Snapdragon X16: Qualcomm lança 'modem LTE mais rápido do mundo'

1 min de leitura
Imagem de: Snapdragon X16: Qualcomm lança 'modem LTE mais rápido do mundo'
Imagem: YouTube - Qualcomm

Em seu evento realizado ontem, a Qualcomm apresentou vários novos processadores para aparelhos vestíveis e também para smartphones. Contudo, o que mais impressionou foi um modem LTE capaz de atingir 1 Gbps de download. Segundo a empresa, este é o primeiro chip capaz de fazer isso sem requer um aumento no espectro utilizado na tecnologia 4G de telecomunicações móveis.

Esse chip se chama Snapdragon X16 e, ao que parece, será integrado a smartphones e tablets separadamente de SoCs que já possuem CPUs e GPUs combinadas. Na verdade, a empresa tem comentado sobre o modem como um produto individual e não explicou se de fato chegará a integrá-lo em um processador da linha Snapdragon 8xx no futuro.

Um marco

A Qualcomm está encarando o X16 como um verdadeiro marco na indústria de modens mobile, especialmente pelo fato de conseguir oferecer velocidades muito acima das esperadas para o padrão 4G comercial sem extrapolar a capacidade de transmissão do espectro reservado para esse tipo de rede.

Basicamente, ele poderá funcionar como se estivesse combinando a conexão de quatro smartphones para servir a um só. Com isso, a transmissão de dados pode chegar à mesma categoria alcançada com fibra óptica de forma comercial atualmente.

“O Snapdragon X16 não apenas confunde os limites entre transmissão com fio e sem fio, mas também marca um importante passo em direção ao 5G enquanto nós possibilitamos uma integração mais profunda sem licenciamento de espectro para LTE, além de técnicas MIMO mais avançadas para apoiar o crescimento do consumo de dados”, disse Cristiano Amon, vice-presidente executivo da Qualcomm.

O chip ainda tem suporte para uma série de padrões de comunicações, como Licensed Assisted Access, e é compatível com todas as tecnologias anteriores de transmissão de dados móveis, começando no GSM/EDGE.

A Qualcomm já está disponibilizando amostras desse modem para as fabricantes de aparelhos mobile e espera ver o produto no mercado na segunda metade de 2016.

Será que combinar até quatro conexões 4G em um celular é a melhor forma de obter altas velocidades de transmissão sem fio? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.