Os fãs de Star Wars irão encantar-se com um dos melhores jogos de todos os tempos da franquia!

A qualidade gráfica das animações pré-renderizadas é de altíssimo nível.1977: um ano que marcou grandes mudanças na vida de muitas pessoas ao redor do mundo. Neste ano, A apple (produtora do iPod) lançou o primeiro microcomputador moderno da história, entitulado Apple II.

Também foi lançada em 1977 a Voyager 2, uma nave robótica enviada pela NASA ao espaço com fins de exploração. Entretanto, talvez o momento mais marcante deste ano, dividindo espaço com a morte do herói do rock, Elvis Presley, tenha sido o lançamento de um filme.

Isso mesmo, um filme escrito e dirigido por George Lucas, um cineasta até então pouco conhecido, explodiu em sucesso de maneira tão fenomenal que foi capaz de chacoalhar a vida dos maiores fãs de ficção científica de todo o mundo.

Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança, como foi traduzido o título do filme Star Wars: A New Hope no Brasil, apresentava efeitos especiais nunca antes imaginados, capazes de deixar todo fã de cinema boquiaberto.

Starkiller, o protagonista de The Force Unleashed.O resultado do excelente enredo e da qualidade do filme como um todo foi uma das franquias mais lucrativas da história do cinema, que passou a contar com diversas linhas de renda além dos filmes.

Guerra nos videogames

Quando os videogames começaram a ganhar possibilidades de incorporação de história, bem como gráficos aperfeiçoados, não demorou para George Lucas colocar sua franquia de sucesso para vender também no mundo dos games.

Em 1982, foi lançado o primeiro jogo da série: Star Wars: The Empire Strikes Back. Entretanto, nestes mais de vinte anos, a tecnologia evoluiu muito, e durante todo o tempo muitos jogos da franquia foram lançados nos mais diversos gêneros.

Agora, com a chegada da nova geração de consoles, um novo título aporta em diversos consoles, com sua aparição máxima no Xbox 360 e no PlayStation 3. Neles, Star Wars: The Force Unleashed mostra todo o poder da força, sem meias palavras.

Uma trama estelar digna do nome Star Wars

A história de Star Wars: The Force Unleashed, é talvez um dos enredos mais bem desenvolvidos dos últimos anos na saga iniciada há mais de trinta anos. No início do jogo, os grandes fãs da série se emocionam ao dar de encontro com a introdução padrão que precede os acontecimentos de todos os filmes.

Os fãs de Star Wars irão à loucura com The Force Unleashed.Ao mesmo tempo que a logo de Star Wars surge na tela, o jogador ouve a clássica música que marca o início de um título da franquia, bem como acompanha as letras amarelas que correm rumo às estrelas, narrando uma breve explicação sobre o momento que o Universo vem vivendo.

No caso de The Force Unleashed, a introdução diz que a situação atual é um grande domínio do Império Galático, que vem oprimindo milhares de sistemas solares e mundos ao redor da galáxia.

O resultado dessa opressão foi a eliminação do Conselho Jedi e de qualquer grupo Jedi organizado, restando apenas alguns poucos guerreiros dessa espécie espalhados pelo Universo.

A inteligência do Império localizou um jedi isolado no planeta Kaschyyyk, terra natal dos Wookie (quem não se lembra do adorado Chewbacca, conecido popularmente como Chewie?), e o sith enviado para destruí-lo foi ninguém menos que Vader em pessoa.

Ao final da missão, Vader se encontra com um jovem pupilo portando um sabre de luz. Era o filho do Jedi em questão, e é o escolhido para ser aprendiz do lorde das trevas, recebendo o nome sith de Starkiller.

Anos e anos se passam, e então diversos jedis são localizados em várias regiões da galáxia. Entretanto, agora Vader confia plenamente em Starkiller, e o envia nas ditas missões. Neste momento, você encarna Starkiller, controlando suas caçadas de jedis.

Tecnologia gráfica de ponta, mas com alguns defeitos

A qualidade gráfica de Star Wars: The Force Unleashed é inegável. Texturas maravilhosas, iluminação de altíssima qualidade e uma excelente modelagem fazem do jogo uma verdadeira obra de arte.

Algo que chama muita atenção no jogo é a nova engine utilizada pela Lucas Arts, a DMM. A sigla significa Digital Matter Molecule, algo como Molécula de Matéria Digital, que descreve muito bem o uso da engine.
 
Destrua stormtroopers só com o poder da mente.
 
A DMM é capaz de simular inúmeros materiais diferentes, tais como metais, madeira, água, vidro e muito mais, fazendo-os quebrar, torcer e sofrer todas as ações dessas matérias o mais próximo possível da realidade.

Portanto, a madeira racha como madeira, os metais se dobram como na vida real e o vidro quebra de maneira simplesmente espetacular! Aliando isso ao uso da força, o jogador terá uma experiência gráfica simplesmente de primeira!

