Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Super Mario 3D World
COMUN.
95
VOXEL
Super Mario 3D World
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo
Compre com o menor preço:

Genial e incrivelmente divertido [vídeo]

Carlos Eduardo Ferreira

Não importa quanto tempo eu gaste encarando títulos ultrarrealistas e aventuras tão ricas e intrincadas que apenas a atual geração de consoles poderia conceber... É no momento em que determinados jogos são ligados que eu realmente tenho a sensação de “jogar video game”. Preciso confessar que Super Mario Bros. sempre surtiu esse efeito — essa magia.

Entretanto, é exatamente essa esperança de divertimento e leveza que acaba por causar algum temor sempre que um novo Mario ou um novo Sonic dão as caras — sabe como é, a dupla de heróis “antagonistas” que ocupou a infância de muita gente boa por aí. Super Mario 3D World não foi uma exceção, é claro, mas o receio demorou pouco para desaparecer. Muito pouco, de fato.

Img_normal

Bastam apenas alguns passos no renovado mundo do encanador para perceber que a Nintendo, quando se trata de Mario, sabe exatamente onde puxar e quais porcas apertar. Tudo aqui transpira aquela leveza tão cara dos primeiros games do sujeito rechonchudo, embora sem jamais descuidar de colocar um bom jogo em suas mãos.

Mas, talvez acima de tudo, Super Mario 3D World é criativo. Muito criativo. Desde o design das fases — todas incrivelmente variadas tanto nas temáticas quanto em suas estruturas — até as habilidades e movimentos dos personagens — em um resgate direto e muito bem-vindo de Super Mario Bros. 2 (NES) — e as referências à invejável trajetória da Nintendo ao longo dos anos.

Img_normal

Mas Super Mario 3D World também é divertido de uma forma que poucos títulos atuais têm conseguido: em seu multiplayer local. Assim como em Super Mario Bros. U, ainda é muito revigorante dividir a tela de jogo com alguns bons amigos, embora aqui ainda exista uma adição sumamente importante: a competitividade. Enfim, vamos aos detalhes.

Mario provavelmente divide com outros clássicos a própria essência dos video games. E o mais impressionante, talvez, seja a forma como a Nintendo continua a levar adiante a fórmula da série sem jamais se desviar da diversão incrivelmente simples, descontraída e viciante que se tornou a marca registrada do encanador já nos primeiros saltos no saudoso Nintendinho.

Super Mario 3D World é divertido e de uma leveza das mais convidativas. Simultaneamente, o game ainda acrescenta novas mecânicas — utilizando com maestria as características do Wii U —, cenários surpreendentes e um dos melhores modos multiplayer da atual geração. E o gato... O gato é realmente muito divertido!

Portanto, fica o convite: deixe um pouco de lado a seriedade do cotidiano e siga o bom gorducho pelos encanamentos de Super Mario 3D World.

Este jogo foi cedido para análise pela Nintendo.

Design criativo

A Nintendo sempre foi bastante pródiga em ideias para suas franquias próprias, e Mario, naturalmente, sempre mereceu aí um papel de destaque. Entretanto, não são necessárias mais do que algumas fases para perceber que os responsáveis por Mario 3D World realmente colocaram a cabeça para funcionar enquanto construíam o mundo de jogo.

Todas as fases aqui são incrivelmente variadas, criativas mesmo. E isso sem jamais se descuidar do que talvez seja a marca mais pronunciada da série: a leveza. Ao entrar em um mundo típico de Mario, é praticamente impossível não deixar um pouco de lado a seriedade da vida enquanto se salta sobre cogumelos ou transita entre estruturas de puro rococó lúdico. Tudo brilha, rodopia e apresenta cores vivas— ou simples sombras igualmente geniais.

dicionalmente, pode-se dizer que a Nintendo também teve precisão cirúrgica na hora de dosar as fases 2D e 3D. Embora saltar sobre plataformas em um ambiente tridimensional ainda complique a vida de algumas pessoas, você jamais ficará com a impressão de algo truncado, já que as fases se sucedem com bastante naturalidade.

