Review: relógio analógico inteligente Casio Edifice Time Traveller EQB-510

7 min de leitura
Imagem de: Review: relógio analógico inteligente Casio Edifice Time Traveller EQB-510
Imagem: TecMundo

Famosa por trabalhar com diversos tipos de eletrônicos, incluindo calculadoras, dicionários e agendas eletrônicas, a Casio também é bastante conhecida por seus relógios. No entanto, a empresa parece não ter decidido entrar na onda dos smartwatches propriamente ditos e resolveu apostar em uma solução feita para agradar um público mais conservador: os aparelhos tradicionais com alguns recursos inteligentes.

Nessa linha, a empresa continuou desenvolvendo seus relógios G-SHOCK – incluindo o modelo GMIX GBA-400, cuja análise você confere neste link – e outros produtos que unem os dispositivos clássicos às funções tecnológicas. Agora, a fabricante japonesa trouxe para o Brasil o Casio Edifice Time Traveller EQB-510, que consegue apresentar recursos conectados mesmo sem contar com displays digitais próprios.

Dotado de conexão Bluetooth, o aparelho pode se conectar a smartphones para oferecer recursos mais avançados que os de um relógio analógico comum, ao mesmo tempo que apresenta um visual luxuoso e a sobriedade de um aparelho clássico. Mas será que a Casio Edifice conseguiu desenvolver um dispositivo cujas funções façam valer os R$ 2.989 cobrados por ele? Confira nossa opinião nesta análise.

Embalagem e design

O EQB-510 já deixa claro o seu público-alvo na aparência de sua embalagem, uma caixa bem trabalhada feita de um material que lembra couro, que cede ao produto a mesma elegância que se encontra em uma joia. Ao abri-la, podemos ver o relógio descansando de forma majestosa sobre uma almofada clara também feita de um material semelhante ao couro – tudo para garantir que o aparelho vai chegar ao seu dono com toda a proteção e o requinte necessários.

Quanto ao design do produto em si, é inegável que o EQB-510 tem todas as características de um relógio analógico de luxo. Do acabamento dos ponteiros e detalhes do mostrador até o aço inoxidável de seu corpo, o dispositivo não deve nada para o visual de aparelhos clássicos e elegantes – algo que certamente é uma grande preocupação para executivos e outras pessoas exigentes quanto ao próprio estilo.

Funcionalidades analógicas

Ao entrar em contato com o EQB-510 pela primeira vez, é possível que um usuário desavisado o confunda com um relógio analógico comum que simplesmente conta com alguns ponteiros a mais para indicar coisas como o dia da semana. No entanto, o dispositivo oferece algumas funções que dificilmente imaginaríamos ver fora de um relógio digital ou um smartwatch, como um alarme que toca diariamente e até mesmo um cronômetro.

Para acessar cada uma dessas funções, basta clicar no botão superior esquerdo do aparelho. Já para saber qual função está sendo exibida no momento, é preciso ficar de olho no ponteiro que, quando no modo relógio, mostra o dia da semana. Se você estiver no modo do cronômetro, o apontador estará voltado para as letras ST, e durante a exibição do horário do alarme ele apontará para AL.

Uma vez no modo de cronômetro, basta segurar o botão superior direito do aparelho para que o ponteiro dos segundos comece a se mover para registrar a passagem de tempo. Cada minuto e hora passados desde a ativação da contagem são exibidos nos indicadores secundários localizados no mostrador reduzido do lado direito. Para zerar a contagem, é preciso apenas pará-la apertando a tecla superior direita e, depois, pressionar a inferior direita.

Entrando no modo alarme, é possível notar que os ponteiros do mostrador secundário da direita rapidamente se movem para uma posição que indique em qual horário seu relógio está programado para tocar. Nessa função, é possível ativar ou desativar o alerta pressionando o botão superior direito – o status atual do despertador será apontado pelo ponteiro dos segundos, que está voltado para ON ou OFF.

Para alterar manualmente a programação do horário em que o alarme vai tocar, é preciso puxar o pino do lado direito uma vez e girá-lo, até que os indicadores estejam voltados para a hora e o minuto desejados – no entanto, essa tarefa se torna mais fácil ao usar o Bluetooth do relógio.

Conectando ao celular

Por mais que o visual clássico e estiloso do EQB-510 certamente já seja atraente, é somente quando usamos sua conectividade via Bluetooth para ligá-lo a um smartphone que os maiores diferenciais do produto se tornam evidentes. Antes de realizar essa conexão, no entanto, é preciso baixar e instalar no seu celular o app Casio Watch+, disponível para Android e iOS – clique respectivamente aqui ou aqui para fazer o download.

Depois de abrir o aplicativo, escolha o modelo EQB-510 e se certifique de que o Bluetooth está ativado em seu smartphone para permitir que ele se comunique com o relógio. Para ativar a comunicação no produto da Casio Edifice, basta segurar o botão inferior esquerdo até que dois bips curtos sejam emitidos. Uma vez que os aparelhos estejam ligados um ao outro, o ponteiro dos segundos passa a apontar para o símbolo azul do Bluetooth no mostrador.

