Imagem de The Sims 2: FreeTime
Imagem de The Sims 2: FreeTime

The Sims 2: FreeTime

Nota do Voxel
77

Garanta a realização pessoal dos seus Sims com boas horas de ócio criativo.

O que fazer naqueles momentos em que todas as barras de necessidades do seu Sim estão completas e ele não está trabalhando? Normalmente a idéia seria ganhar alguns pontos desenvolvendo as habilidades de culinária ou criatividade, o que seria conseguido lendo-se algum livro, assistindo algum programa na TV ou, ainda, tocando algum instrumento musical.

A idéia básica em Tempo Livre, que é a sétima expansão para The Sims 2, é justamente dar uma coloração mais interessante para os momentos de lazer dos seus Sims. Além de aproveitar os períodos ociosos com uma miríade de atividades das mais variadas naturezas, os Sims poderão agora também desenvolver hobbies e, até mesmo, descobrir talentos ocultos (e, quem sabe, até ganhar alguns simoleons). Além disso, a expansão também traz cinco novas possiblildades de carreiras para os Sims: Entretenimento, Dança, Arquitetura, Inteligência e Oceanografia.

Descubra as verdadeiras paixões dos seus Sims

Através de uma série de atividades (coletivas ou individuais), Tempo Livre dará aos Sims a possibilidade de dar vazão aos seus verdadeiros talentos. É claro que qualquer Sim poderia escolher participar ou levar à frente várias atividades simultaneamente, mas o jogo acaba mesmo conduzindo para aquelas em que se tem uma maior inclinação. Isso porque quanto mais um Sim se envolve com determinada atividade, mais difícil fica manter o nível de entusiasmo. O ideal acaba sendo mesmo encontrar o talento natural do seu Sim; o hobbie/atividade que desperta o talento natural do Sim aparecerá com um contorno prateado.

Descubra a verdadeira inclinação do seu Sim.Para tentar descobrir a real inclinação de um Sim, Tempo Livre oferece várias categorias de atividades. Entre aqueles que enxergam na culinária uma forma de arte, há a possibilidade de participar de competições pelo melhor prato. Já os amantes da bricolagem, o tradicional “faça-você-mesmo”, poderão ocupar o seu tempo com a construção de trens elétricos ou recuperando carros (que poderão ser vendidos posteriormente).

Aqueles mais eruditos poderão tanto se dedicar a clubes de literatura quanto dar vazão a toda a sua sensibilidade incontida escrevendo um romance ou, ainda, gastar um bom tempo em frente à TV assistindo ao seu gênero favorito de filmes. Já os Sims mais saudáveis talvez prefiram uma boa caminhada, algum tempo na bicicleta ergométrica ou, ainda, uma animada disputa de pênaltis em família.

É claro que os Sims mais “nerds” também não ficam sem vez. Para os amantes das ciências, há a possibilidade de se encontrar vida alienígena em outros planetas com o telescópio ou desenvolver uma complexa fazenda de formigas. Já aqueles mais ligados ao mundo dos jogos podem preferir desafiar alguns amigos para partidas de xadrez ou gastar algum tempo jogando videogame (com jogos que podem ser adquiridos nas lojas).

Envolvendo-se com um hobbie

Assim que um Sim acumula um conhecimento razoável sobre determinado hobbie, ele será procurado por um representante de um clube secreto. Ao aceitar entrar para um clube secreto, o Sim terá acesso à sede do clube, onde haverá vários itens que poderão facilitar o desenvolvimento do hobbie escolhido bem como a possibilidade de se encontrar um instrutor adequado. Embora somente Sims pertencentes aos clubes tenham acesso direto às sedes, outros Sims terão acesso permitido, desde que como acompanhantes.

Compartilhe seu hobbie favorito com outros Sims. Como outra forma de buscar mais informações sobre o seu hobbie favorito, um Sim pode adquirir algum material que trate especificamente sobre o seu assunto de interesse. Após desenvolver entusiasmo suficiente sobre uma atividade, o Sim poderá assinar uma revista especializada por telefone. As revistas serão entregues semanalmente e, embora possam ser compartilhadas com outro Sim, podem ser lidas apenas um determinado número de vezes (o que, assuma-se, é um tanto sem lógica).

Sims mais desenvolvidos nas atividades poderão inclusive fazer algum dinheiro com os frutos de suas horas de ócio, seja vendendo carros restaurados ou lecionando (praticamente qualquer hobbie tem pelo menos uma forma de gerar lucro). Além disso, nos níveis mais altos, certas habilidades permitirão também uma personalização maior daquilo que é produzido pelo personagem.

Realização pessoal duradoura

Seja para desenvolver talentos, habilidades específicas ou para fazer novas amizades, a idéia é tornar o Sim uma criatura realizada. Isso, ao contrário de ser algo subjetivo, é objetivamente contabilizado agora, graças à nova barra (sim, mais uma) que mede o quanto um Sim se sente realizado na vida. Chamada Lifetime Aspiration Meter (algo como medidor de aspiração para a vida), a nova barra mede, de fato, como o Sim está encarando a sua vida como um todo. Funcionando mais ou menos como pontos de experiência em um RGP, o medidor aumentará conforme acontecimentos relevantes acontecem com o personagem (como casamento, nascimento de filhos e conquistas pessoais).

Além de representar uma valiosa ascensão pessoal para o Sim, os aumentos de nível da nova barra trazem também algumas vantagens imediatas. Cada vez que um novo nível é atingido, uma bonificação é liberada para o personagem; algo que trará uma vantagem exclusiva que facilitará um pouco as coisas. Esses bônus podem, por exemplo, aumentar permanentemente a velocidade de aprendizado do personagem.

Uma expansão abrangente

Um dos pontos positivos que sem dúvida vale a pena citar, é que Tempo Livre é inegavelmente mais abrangente que as expansões anteriores, já que envolve os Sims de maneira geral. Enquanto, por exemplo, Vida Noturna valorizava as investidas românticas dos Sims obviamente mais velhos, as crianças e mesmo a família como um todo acabavam ficando meio de lado. Em Tempo Livre isso não acontece, já que qualquer integrante de uma família poderá participar de pelo algumas das diversas atividades disponíveis, embora as crianças, particularmente, não possam alcançar os níveis de Sims adultos nas atividades.



Excesso de informação!

Jogadores veteranos de Sims podem até não concordar, mas todas as novas informações, possibilidades e barras acabam mesmo tornando a interface do jogo um pouco carregada, o que pode mesmo acabar confundindo jogadores iniciantes. Além disso, a própria barra de hobbies acabou ficando um pouco escondida, o que dificulta um pouco o seu acesso constante. É claro que, com o tempo, essa torrente de informações vai sendo administrada de forma mais natural; nada como um pouco de experiência.

De forma geral, a impressão causada por Tempo Livre é a de uma expansão que se integra de forma bem homogênea ao universo dos Sims. Enquanto outras expansões apenas acrescentavam uma dimensão nova ao jogo, como possibilidade de se criar animais de estimação (Bichos de Estimação) ou viajar para longe nas férias (Bom Voyage), Tempo Livre aproveita bem as características já presentes no jogo, como o desenvolvimento de habilidades/conhecimentos e a socialização dos Sims. É claro que o visual carregado e a excessiva quantidade de informações e barras podem acabar assustando um jogador ocasional, mas os fãs de carteirinha sem dúvida vão gostar de dar aos seus Sims boas horas de ócio criativo.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.