A descida é íngreme e radical!

Durante os anos 90, os jogos de esportes radicais foram parte de uma febre que fez até mesmo os mais pacatos jogadores aprenderem o significado de nomes como 1080º e nosegrind. Após o destaque de Tony Hawk Pro Skater, não demorou muito para que títulos como SSX e Coolboarders – focados no snowboard – fizessem muito sucesso entre o público das antigas gerações.

Agora, após alguns anos sem receber novos lançamentos, a franquia da EA Sports retorna com força total nesta edição. Desta vez, os aventureiros que compõem o time SSX precisam sobreviver a descidas em nove montanhas espalhadas pelo globo (todas consideradas extremamente mortais devido aos seus obstáculos).

Como se não bastasse a dificuldade do desafio, ainda é necessário correr contra o relógio. Isso porque Griffin, um antigo membro do SSX, desafiou o seu grupo a completar todas as descidas antes dele. Por isso, prepare o seu equipamento e prepare-se para voar em cima de sua prancha!

Apesar de algumas derrapadas, como a retirada do modo multiplayer local, SSX é um jogo bastante divertido que parece ter vindo para ressuscitar a onda de bons games inspirados em esportes radicais.

Desse modo, quem se lembra dos primeiros títulos da série provavelmente irá se divertir com as novidades desta edição ao mesmo tempo em que é possível recordar porque os jogos antigos eram tão bons.

Da mesma forma, estreantes da franquia têm em mãos um competidor desta geração a altura dos games clássicos. Por isso, quem estava à procura de um bom jogo do gênero, pode parar. Afinal, SSX voltou para ficar.

SSX foi gentilmente cedido pela Get Game.

Combos de 500 mil pontos!

Uma das maiores alegria que o gênero é capaz de proporcionar são os combos praticamente infinitos de manobras absurdamente complicadas. Enquanto alguns games tentam tornar-se mais técnicos, a verdadeira diversão reside na possibilidade de executar sequências de manobras com a duração de um ou mais minutos. Tudo isso apenas para ver números dignos da conta bancária do Eike Batista aparecerem na tela.

Img_normal
Aprender como funciona a jogabilidade de SSX leva um pouco de tempo. Ainda assim, uma vez que o jogador consegue se acostumar com os dois tipos de configurações estabelecidas pelo game (usando o joystick direito ou os botões de face do joystick) tudo se resolve. Ao mesmo tempo, os mais saudosistas também têm a opção de utilizar os comandos clássicos da série – embora, na opinião deste redator, eles sejam um pouco mais complicados do que os atuais.

Viajando pelo mundo em cima de um snowboard

O grande desafio de SSX é completar uma série de pistas especiais localizadas em todos as partes do mundo. Deste modo, enquanto em um primeiro momento é necessário descer as montanhas rochosas dos Estados Unidos, em outro a aventura leva o jogador até a Patagônia (onde é possível encontrar destroços de aviões que não conseguiram atravessar a região).

No entanto, a localização dos estágios não altera apenas a aparência dos cenários dos eventos. Isso porque cada lugar do mundo oferece uma série de desafios únicos encontrados apenas naquele lugar.

Assim, se os abismos predominantes da Patagônia exigem o constante uso da Wingsuit (uma roupa especial com a qual o atleta pode planar por alguns segundos), os paredões de gelo com seis pés de espessura da Sibéria são praticamente impenetráveis sem a ajuda de equipamentos especiais.

As mesmas pistas, estratégias distintas

Todos os ambientes do game podem ser utilizados para eventos de diferentes naturezas. Assim, enquanto em determinado momento ganha aquele que chegar primeiro à base da montanha, em outro leva a taça o esportista cujas manobras somares a maior pontuação final.

Isso é bastante interessante, uma vez que o jogador deve pensar bem em como irá jogar de acordo com cada evento. Enquanto em todos os eventos as manobras são fundamentais, a frequência de sua execução pode variar bastante.

Uma das explicações para isso é a existência de uma barra de turbo, a qual é carregada conforme o jogador realiza movimentos especiais com sucesso. Assim, em uma corrida, mais vale apostar em manobras simples com pouca chance de se embolar na neve do que tentar voar alto e arriscar algo mais complicado. Já nos eventos de pontuação, ocorre justamente o inverso.

Por fim, há também os grandes desafios do jogo, as chamadas descidas mortais. Com nomes simples como “Trees” (Árvores) ou “Gravity” (Gravidade), cada uma oferece uma dificuldade específica ao jogador, sendo a sua tarefa resistir a todas as adversidades e chegar intacto ao pé da montanha – uma experiência que se demonstra única e alucinante.

Que tal pagar para ganhar?

Equipar o seu personagem em SSX é um dos grandes destaques do jogo. Afinal, há inúmeros modelos de pranchas, roupas e equipamentos distintos com os mais variados atributos que podem melhorar (ou não) o seu desempenho na hora de encarar as pistas nevadas.

Ainda assim, você irá demorar um pouco para conseguir o melhor set de equipamentos, uma vez que as melhores pranchas custam milhares de créditos do jogo, os quais exigem que você vença alguns eventos para consegui-los. A não ser, é claro, que você decida comprar quantias utilizando seu cartão de crédito.

Img_normal

Exatamente da mesma forma como em jogos no formato free-to-play, SSX oferece a possibilidade aos jogadores de trocar dinheiro real por créditos no game, com a diferença de não ser um jogo grátis.

Além disso, não importa se você se matou de jogar por dias a fio para conquistar aquela pela de equipamento especial, uma vez que qualquer um disposto a gastar alguns dólares pode comprá-la apenas com o esforço de digitar os números de seu cartão de crédito.

Mas eu só queria enfrentar o meu amigo...

Os jogadores de SSX são apresentados logo no início do game ao RiderNet, uma rede do game que funciona de maneira semelhante ao Autolog de Need For Speed. Por meio dele, é possível participar de desafios globais contra qualquer um que tenha ou jogo ou até mesmo organizar eventos privados com seus amigos.

Img_normal
Apesar de todas essas firulas, o RiderNet elimina o multiplayer local – algo que deve desagradar uma grande parcela de jogadores. Afinal, embora possa ser bastante empolgante enfrentar milhares de pessoas ao mesmo tempo, na maioria das vezes, ainda é mais divertido tentar vencer os amigos que estão na mesma sala que você.

Compre com o menor preço:
85 ps3
Ótimo

Outras Plataformas

85 xbox-360