Audi criou um carro de corrida em miniatura com impressão 3D

1 min de leitura
Imagem de: Audi criou um carro de corrida em miniatura com impressão 3D
Imagem: Audi

Se você pensou que o carrinho da foto é apenas um brinquedo feito para crianças, se enganou. Aquele, na verdade, é um veículo em versão miniatura do Auto Union Typ C, um dos carros que fizeram história no tempo das primeiras corridas Grand Prix, ainda em 1936. E quando falamos “veículo”, dizemos isso seriamente – com direito a um motor funcional e tudo mais.

Para conseguir essa pequena façanha, a empresa não utilizou peças comuns, é claro: cada peça do veículo inteiro foi feita com a ajuda de impressoras 3D. O veículo não é apenas uma brincadeira feita por parte da empresa, mas sim um estudo da Audi em como utilizar a impressão 3D nos carros da companhia e do Grupo Volkswagen, a quem ela pertence atualmente.

“Nós estamos avançando com novas tecnologias de manufatura na Audi Toolmaking e no Grupo Volkswagen”, afirmou o Professor Dr. Hubert Waltl, membro do Conselho de Gerenciamento para Produção e chefe de Criação de Ferramentas no Grupo Volkswagen. “Junto de parceiros na área de pesquisa, nós estamos constantemente explorando os limites de novos processos. Uma de nossas metas é aplicar impressoras de metal na produção em série”, continuou.

Futuro impresso

Até o momento, a ação da empresa tem como foco o uso das impressoras 3D em materiais metálicos, através do método de impressão em areia. Segundo o anúncio oficial da Audi, a empresa conta com uma tecnologia de laser especial para moldar o metal em pó com extrema precisão, o que permite a eles criar objetos com geometrias extremamente complexas – algo que anteriormente seria difícil ou mesmo impossível de ser alcançado –, e que ainda são muito mais resistentes e densos do que os feitos por outros métodos.

Vale notar que a companhia, na verdade, não é a única (nem a primeira) a querer incorporar esse tipo de tecnologia em seus carros. Várias outras gigantes do mercado já estão utilizando a impressão 3D em seu processo de montagem de carros, o que quer dizer que poderemos ter veículos ainda mais resistentes e com designs mais incríveis do que antes.

Você acha que os carros do futuro serão totalmente impressos em 3D? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.