Imagem de The Dark Spire
Imagem de The Dark Spire

The Dark Spire

Ficha Técnica
Lançamento: 10/03/2009
Desenvolvedora: Success
Distribuidora: Atlus
Resumo
The Dark Spire é mais um desses jogos desconhecidos da companhia, porém desta vez, a Atlus está desenvolvendo um RPG em estilo mais ocidental, algo que foge bastante do estilo clássico do Nintendo DS, que geralmente possui uma ênfase maior nos gostos do público oriental.

O título não tem nada a ver com outros títulos de RPG lançados para o NDS, como Dragon Quest V ou Blue Dragon Plus. Na verdade, o jogo segue o estilo clássico de RPG. Este novo jogo permitirá aos jogadores que já estavam com saudade dos antigos RPGs de gráficos simples e história bem aprofundada, relembrar o gênero com uma boa dose de nostalgia.

The Dark Spire possui um orçamento baixo, mas ainda assim tem seu foco nos jogadores de RPG hardcore. O jogo assemelha-se muito ao título Etrian Odyssey, se passando completamente em primeira pessoa.

O sistema de Dungeon (masmorras, ou labirintos) do jogo é tridimensional, e cada vez que o jogador pressiona o botão “A” ou a seta para cima do teclado direcional, o personagem dá um passo no labirinto.

Isso faz com que o jogador torne-se vulnerável às clássicas batalhas randômicas, nas quais um monstro “brota do chão” quando o jogador passa por um local aleatório do mapa. Este tipo de batalha era o mais utilizado há cerca de quinze ou vinte anos atrás, quando surgiram os primeiros títulos de RPG.

É muito comum em RPGs que uma determinada classe não possa portar certos itens. Um ótimo exemplo disso é que um mago geralmente não pode usar espadas durante as batalhas.

Entretanto, The Dark Spire permite que todos os personagens usem os itens que bem entenderem. Isso pode soar estranho e até libertário demais, mas na verdade a tática dos desenvolvedores é simplesmente genial.

No caso do exemplo acima, o mago perde sua habilidade de fazer magia enquanto estiver portando a arma. Não parece muito sensato, mas na última das opções, quando seu personagem estiver, por algum motivo, inabilitado a praticar feitiços, poderá sacar uma espada e partir para a batalha.