Comparativo ASUS Zenfone 2 x LG G4: qual é o melhor smartphone?

4 min de leitura
Imagem de: Comparativo ASUS Zenfone 2 x LG G4: qual é o melhor smartphone?

Com tantos lançamentos no mercado de dispositivos móveis, fica bastante difícil escolher a melhor opção entre as que estão disponíveis. Levando isso em consideração, o TecMundo vai dar uma mãozinha para os consumidores que estiverem com dúvidas, inaugurando um novo quadro em nosso site: o comparativo de smartphones, colocando lado a lado dois modelos específicos para batalhar pela preferência de nossos leitores.

Neste artigo, entrarão no ringue o ASUS Zenfone 2 e o LG G4, dois smartphones top de linha que foram lançados durante o mesmo período para concorrer em um único segmento do mercado. Qual desses aparelhos é o melhor para você? Qual oferece o melhor custo-benefício? Qual é o mais potente? O mais barato? Confira a resposta para esses e muitos outros questionamentos em nosso comparativo!

Design

Neste quesito, há algumas diferenças importantes a serem destacadas. Apesar de o Zenfone 2 e o LG G4 terem quase as mesmas dimensões – especialmente por conta do tamanho da tela, que é igual –, o smartphone da ASUS é um pouco maior em todos os aspectos (altura, largura, espessura e peso). Isso significa que a opção da empresa sul-coreana é mais compacta e ganha no quesito portabilidade, apesar de não fazer muita diferença na prática.

Outro ponto interessante é comparar a tampa traseira de ambos: enquanto o LG G4 pode ter material de plástico ou couro, o Zenfone 2 só tem a opção do plástico. As duas tampas podem ser retiradas, mas apenas a bateria do smartphone da sul-coreana é removível.

A posição dos botões de volume também é bastante parecida, localizados na parte traseira dos smartphones e bem perto da câmera. Porém, o botão principal do Zenfone 2 fica posicionado no topo do aparelho. Já a entrada para o fone de ouvido é invertida nesses modelos: enquanto a conexão do celular da ASUS fica no topo, no LG G4 fica na base.

Tela

O tamanho de tela dos dois smartphone é igual, mas também há diferenças importantes que precisam ser destacadas. A primeira delas é o fato de o Zenfone 2 possuir botões capacitivos, liberando espaço na tela para a exibição de mais conteúdo. Isso fica bastante evidente em alguns aplicativos, como o YouTube e outros programas de vídeo.

Porém, o LG G4 tem o dobro de resolução quando comparado ao concorrente, resultando em uma densidade de pixels bem maior. Na teoria, o resultado disso é uma tela mais nítida, mas na prática pode não fazer tanta diferença assim. O smartphone da LG também tem um brilho mais intenso, além de cores mais vivas e fiéis.

Interface

Os dois smartphones são equipados com Android, mas ambos possuem uma interface própria. Por serem modelos top de linha, os dois também devem receber a última versão do sistema operacional da Google. As duas personalizações do Android são bastante fluidas e contam com recursos práticos, como a capacidade de despertar a tela com dois toques no display.

Desempenho

Apesar de possuírem um hardware bem diferente, especialmente considerando os chipsets, os dois aparelhos apresentam um desempenho final bastante semelhante. Mesmo com 1 GB a menos de memória RAM – considerando o modelo ZE551ML do ASUS Zenfone 2 –, o LG G4 leva uma pequena vantagem nos testes de benchmark.

Contudo, ambos conseguem rodar com tranquilidade jogos pesados e apps de forma simultânea. O LG G4 e o Zenfone 2 também oferecem uma boa experiência de navegação na internet e no uso de outros softwares, como programas de notícias e aplicativos de produtividade.

Câmera

O LG G4 se destaca quando comparado ao seu concorrente por possuir recursos mais avançados em sua câmera. O smartphone da LG conta com estabilização óptica de imagem – opção excelente para a gravação de vídeos – e foco automático laser. Além de possuir a vantagem de uma abertura de lente menor, esse aparelho da LG tem resoluções frontal e traseira maiores.

Ainda, o LG G4 é capaz de gravar vídeos em 4K, enquanto o Zenfone 2 só alcança a resolução Full HD. Ambos possuem flash duplo, modo HDR e um amplo controle manual para a personalização das capturas.

Fotos com o LG G4

Fotos com o Zenfone 2

Bateria

O LG G4 e o Zenfone 2 possuem exatamente a mesma capacidade de bateria. Porém, o smartphone da ASUS se destaca por possuir vários modos de economia de energia, algo ideal para aqueles que precisam lidar com a falta de carga com frequência.

Em testes de duração de bateria, os dois aparelhos apresentam resultados semelhantes, com leve vantagem para o LG G4. Outro aspecto que alguns podem considerar importante para o smartphone da sul-coreana é o fato de a bateria ser removível.

Qual é o melhor?

Os dois smartphones são muito parecidos em quase todos os aspectos e devem oferecer uma experiência semelhante para os usuários. Embora o aparelho da LG se saia melhor na maioria dos pontos analisados, o Zenfone 2 pode ser encontrado por um preço mais baixo que o do concorrente.

Diante desse comparativo, qual você acha melhor: ASUS Zenfone 2 ou LG G4? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

ASUS Zenfone 2 ou LG G4: qual você prefere? Comente no Fórum do TecMundo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.