Veja o que rolou na Hackatona Let’s Go, evento de inovação em Goiás

3 min de leitura
Imagem de: Veja o que rolou na Hackatona Let’s Go, evento de inovação em Goiás

A hackatona do Let’s GO (em Goiânia) está em andamento, e hoje as equipes puderam apresentar, depois de mais de 24 horas de trabalho em seus projetos, as suas ideias para a comissão julgadora – o resultado será divulgado amanhã de manhã.

O objetivo da hackatona é criar soluções que visem o aumento da transparência na divulgação de dados públicos, além de auxiliar os cidadãos por meio de tecnologias digitais.

Lembramos que as ideias expostas se destinam ao estado de Goiás, porém podem ser aplicadas para os outros estados do Brasil posteriormente. Veja abaixo, de modo resumido, quais foram as propostas dos projetos apresentados:

  • LiCidadão: às vezes o governo pode gastar muito mais do que o necessário ao adquirir diferentes tipos de produtos, com licitações de valores exorbitantes para itens que não são tão caros. A proposta do LiCidadão é mostrar a variação de preços entre produtos que o Governo de Goiás pode vir a comprar, de modo claro e organizado, para que os cidadãos possam verificar e se manifestar.
  • #MelhorLugar: o objetivo é fornecer inteligência digital para a administração pública com foco em educação. Pesquisar informações sobre educação do estado pode não ser algo simples, visto que os dados não são apresentados claramente. Apesar de o conteúdo estar disponível, ele não é acessível. O #MelhorLugar quer criar um ambiente digital colaborativo em que as pessoas possam acessar de modo direto o que é ofertado no campo da educação em Goiás.
  • Prazo Fácil: um app semelhante ao Colab.re, porém com o diferencial de que aqui serão fornecidos prazos para que as solicitações realizadas sejam atendidas. O objetivo do software é identificar prazos para as demandas da sociedade, de modo que as pessoas possam acompanhar se as suas requisições estão sendo solucionadas ou não. Além disso, o app instruirá o usuário sobre como prosseguir e a quem recorrer caso a solicitação não seja atendida.

  • EmpreendeGO: aqui temos uma plataforma que visa o investimento em Goiás, trazendo dados precisos e relevantes sobre o estado para possíveis empresários e investidores da região. Existem diferentes dados públicos sobre a economia de Goiás, porém tais informações não estão unificadas de modo transparente. O EmpreendeGO poderá mostrar aos empresários quais são as atividades econômicas de cada região, facilitando a escolha do investimento.
  • Mapa Transparente: o intuito desse projeto é agregar os gastos públicos dos municípios de Goiás em um grande mapa para que qualquer cidadão possa consultá-lo, conferindo o quanto foi investido em cada região. Desse modo, você obtém um mapa com os custos de escolas, hospitais, creches etc. Além disso, também será permitido analisar detalhadamente as despesas de cada local (manutenção, infraestrutura) e não somente de modo genérico. 
  • MedGO: o objetivo desses empreendedores é focar na saúde pública. Através de um app, o cidadão poderá conferir os gastos do governo com a saúde e verificar qual é o retorno que ele obtém. As pessoas também poderão utilizar o software em conjunto para fornecer informações sobre determinados hospitais, como qualidade e velocidade do atendimento, originando um mapa com dicas agrupadas.
  • Acesso Fácil: essa proposta visa simplificar o já existente Portal da Transparência do Estado de Goiás. Segundo os empreendedores, a população não acessa o site por não saber da existência dele ou por não saber como utilizá-lo. O objetivo do Acesso Fácil é melhorar a linguagem do portal para que os tópicos sejam visualizados de modo mais claro, se os gastos do governo estão condizentes ou não. Além disso, projeto prevê uma maior divulgação do portal. 

Os produtos desenvolvidos na hackatona serão avaliados e, se aprovados, serão utilizados pelo Governo de Goiás. Um júri composto por profissionais da área e empreendedores julgará o desempenho dos projetos apresentados, decidindo quais deles receberão prêmios para o desenvolvimento de suas propostas no mercado. O 1º lugar ganha seis meses de incubação e bolsas para o Empretec – o 2º e 3º lugar também ganham seis meses de incubação, porém sem as bolsas.

Após a exposição das propostas, o jornalista e apresentador Marcelo Tas subiu ao palco para palestrar sobre inovação na era digital. Entre os tópicos ressaltados por ele, a criatividade do brasileiro foi o ponto de destaque – criatividade que nos faz pensar em projetos que realmente fogem do padrão ao adaptar a tecnologia para a nossa realidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.