Festa de aniversário conjunta

Mega Man é certamente um dos personagens mais icônicos não só da história da Capcom, mas também dos video games. Mesmo com um legado tão forte, no entanto, o robô azul sofreu o cancelamento de dois títulos da franquia (Mega Man Legends 3 e Mega Man Universe) e deixou seus fãs em jejum que perdura desde o início de 2010, quando Mega Man 10 foi lançado.

Para o aniversário de 25 anos do herói não passar batido, a companhia tomou as rédeas de Street Fighter X Mega Man – projeto criado e desenvolvido por fãs dos dois games – e o distribuiu gratuitamente desde o dia 17 de dezembro do ano passado (data em que o evento foi comemorado).


No game, no já famoso ano de 20XX, Mega Man derrotou todos os mestres robôs que havia (uma ótima desculpa para a pausa nos jogos) e teve de sair a procura de novos desafiantes: os lutadores de Street Fighter (série que também comemorou o vigésimo quinto aniversário em 2012). Quem será que irá consagrar-se vencedor?

Como Street Fighter X Mega Man é gratuito, alguém poderia imaginar que o game valeria a pena de qualquer forma. No entanto, é necessário lembrar que é preciso avaliar se esse jogo é digno do tempo gasto com ele, resposta que só poderia ser positiva se o jogo for bem desenvolvido.

Para a alegria dos fãs, é esse o caso. Tanto o lado de Mega Man como de Street Fighter foram tratados com bastante respeito e fidelidade pela equipe de desenvolvimento, algo que oferece um gosto bastante especial ao game.

Desse modo, se você gosta de Mega Man ou apresenta pelo menos um mínimo interesse pelo game, o download é muito mais do que recomendado. Afinal, entretenimento gratuito de qualidade não é algo que é visto sempre por aí, não é mesmo?

Um verdadeiro presente para todos os fãs

Apesar de misturar as duas séries, o game é muito mais similar aos títulos estrelados pela criação do Dr. Light do que o oposto. Desse modo, quem estava sedento por uma nova aventura de Mega Man poderá encontrar um game que segue a mesma mecânica clássica de jogo e o tradicional visual 8-bit também retomado em seus últimos dois jogos oficiais.


Ao mesmo tempo, no entanto, os lutadores de Street Fighter também são representados de maneira digna e interessante. Cada um dos oito estágios remete às arenas encontradas na franquia de luta ou, pelo menos, apresenta elementos propícios dos personagens – como enguias elétricas no meio da fase de Blanka.

Batalhas memoráveis e especiais

Apenas o visual e a mecânico do game são suficientes para levar fãs de Mega Man ao delírio. Já fãs de Street Fighter vão se surpreender ao perceber como os movimentos de cada chefe são reproduzidos fielmente neste crossover.


Além disso, a novidade de acrescentar uma barra de super aos chefes é uma novidade bastante interessante. Na medida em que eles são acertados, assim como ocorre em Street Fighter, a barra de especial enche. Uma vez cheia, os chefes lançam um ataque especial e mais elaborado que oferece ainda mais desafio às batalhas.

Acessibilidade e diversão

Um ponto bastante controverso de Street Fighter X Mega Man diz respeito a sua dificuldade. Alguns fãs mais puristas podem achar os estágios do game muito mais fáceis do que os presentes em outros títulos da série (qualquer um que também tenha jogado os recentes Mega Man 9 e 10 irá concordar).

No entanto, é necessário levar em consideração que, apesar de contar com o apoio da Capcom (que adotou o game oficialmente), Mega Man X Street Fighter foi desenvolvido por uma equipe de desenvolvimento menor do que a disponível em um game produzido oficialmente desde o início pela empresa.

Além disso, o jogo está longe de ser fácil. Apesar de jogadores mais experientes serem capazes  de atravessar os estágios sem perder nenhuma vida, pessoas com menos experiência podem encontrar em Mega Man X Street Fighter uma porta de entrada não tão impiedosa quanto outros títulos da série. Tudo isso mantendo a qualidade e o desafio de estágios criativos e diversificados.

Deixando o PC ligado a toa

Infelizmente, Mega Man X Street Fighter não oferece nenhuma opção para salvar o jogo. Desse modo, se você começar a jogá-lo e tiver de realizar uma pausa, é necessário reiniciar o progresso da aventura ou deixar o computador ligado por horas a fio apenas para isso. Até mesmo um esquema de password seria mais interessante que isso.

Cuidado onde tecla

Mega Man X Street Fighter pode ser jogado com a ajuda de um teclado ou de um controle (desde que este esteja plugado no computador antes do game ser iniciado). No entanto, independentemente de como você jogar, é bastante necessário ter cuidado com as teclas apertadas uma vez que o simples pressionar da tecla Esc é suficiente para fechar o jogo, sem nem um menu questionando se é isso mesmo que o jogador deseja.


Dessa forma, é necessário tomar cuidado para não apertar a tecla acidentalmente ao mesmo tempo em que é preciso evitar comandos que a utilizem, como Ctrl+Esc (utilizado para abrir o menu Iniciar do Windows).

80 pc
Ótimo