Multiplayer: risadas escandalosas e boas memórias

Super Mario 3D World é muito recompensador em seu modo multiplayer. Trata-se de uma diversão muito semelhante à de New Super Mario Bros. U, embora com uma adição: a competitividade.

Aqui até quatro pessoas saem correndo pela tela, sendo que uma delas terá a cabeça adornada por uma coroa — representando o sucesso em uma fase anterior. Entretanto, como a História sempre mostrou, as cabeças coroadas são normalmente também as mais pesadas — literal e figurativamente.

?Dessa forma, ser o líder é também um convite para que os demais se juntem para destroná-lo, impedindo-o de repetir a façanha da fase anterior. E isso tudo, é claro, enquanto todos tentam chegar ao final do jogo.

Aos bons tempos de Super Mario Bros. 2

As habilidades variadas de cada um dos quatro personagens aqui são uma menção direta a um ótimo título do encanador. Para quem ainda se lembra, em Super Mario Bros. 2 também era possível jogar com os mesmos quatro personagens — Toad, Peach, Mario e Luigi —, cada um também trazendo habilidades específicas.

No caso de Super Mario 3D World, isso não apenas serve como uma boa oportunidade para rememorar a terceira geração de consoles como ainda adiciona elementos extras à competitividade do multiplayer — já que as vantagens se tornam mais e menos interessantes dependendo da estrutura de cada fase.

Wii U totalmente operacional

O jogos da Big N normalmente são o melhor mostruário para as ideias da fabricante, e isso ocorreu novamente em Super Mario 3D World. Todas as características do Wii U são muito bem exploradas aqui, desde a tela de toque — é possível esmigalhar blocos e tontear inimigos tocando sobre a superfície do GamePad — até o microfone — experimente soprar em locais aleatórios e seja surpreendido — e também o giroscópio.

Img_normal

Meeeooww

Sim, Super Mario 3D World tem mais um animal. E, sim, a Nintendo acertou a mão novamente. Vestir o bom encanador como um gato pode parecer um fetiche um tanto estranho, é verdade. Mas a jogabilidade originada dessa forma traz uma nova dimensão muito bem-vinda.

Além de miar e andar sobre quatro patas, os personagens trajados com a nova power-up ganham a possibilidade de arranhar e subir pelas paredes — o que não apenas revela locais escondidos nas fases como ainda acrescenta um novo elemento ao multijogador caótico do game.

Atento aos mínimos detalhes

Mario sempre foi conhecido por seus visuais brilhantes, multicoloridos, mas também bastante simplistas. Entretanto, Super Mario 3D World mudou essa tendência. Há aqui uma profusão de texturas e detalhes gráficos que, se não são “fotorrealistas”, certamente fazem um trabalho de igual (ou maior) valor. Isso desde as superfícies escaláveis até a fumaça que sai dos pés quando se põe os personagens para correr.

Img_normal

Do jazz aos temas clássicos

As músicas de Super Mario 3D World são um espetáculo à parte. Vai-se rapidamente do jazz ligeiro a um tema pop, desembocando em uma das várias recriações de temas clássicos. É a trilha sonora perfeita para as fases insanas do jogo — sobretudo nas sessões multiplayer.

Um pouco fácil no início

Embora não seja propriamente um problema, a demora de Super Mario 3D World em engrenar pode frustrar alguns jogadores mais calejados no início. Isso porque os primeiros mundos de jogos, embora incrivelmente belos e criativos, são também um tanto fáceis... Quase fáceis demais. Mas, sim, a dificuldade acaba por aparecer — só que demora um pouco.

A câmera pode complicar

Img_normal

Há duas formas de “encarar” a câmera de Super Mario 3D World durante as fases multiplayer (com o perdão do trocadilho infame): ou se trata de mais um elemento caótico em um cenário tão divertido quanto competitivo e descontrolado... Ou pode mesmo ser uma aporrinhação ter constantemente os seus parceiros de percurso despencando e se prendendo em locais diversos da tela. Vai de cada um, provavelmente.

Compre com o menor preço:
95 wiiu
Excelente