Japoneses criam câmera capaz de 'ver' através de neblina, neve e poeira

1 min de leitura
Imagem de: Japoneses criam câmera capaz de 'ver' através de neblina, neve e poeira
Imagem: Band

Uma empresa japonesa chamada Morpho apresentou em uma feira de tecnologia para fotografia no Japão uma novidade que pode ser muito interessante para quem dirige em estradas cheias de neblina ou poeira. Ela criou uma câmera capaz de anular os efeitos desses fenômenos e deixar o campo de visão do usuário muito mais limpo.

Na verdade, essa novidade é baseada quase que totalmente em um software capaz de eliminar da imagem partículas em suspensão no ar, seja neblina, neve, poeira ou poluição. Com isso a bordo, espera-se que caminhoneiros e motoristas possam dirigir com mais segurança nas estradas mesmo sob condições climáticas desafiadoras.

A intenção é usar essa tecnologia chamada Morpho Dehazer em trens e portos também, onde a visibilidade é muito importante para garantir a segurança de trabalhadores e usuários. Naturalmente, detalhes mais técnicos não foram revelados, mas a expectativa de que essa tecnologia chegue a consumidores comuns, em seus smartphones e câmeras de mão, é grande.

Mobile

A própria Morpho já embutiu algumas de suas tecnologias em aparelhos portáteis bastante famosos, como nos Galaxys Note 5 e S6 Edge+ da Samsung. A coreana utilizou o Morpho Hyperlapse, que estabiliza o quadro das imagens quando você está filmando alguma coisa, e também o Morpho PhotoSolid, que elimina borrões das fotos combinando várias delas em uma só.

Por enquanto, o Morpho Dehazer ainda não está em nenhum aparelho comercial, mas deve ser inserido em câmeras usadas por profissionais das estradas, portos e estações ferroviárias em breve.

Você acha que câmeras que eliminam a falta de visibilidade durante neblina podem evitar acidentes em estradas? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.