Imagem de Split/Second
Imagem de Split/Second

Split/Second

Nota do Voxel
90

Adrenalina e destruição no portátil da Sony

Games de velocidade podem não chamar a atenção de vários usuários de consoles portáteis devido à restrição relativa aos recursos técnicos (gráficos e sons), mas certas fórmulas são capazes de conquistar essas pessoas. Split/Second é um dos jogos que possuem ideias e perspectivas interessantes... Mesmo em gêneros tradicionais, como corrida.

Seguem algumas informações para quem nunca ouviu falar no produto distribuído pela Disney Interactive Studios. A estrutura é dividida em quatro menus: Single Player, Multiplayer, Options e Extras.

No Single Player, você encontra três divisões: Season (12 episódios com vários eventos em cada um), Quick Race (corridas rápidas de vários tipos em pistas desbloqueadas) e Challenge (desafios variados). O Multiplayer oferece uma experiência competitiva para até quatro jogadores em rede sem fio. Infelizmente, não existe um componente online.

Img_normal

Já no item Options é possível manipular os controles (dois esquemas), o som e as configurações gerais (incluindo dicas e nível de dificuldade da Quick Race — Easy, Medium ou Hard) e os dados do perfil do usuário. Nada de muito avançado nessa área.

Por fim, a seção Extras conta com os menus Stats & Awards (as estatísticas e os prêmios do jogador), Highlight Reel (os melhores momentos da temporada, incluindo os vídeos de introdução, os clipes finais — Outro — e os melhores Powerplays) e Credits (os créditos do game; não confundir com Credits, a “moeda” do game).

Detonando tudo

Caso você desconheça o motivo pelo qual Split/Second anda chamando a atenção de muitos gamers nos últimos meses, eis a fórmula do jogo: correr em pistas atraentes e literalmente quebrar os adversários, ativando eventos de destruição — Powerplays — no caminho. A barra de “energia” para o uso desse artifício é preenchida gradativamente através do vácuo, da derrapagem, de saltos com o carro e até mesmo escapando de Powerplays inimigos.

Se a barra de energia estiver preenchida até o fim, Powerplays mais poderosos podem ser executados. Em certas ocasiões, a bagunça é tanta que mais de um oponente é destruído durante as explosões. Double Wrecks e Triple Wrecks tornam-se comuns com o passar do tempo. Existe a possibilidade de quebrar inimigos apenas batendo neles, mas isso não tem graça em comparação com o diferencial intrigante das cenas caóticas.

É interessante constatar que os destroços das construções variadas permanecem na pista até o final da corrida. Portanto, os reflexos do piloto são constantemente testados durante toda a etapa. A jogabilidade foge um pouco de aspectos ligados à simulação para assumir uma tendência mais arcade. Dessa forma, tanto iniciantes quanto experientes têm a chance de se entreter com a proposta do game.

Como você verá abaixo, faltou um pouco de capricho por parte da equipe de desenvolvedores da Black Rock Studio (tanto nos recursos técnicos quanto na jogabilidade), mas ainda bem que esse infortúnio não apagou as chamas da destruição gerada pela fluidez da experiência.

A versão Split/Second para PlayStation Portable é uma boa alternativa para quem possui o portátil da Sony, mas os recursos técnicos do game não se comparam ao esplendor visual e sonoro das versões para as demais plataformas. A robustez do título para PSP, portanto, pode ser um tanto decepcionante para quem experimentou o jogo em outro console ou em um computador.

De qualquer maneira, é quase impossível dizer que a experiência é inteiramente fraca. A diversificação nos modos de jogo entra em sintonia com os itens desbloqueáveis, tentando ocultar o seguinte fato: a mecânica nunca muda. Ainda assim, fãs de destruição podem passar bons momentos detonando explosivos próximos a pontes, prédios, aviões (sim, aviões) e outros objetos de grande porte.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.