Um jogo verdadeiramente explosivo!

No início do ano o estúdio Twisted Pixel lançou um intrigante e divertido título para a Xbox LIVE Arcade chamado, The Maw. O jogo foi um sucesso e mostrou que a empresa tem um faro bem aguçado quando o assunto é diversão casual na LIVE.

Agora, com a abertura da tradicional campanha sazonal da Microsoft, Summer of Arcade (que promove os jogos da Xbox LIVE Arcade), a empresa retorna a cena com um excepcionalmente divertido jogo de ação/plataforma.

‘Splosion Man apresenta gráficos tridimensionais e uma jogabilidade incrivelmente envolvente que vai render boas horas de jogo e muitas risadas. O jogo é um dos melhores exemplos do que um título de ação/plataforma deve ser.

O visual caricato e os inventivos quebras-cabeças realmente fazem esse jogo se destacar e explicam a razão da Microsoft ter escolhido ‘Splosion Man como o segundo jogo da campanha Summer of Arcade 2009.


Exploda-se!

A trama é totalmente desnecessária, mas serve como explicação para os poderes do protagonista e justificativa para as suas ações. ‘Splosion Man é um pobre coitado, um experimento de laboratório que não deu muito certo.

Dotado de capacidades sobre-humanas ele é capaz de explodir o seu próprio corpo, causando destruição e propelindo-se através dos céus. Preso em um laboratório subterrâneo (próximo do núcleo magmático terrestre) por cientistas de moral dúbia, o rapaz anseia por liberdade e nada será capaz de impedi-lo.


A jogabilidade é genial em sua simplicidade. Os controles se resumem a duas ações, explodir e andar. Para movimentar-se você utiliza o manche analógico e para explodir você pressiona qualquer um dos botões de face (X, Y, B e A).

Você pode utilizar essas explosões para saltar e destruir o cenário e os inimigos. Além disso, ‘Splosion Man também pode encadear três explosões consecutivas, permitindo assim alcançar plataformas mais distantes ou escaladas (ricocheteando pelas paredes).E lá vamos nós! 

Um elemento essencial para solucionar os desafios é o impulso recebido das explosões que fazem o personagem a alcançar determinados locais e correr mais rápido. O personagem também conta com vários elementos do cenário que o ajudam a ultrapassar obstáculos.

Barris explosivos dão um impulso extra quando detonados pelo protagonista, enquanto que caixotes cheios de material inflamável arremessam o ‘Splosion Man através do cenário em alta velocidade (uma dinâmica bem familiar para os fãs de Sonic).

O conjunto destes aspectos cria uma jogabilidade intuitiva, fácil, dinâmica e muito divertida. Tratando-se de um jogo da Xbox LIVE Arcade a simplicidade é a base para um grande sucesso e ‘Splosion Man tem todos os atributos para “explodir” no mundo dos jogos (sem qual qualquer trocadilho).

Mande tudo pelos ares

Mais importante do que chegar ao final de cada estágio é fazê-lo de forma rápida ao mesmo tempo em que soma pontos explodindo cientistas, partes do cenário e descobrindo níveis secretos (por sinal ‘Splosion Man adora bolo).
Quero mais que você se exploda

Assim sendo, o jogo assume uma postura alucinante já que a dinâmica é voltada para a velocidade, sendo que a dificuldade cresce de forma exponencial. Enquanto os primeiros níveis são mais fáceis e apresentam as peculiaridades da jogabilidade, as fases mais avançadas farão com que você peça uma ajudinha para o computador.

Por sinal, o jogo realmente oferece essa ajudinha. Depois de morrer várias vezes na mesma fase o próprio jogo irá oferecer uma opção para “pular” essa fase, entretanto isso irá refletir pesadamente na sua pontuação, além de trazer uma conseqüência nada honrosa no nível seguinte.

Caso você opte pelo Way of the Coward (Caminho do covarde) sua pontuação do nível “pulado” será ínfima e o pobre ‘Splosion Man terá que cumprir o próximo estágio inteiro usando um adorável tutu rosa (saia de bailarina).

Pequeno gigante

Não se deixe enganar apesar de se tratar de um título da LIVE Arcade, ‘Splosion Man conta com muito conteúdo.  São 100 fases no modo single player e outras cinquenta estágios para as campanhas multiplayer cooperativas — locais e online, com capacidade para até quatro jogadores simultâneos.

Além disso, conforme você avança pelo jogo ainda receberá uma bela porcentagem de gamer points e conteúdos extras como temas para a dashboard e imagens de jogador (gamer pics), sem contar da possibilidade de lançamento de futuras expansões para o jogo (como novos níveis e novas funcionalidades).
Pode vir quente, que eu estou...

Mas o melhor de tudo é que o jogo sai por apenas 800 MS Points (menos de 20 reais).

Detonando

Outro destaque de ‘Splosion Man são os gráficos e efeitos sonoros do jogo. Os visuais estilizados adicionam muito ao clima bem humorado jogo que é reforçado pelas animações do protagonista e pelos sons dos cientistas aterrorizados e do próprio ‘Splosion Man.

Além disso, mesmo com a ação transcorrendo em um sistema 2D (side scroller) o jogo utiliza alguns efeitos de câmera para aumentar ainda mais o dinamismo do jogo, com ângulos diferentes para momentos especiais.

A Twisted Pixel comprova que tem talento para produzir títulos relativamente simples e extremamente agradáveis e divertidos. O lançamento de The Maw no início do ano já dava indícios de que a Twisted podia se diferenciar das outras desenvolvedoras independentes.

Agora, com ‘Splosion Man a empresa trouxe um jogo de plataforma inteligente com um personagem carismático e uma jogabilidade excepcional. O preço reduzido é outro atrativo que certamente justifica uma compra.
 
86 xbox-360
Ótimo