Entretanto, por outro lado, o jogo apresenta falhas estrondosas neste mesmo aspecto, tais como uma terrível queda na taxa de quadros por segundo em determinadas áreas, o surgimento de objetos no fundo do cenário e diversos momentos em que um objeto é atravessado por outro.

Um bom exemplo disso é quando Starkiller e um stormtrooper lutavam num elevador subindo para o próximo andar da nave, porém o stormtrooper simplesmente atravessou a plataforma em elevação.

Ao chegar no topo, o elevador desceu novamente e, para a surpresa de Starkiller, o Stormtrooper atravessou novamente a plataforma, voltando a combater o sith controlado pelo jogador.

Erros como estes são quase inaceitáveis em jogos da nova geração de consoles, entretanto devido à belíssima qualidade gráfica de Star Wars, tais falhas tornam-se compreensíveis.

Trilha sonora de outro mundo

Nem é preciso falar muito sobre a trilha sonora de qualquer jogo ou filme da franquia Star Wars. George Lucas sempre foi muito primoroso neste aspecto, oferecendo uma experiência sonora de altíssima qualidade aos seus fãs.

Uma nave mãe.Entretanto, Star Wars: The Force Unleashed, sofre com a falta de minúcia dos desenvolvedores também neste aspecto: o jogo apresenta atrasos enormes nos diálogos, que de tão longos que são, chegam a atrapalhar o jogador.

Num dos momentos em que nossa equipe testava o jogo, por exemplo, Starkiller encontrava-se numa sala circular repleta de soldados e cercada por uma parede de laser que impedia a passagem.

Após matar todos os soldados inimigos (jogando grande parte deles na parede laser, diga-se de passagem), encontramos sem dificuldade um gerador na parede, e utilizamos mais uma vez os poderes da força para tirá-lo da parede.

Pouco tempo depois do ocorrido, a voz da piloto de Starkiller ressoa no comunicador avisando que os sinais que ela está captando no radar apontam para um gerador preso à parede, que deve ser retirado dali para desativar a parede laser.

Tais falhas foram as mais comprometedoras para a experiência do jogo como um todo, vencendo inclusive a única falha de jogabilidade apresentada por The Force Unleashed: uma mira freqüentemente imprecisa.

Raios, sabres de luz e muito mais!


Sim, Star Wars: The Force Unleashed tem defeitos. Mas convenhamos que nenhum jogo lançado até hoje é perfeito. Entretanto, mesmo com certas falhas gritantes, The Force Unleashed chega perto da perfeição nos games.

Diversos personagens desconhecidos do Universo Star Wars fazem sua aparição neste jogo.Além do enredo de qualidade, a experiência de comandar um sith — sendo capaz de operar os poderes do lado negro da força — é simplesmente magnífica. Starkiller pode não ser muito poderoso a princípio, porém conforme o jogador evolui, aprende novos golpes e o personagem vai ficando cada vez mais interessante.

O jogo permite eletrificar oponentes, atirar o sabre de luz, fazendo-o retornar até você e matando diversos adversários no caminho, combater com o sabre e ainda usar os empurrões clássicos dos portadores da força.

A utilização de todos esses comandos em uníssono cria um ambiente simplesmente emocionante, impedindo que os golpes se tornem repetitivos. Mas se ainda assim você não acha suficiente, que este não seja um motivo para deixar The Force Unleashed de lado!

O jogo ainda conta com a possibilidade de fazer levitar objetos, e mais: inimigos! Dessa forma, o jogador pode simplesmente levantar inimigos distantes no ar e jogá-los de um precipício ou contra uma parede a toda velocidade.

O resultado é morte instantânea. Se isso parece sem graça, espere até fazê-lo pela primeira vez antes de criticar! Além disso, a habilidade permite, entre outras possibilidades, que o jogador eletrifique o adversário e jogue-o contra seus próprios parceiros, transformando-o numa granada de eletricidade.

Levando em conta a possibilidade de levitar os personagens, vale atentar para a inteligência artificial de primeira do jogo: ao erguer um stormtrooper no ar, por exemplo, o soldado tenta agarrar-se a qualquer coisa próxima a ele, como uma caixa por exemplo.

Neste caso, o jogador pode então levantar tanto o soldado como a caixa no ar. A cena é simplesmente hilária, e faz mesmo os mais exigentes com este aspecto ficarem boquiabertos.

Que a força esteja com você!

Star Wars: The Force Unleashed é passagem obrigatória para qualquer fã de videogames, principalmente se você gosta também de Star Wars. O jogo apresenta uma das experiências mais imersivas já desenvolvidas dentro do Universo Star Wars.

Apesar dos gráficos apresentarem algumas falhas e o áudio sofrer com pequenos atrasos, o resultado final do jogo é absolutamente fantástico. A jogabilidade incrível faz os jogadores deixarem de lado quaisquer falhas e focarem na experiência magnífica.
 

 
Em suma, a mensagem é: jogue The Force Unleashed, carregar essa honra em seu peito fará de você um gamer diferente. Você nunca mais será o mesmo.
Compre com o menor preço:
80 ps3
Ótimo

Outras Plataformas

80 xbox-360