Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
SoulCalibur II HD Online
COMUN.
85
VOXEL
SoulCalibur II HD Online
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

Um conto de espadas e almas, agora contado em HD

André Luiz Pereira

Quando foi lançado em 2003, Soul Calibur II se mostrou um dos jogos de luta mais impressionantes a ser convertido para os consoles. Em suas versões do Gamecube, Xbox e PlayStation 2, o game da Namco conseguia divertir e empolgar a todos aqueles que o jogavam.

Dez anos depois, a Namco Bandai anunciou uma versão HD do título, com a novidade que ele traria suporte para partidas online. Será que o trabalho feito em cima do jogo o deixaria ainda melhor ou apenas mancharia a belíssima imagem que o game tinha na mente dos fãs? A resposta pode surpreender muitas pessoas.

Soul Calibur II HD Online, assim como o jogo original, é um excelente exemplar de luta nos video games, com batalhas emocionantes, personagens interessantes e sistema de comandos preciso. A surpresa da nova versão é como ele continua bonito, mesmo após 10 anos do seu lançamento original.

Se você espera um game com um modo online impecável e cheio de coisas para fazer, certamente se decepcionará, mas, mesmo assim, Soul Calibur II HD Online é um título que mostra que boas ideias e grandes jogos podem sobreviver tranquilamente ao teste do tempo.

 

Que jogo bonito!

Na época do seu lançamento original, Soul Calibur II poderia ser considerado um dos jogos de luta mais bonitos até então. Seus gráficos tridimensionais eram refinados, os detalhes nas armas e vestuário dos personagens eram impressionantes, assim como o cuidado na construção dos cenários nos quais você lutava.

Com o lançamento em HD, muitos imaginavam que esses gráficos se mostrariam defasados e sem a beleza de outrora. Qual não é a surpresa ao constatarmos que Soul Calibur II HD Online não só continua bonito como, se não fosse por alguns detalhes, estaria no nível de diversos jogos lançados para a geração atual.

Img_normal

Tirando a visível diferença da física dos cabelos dos personagens, os cenários, a movimentação dos lutadores, a maneira como as espadas se chocam, os cenários, tudo parece estar mais bonito do que já era. Basicamente, a Namco Bandai lançou um game que poderia servir como ponto de referência para outras produtoras na hora de pensar em soltar no mercado uma versão em alta definição de um jogo mais antigo.

Mundos colidem

Quando foi lançado, Soul Calibur II apresentou uma qualidade tão alta que acabou não só servindo como base para toda a franquia, mas como uma alternativa interessante de jogos de luta. O relançamento em HD apenas transporta toda essa qualidade com a vantagem de unificar as diferentes versões do game, trazendo mais conteúdo que antes.

Img_normal

Isso significa que os personagens exclusivos de algumas plataformas estão presentes no “novo” game. Por experiência própria, eu havia apenas jogado a versão do Nintendo GameCube, que tinha a participação do Link, de The Legend of Zelda, não tendo a oportunidade de controlar os personagens das versões de PS2 (Heihachi, de Tekken) e Xbox (o personagem das HQs Spawn).

Como já era de se esperar, a Nintendo não liberou o Link para ser usado em Soul Calibur 2 HD Online, mas Heihachi e Spawn estão ali, juntos pela primeira vez. Isso faz com que o jogo pareça um pouco mais completo que antes, mesmo apresentando as mesmas opções.

Um dos melhores esquemas de combate da série

Soul Calibur II foi uma evolução considerável de Soul Blade (de PS1) e Soul Calibur (lançado no Dreamcast), apresentando um modo de combate dinâmico e fácil de compreender. A sua versão HD segue a linha “não se mexe em time que está ganhando”, apresentando uma experiência praticamente idêntica durante as batalhas.

Img_normal

O game traz o mesmo esquema de botões e movimentação dos personagens, o que deve agradar aos fãs mais antigos e, possivelmente, trazer novos gamers para a franquia. Os controles continuam respondendo com rapidez, permitindo que você crie combos com qualquer personagem com facilidade, algo muito importante em um jogo que pode ser decidido com poucos golpes (Nightmare é perito nisso).

Variedade de modos

Soul Calibur II HD Online traz várias opções para entreter os jogadores. Assim como o game original, você pode participar de um habitual modo “arcade”, em que luta contra todos os lutadores até chegar a um chefe final. Nesse modo, você pode competir com outros jogadores para saber quem consegue finalizar o chefe em menos tempo.

O modo mais interessante de Soul Calibur II se chama Weapon Master, uma espécie de história contada com um dos personagens do game. Nele, é possível evoluir o lutador, comprar roupas e, o mais importante, novas armas para eles usarem em um esquema extra de batalhas.

Img_normal

Cada arma tem poderes especiais, sendo as mais poderosas a Soul Edge completa e a Soul Calibur, que contam com versões para cada personagem do título. Essa busca pelas armas, além dos diversos desafios do modo (por exemplo, derrote quatro personagens seguidos, sem recuperar vida e com tempo limitado), faz com que o game ganhe muito em fator replay, já que sempre existirá algo para ser feito.

Modo online tão pobre...

Talvez um dos grandes atrativos de Soul Calibur 2 HD Online seja o modo de combate pela internet. O game, como a maioria dos jogos de luta, realmente brilha quando jogado com outras pessoas, o que pode ser facilmente comprovado se você tiver algum amigo por perto.

Por isso, esperava-se que o modo online do título fosse, na falta de uma palavra melhor, dourado. Infelizmente, o que pode ser constatado é que a Namco Bandai buscou oferecer apenas a experiência mais básica possível aos jogadores.

Img_normal

O modo online de Soul Calibur 2 HD Online é dividido em duas partes: lutas simples e ranqueadas. Nas lutas simples, você busca adversários ou convida amigos para uma partida privada. Nessa modalidade, dificilmente você sofrerá com lag, o que é importante em um jogo de luta. Só que, após terminá-la, você não tem chance de escolher uma revanche ou tomar qualquer outra ação, sendo jogado para o menu principal do game.

Por causa dessa falta de um simples lobby de jogadores, toda vez que você jogar com um amigo, deve criar novas partidas privadas ou procurar novos adversários pela internet, o que pode ser uma tarefa um tanto quanto chata.

O modo de lutas ranqueadas, em que você deve batalhar para ganhar pontos e se mostrar um mestre em Soul Calibur, não é muito melhor, até apresentando a falha grave de contar com um lag maior que no modo simples. Por se tratar de combates que valem alguma coisa no jogo, o pequeno atraso entre a resposta dos seus comandos é fatal, principalmente por você lutar contra outros jogadores que sabem o que estão fazendo.

Img_normal

A falta de um lobby em todos os modos, possibilitando que outros jogadores fiquem prontos para entrar em novas lutas ou, simplesmente, assistir aos combates de lutadores mais experientes, é uma falha considerável.

Esses problemas com o lag das partidas pode ser resolvido com um patch, mas a experiência “crua” do modo online é algo que deixou muito a desejar.

85 ps3
Ótimo

Outras Plataformas

85 xbox-360