo da tela. Se o jogador é atingido, ele é penalizado com o desconto de preciosos segundos. Ao mesmo tempo, oponentes abatidos se convertem em tempo a mais no relógio. Só não vale deixar o contador chegar a zero, pois daí é Game Over.

Sem sombra de dúvidas, Sine Mora é uma das melhores adições à Xbox LIVE Arcade realizadas em 2012 e, embora ainda estejamos na primeira metade do ano, o game deve permanecer nesta lista até o seu final.

Além de bastante diversidade em seus modos de jogo, o jogo também inova em seu “medidor de energia” baseado em um cronômetro sem deixar de prestar homenagens aos clássicos. Ao mesmo tempo, um fascinante modo história oferece ainda mais gosto aos níveis desafiadores de Sine Mora.

A experiência completa  do jogo, no entanto, é reservada principalmente para os fãs mais hardcore do gênero, o qual é conhecido justamente por não dos mais fáceis. Ainda assim, o título apresenta ajustes de dificuldade capazes de oferecer desafio e diversão para todos os tipos de jogador – algo que o torna obrigatório para todos os que demonstram o mínimo interesse em games do tipo.

Uma grande contada a muitas vozes

Jogos de nave não são exatamente conhecidos pelas suas tramas – aliás, eles geralmente nem apresentam uma. Pois a obra da Digital Reality em parceira com a Grasshopper apresenta um enredo intrincado e não linear envolvendo um pai desejando vingar o seu filho e, durante o processo, colocando em risco a segurança do universo.

Embora um pouco complicada a princípio, a narrativa se revela um dos grandes pontos de Sine Mora. Cada capítulo aborda alguns episódios específicos da Eternal War sob o ponto de vista de diferentes personagens – tanto protagonistas como antagonistas –, algo que ajuda a temperar ainda mais a sua trama.

Escolha a sua combinação

Enquanto o modo história oferece pilotos pré-determinados para cada missão, Sine Mora oferece muitas opções para aqueles que decidirem aventurar-se pelo incrivelmente difícil modo Arcade.

Primeiramente, os personagens – animais antropomorfos que se parecem com a turma de Star Fox com um visual mais adulto – precisam ser desbloqueados na campanha. Cada um deles apresenta uma arma secundária única, a qual pode variar entre um conjunto de espadas sônicas ou mísseis teleguiados.

Além disso, também é possível alterar a nave escolhida, assim como a sua cápsula especial. Enquanto na campanha principal apenas uma delas está disponível – a capaz de diminuir a velocidade do tempo –, no modo Arcade é possível também voltar no tempo (mesmo após ter sido completamente destruído) e acionar escudos refletores capazes de rebater todos os tipos de disparo.

Todos esses itens oferecem 63 combinações distintas com as quais é possível enfrentar os estágios do game. Ao final de cada um, ainda é possível descobrir quão bem você foi dentro das limitações da combinação escolhida – algo que fará os mais aficionados gastar horas tentando dominar as diferentes possibilidades.

A melhor defesa é o ataque

Os jogos do gênero já fizeram seus fãs aprenderem na marra a desviar dos mais obscenamente difíceis labirintos gerados pelos disparos inimigos. Enquanto essa habilidade ainda é fundamental, a nova fórmula temporal de Sine Mora torna os jogadores muito mais ofensivos que o comum, uma vez que isso é essencial para a sua sobrevivência.

Desse modo, enquanto em outros games existe o dilema entre arriscar-se ou não em uma tempestade de disparos na tentativa de obter um bônus de ataque como recompensa, Sine Mora oferece ainda mais fatores a serem pensados pelo jogador – tudo isso sem deixar de exigir o raciocínio rápido necessário para alcançar o sucesso dentro do gênero.

Localizado para a sua melhor comodidade

Sine Mora está disponível também em português, algo que facilita bastante a compreensão de sua história – até mesmo porque a única opção de idioma das dublagens é o húngaro, língua utilizada pela desenvolvedora Digital Reality. Ainda que o menu e as legendas utilizem a grafia do português europeu, quase não há expressões e palavras cuja compreensão seja exclusiva aos lusitanos – um ponto forte para a equipe de localização.

Já é bastante difícil sem escorregões

Sine Mora é um ótimo game e apresenta níveis de dificuldade que irão satisfazer aos mais variados perfis de jogador. Enquanto todo mundo deve ser capaz de terminar a campanha principal (mesmo que apenas no modo normal), o modo Arcade exige atenção completa e precisão perfeita.

Se não bastasse isso, ainda há algumas escolhas feitas pela equipe de desenvolvimento que podem levar todo o progresso do jogador à ruína. Em diversos momentos do game, por exemplo, a sua nave atravessa corredores estreitos enquanto ruma ao seu objetivo.

Dependendo do local, no entanto, encostar nas beiradas do cenário conta como dano tomado. Tudo isso sem nenhuma distinção evidente de outros lugares semelhantes em que o jogador não sofre prejuízo algum. O “deslize” pode ter sido até proposital, visando aumentar a dificuldade do jogo, mas deixa o game menos intuitivo do que poderia ser.

90 xbox-360
Excelente