Quase 5G: Claro larga na frente e inicia testes na faixa 700MHz

1 min de leitura
Imagem de: Quase 5G: Claro larga na frente e inicia testes na faixa 700MHz

A cada dia que passa, a tecnologia 5G fica mais próxima de nossos smartphones. Agora, a Claro anunciou o início de um projeto piloto para trabalhar com a tecnologia "4,5G" na cidade de Rio Verde, em Goiás.

É a primeira vez que uma operadora brasileira utiliza a faixa de 700 MHz, que foi adquirida em leilão realizado pela Anatel em 2014, em ambiente externo. A faixa traz uma experiência mais aproximada do que será possível fazer com o 5G.

Hoje, a Claro opera em três faixas: 700, 1.800 e 2.600 MHz. A operadora comenta que a nova faixa vai permitir que a velocidade média seja 45% maior que a do 4G, chegando até 300 Mbps.

“O uso da frequência de 700MHz é um passo muito importante para o aprimoramento do 4G e para a evolução ao 5G. Apesar de a banda ainda não estar liberada para uso comercial, os testes permitirão à Claro aperfeiçoar os serviços já oferecidos e continuar liderando a inovação em serviços móveis no país. Fomos pioneiros no lançamento do 4G no Brasil, e agora, somos os primeiros a testar o 4,5G com ‘carrier agregation’ em um ambiente real”, comentou Carlos Zenteno, CEO da Claro, unidade Mercado Pessoal.

A frequência de 700 MHz foi adquirida por R$ 2,9 bilhões pela Claro, em 2014, como citado anteriormente.

Qual é a sua operadora? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.