Imagem de Super Mario 3D Land
Imagem de Super Mario 3D Land

Super Mario 3D Land

Nota do Voxel
95

“Ah, então é para isso que serve o efeito 3D” [vídeo]

Videoanálise

Durante do o tempo que precedeu o lançamento de Super Mario 3D Land, a Nintendo não se cansava de repetir que seria o jogo que, finalmente, demonstraria o potencial tridimensional do 3DS em toda a sua extensão. A ideia era bastante simples: o que seria apenas uma perfumaria interessante em outros jogos – mesmo em títulos da própria Big N – assumiria no novo título do encanador bigodudo uma função central, capaz de dar novo sentido à jogabilidade clássica do personagem.

De fato, não demora muito para perceber que a estereoscopia do portátil não é, aqui, utilizada da mesma forma que na maioria dos títulos anteriores – nos quais servia apenas para surpreender o jogador com gráficos em profundidade real, efeito que, normalmente, não durava mais do que alguns minutos. Há aqui vários puzzles criativos, fases obviamente projetadas tendo a terceira dimensão em mente e, por fim, toda uma arquitetura preparada para gráficos que saltam da tela.

Img_normal

Mas essa não era a única promessa da Nintendo, é claro. Quer dizer, ninguém realmente espera que um bom jogo baseado no ícone maior da companhia sirva como simples pedestal para demonstrar uma tecnologia, certo? Mario possui toda uma história, construída com vários títulos e cimentada por gerações e mais gerações de fãs.

De fato, também nesse ponto Mario 3D Land mostra que pode ser aquele jogo que você esperava para o 3DS. Há aqui inúmeros elementos que marcaram alguns dos jogos mais relevantes do herói, desde a jogabilidade introduzida em Super Mario 64 até, voltando um pouco mais no tempo, a estética e os desafios de perder os cabelos da geração Super Mario World. Talvez alguns detalhes ajudem a entender melhor a intenção por trás da nova proposta.

Às vezes, a impressão que se tem é de que apenas a Nintendo é capaz de extrair o máximo das plataformas que concebe – tal e qual ocorria na época dos primeiros consoles. Senão, basta dar uma olhada em Super Mario 3D Land. Simplesmente esqueça qualquer utilização que você tenha visto até o momento das características singulares do 3DS.

A nova aventura portátil do encanador bigodudo simplesmente consegue dar um novo sentido a existência de algo que já foi classificado como curiosidade dispensável. São fases especificamente projetadas para o efeito – algumas em que ele é absolutamente imprescindível —, locais cujo design só pode ser completamente apreciado caso o efeito esteja ligado.

Ademais, trata-se de um genuíno game baseado no ícone maior da Nintendo, com puzzles dignos da época do saudoso “Nintendinho”, mais uma profusão de elementos interessantes retirados de praticamente todos os jogos relevantes do personagem. Enfim, um jogo obrigatório não apenas para fãs de Mario, mas também para qualquer um que pretenda comprovar o potencial real do 3DS.

Clique aqui para conhecer os critérios de análise do Baixaki Jogos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.