Para desconectar o relógio, por sua vez, os usuários podem tanto segurar o botão inferior esquerdo novamente quanto ativar o “modo avião” do EQB-510, o que pode ser feito segurando a tecla superior esquerda por 5 segundos. Um bip alto e a movimentação do ponteiro do dia da semana para o desenho do avião indicarão que todas as comunicações do aparelho foram interrompidas.

Vantagens do app

Uma vez que o EQB-510 esteja ligado ao seu smartphone, é possível usar o app Casio Watch+ para conferir as demais funcionalidades do produto. Por meio do aplicativo, é possível manter o horário do relógio sempre equiparado ao do seu celular, além de escolher o fuso de uma entre outras 400 cidades do mundo para que ele seja constantemente exibido no mostrador secundário do aparelho.

No aplicativo, você pode alternar a hora exibida nos ponteiros principais e secundários rapidamente, uma função que certamente vai agradar quem costuma viajar muito para cidades espalhadas por diferentes fusos. Acessando outras abas do app, também é possível programar facilmente a hora marcada para o alarme tocar no relógio, além de conferir guias de uso do EQB-510 e acertar o posicionamento dos ponteiros.

Encontre meu celular

A funcionalidade mais interessante que surge da relação entre o smartphone e o relógio é controlada diretamente a partir do EQB-510 e só é possível quando os dois estiverem desconectados, mas já tiverem sido ligados um ao outro anteriormente. Nesse tipo de situação, basta segurar o botão inferior direito por cerca de 5 segundos para fazer com que o celular emita sons altos, permitindo que você o encontre com facilidade.

A função certamente é bastante interessante para pessoas que costumam esquecer em que ponto de casa deixaram seu smartphone, mas é preciso fazer algumas ressalvas. Em nossos testes, o recurso funcionou bem em uma distância de até 10 metros entre o celular e o EQB-510, mas desde que não houvesse muitos obstáculos entre os dois.

Quando tentamos disparar o recurso em cômodos separados ou com muitos obstáculos – como vários computadores ligados, por exemplo –, a distância de funcionamento foi reduzida drasticamente. Dessa forma, saiba que a função dificilmente vai ser útil para encontrar seu smartphone caso ele não esteja nos seus arredores imediatos.

Resistência e bateria

Construído com uma estrutura rígida – e bastante pesada – de metal, o EQB-510 foi feito também com a durabilidade em mente. Além de aguentar tranquilamente impactos comuns da utilização diária e pequenas quedas acidentais, o aparelho foi feito para resistir a até 100 metros de água, de forma que você não precisa se preocupar quando o molhar.

Falando em preocupação, outro aspecto do relógio que foi feito para que o usuário jamais tenha que esquentar a cabeça é a sua bateria. Contando com a tecnologia Tough Solar Power, o dispositivo consegue recarregar suas energias ao ser exposto a qualquer tipo de luz, seja ela solar, incandescente ou fluorescente. Uma vez carregado, o aparelho continua funcionando por até 34 meses, mesmo que seja mantido totalmente no escuro.

Vale a pena?

O EQB-510 está disponível para compra por meio de revendedores especializados, como relojoarias e joalherias. No total, a Casio Edifice conta com nada menos do que 1.745 pontos de venda autorizados espalhados por todo o Brasil – e você pode conferir seus endereços clicando aqui. Caso você ache que o preço sugerido de R$ 2.989 está muito caro, é possível encontrar comerciantes pedindo valores menores em plataformas como o Mercado Livre.

Quando consideramos as incontáveis opções de smartwatches cheios de recursos que já estão no mercado, não é nem preciso levar o preço do Casio Edifice Time Traveller EQB-510 em conta para notar que ele não foi feito para o público em geral. Com seu visual requintado, valor elevado e foco em viajantes internacionais, o relógio foi pensado especificamente para quem quer unir o estilo clássico de um aparelho analógico com a praticidade de aparatos mais modernos.

Como o dispositivo não possui qualquer tipo de mostrador digital próprio, era de se esperar que as funções inteligentes dele fossem limitadas. Ainda assim, é fato que não seria impossível adicionar um modo extra que permitisse controlar músicas no seu smartphone, tirar fotografias ou iniciar e pausar a gravação de vídeos. Outra decepção veio do curto alcance da função “encontre meu celular”, o que diminui bastante sua utilidade.

Por outro lado, é inegável que o relógio traz funções que serão de grande valia para quem costuma viajar muito e não quer se preocupar com a durabilidade e a bateria do aparelho. Poder ajustar o horário com apenas alguns instantes no app para smartphone facilita bastante as coisas na hora de trocar de fuso, e contar com uma bateria praticamente infinita certamente é algo de que ninguém reclamaria.

Você acha que a Casio vai sobreviver no mercado de smartwatches? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.