Review: Sony Android TV 4K Ultra HD XBR-65X905C

8 min de leitura
Imagem de: Review: Sony Android TV 4K Ultra HD XBR-65X905C

As Android TVs ainda estão se espreguiçando no mercado – especialmente no Brasil –, mas pouco a pouco conquistam seu lugar ao sol. Com uma concorrência fortalecida sobretudo pelo WebOS, sistema proprietário da LG, a Google já tem alcançado algumas marcas para distribuir seu sistema operacional em televisores inteligentes. Aqui no país, Philips e Sony estão entre os principais players do mercado.

O TecMundo colocou as mãos no monstruoso modelo de 65 polegadas da Sony, o 65X905C, que apresenta design ultrafino, muita qualidade de imagem, que sempre foi marca registrada da empresa, e um competente sistema de som. Isso, é claro, só para começar. Todos esses fatores se aliam ao sistema Android, que permite integração entre seus dispositivos, oferece jogos com suporte a Google Play e mais.

O poder do processador X1 4K e do X-Reality Pro

Imagens em 4K contêm mais de 8 milhões de pixels individuais, quatro vezes mais detalhes do que o Full HD. O potente processador X1 4K agrega uma qualidade de imagem surpreendente. Cada fonte é analisada de maneira inteligente e aprimorada à melhor resolução 4K do usuário, seja uma transmissão de televisão, um Blu-ray, DVDs ou até mesmo vídeos 4K da internet.

Em nossos testes, conferimos materiais em 4K do YouTube e assistimos a alguns conteúdos do Netflix. Em todos eles, o contraste impressiona e tem rápida responsividade. As imagens em 4K apresentam nitidez, cores mais vivas e, conforme mencionado, um contraste vibrante.

Graças ao X-Reality Pro, as partes individuais de cada cena são analisadas e agrupadas em um banco de dados de imagens especial que endereça de maneira independente texturas, contrastes, cores e bordas. Na prática, isso se traduz em riqueza de detalhes de praticamente qualquer conteúdo, com vantagem para os games. Jogamos Destiny e FIFA 16 no PS4 para constatar a força da tecnologia.

A tecnologia Triluminos faz um mapeamento seletivo das cores em uma ampla gama disponível para a tela em vez de simplesmente expandir a faixa de cores para que elas fiquem sutis e não se saturem.

MotionFlow XR e ótimo 3D

O tempo de resposta é sempre um aspecto importante em televisores desse porte – até porque grande parte do público interessado é composto por jogadores de video game. Com a tecnologia Motionflow XR, os detalhes ficam suaves e nítidos e a transição de pixels jamais sofre atraso, mesmo em sequências de movimentos rápidos.

Basicamente, a tecnologia da Sony cria e insere quadros adicionais entre os originais. Ela compara os fatores visuais principais em quadros sucessivos e, depois, calcula a fração de segundos de ação perdida nas sequências. A smart TV também inclui inserção de quadros pretos para proporcionar imagens nítidas e uma verdadeira experiência de cinema.

Por falar em cinema, aliás, o entretenimento-pipoca da 65X905C vem com o selo Sony para imagem. Ricas em detalhes, as imagens 3D têm profundidade de campo mais natural e conta com modos para esporte, filmes e jogos.

A importância do design

Já ressaltado nesta análise, o design é, atualmente, um importante quesito na atual “lista de exigência” dos consumidores, para qualquer produto eletrônico.

O visual ultrafino do televisor combina forma e funcionalidade com um desenho elegante, moderno e de muito bom gosto. O aparelho tem apenas 4,9 mm de espessura e, na parede, repousa como um quadro.

A tela plana e sem moldura envolve o telespectador em imagens que parecem flutuar diante de seus olhos. Você praticamente não notará a tela da TV, apenas as imagens – que podem rodar em 4K, diga-se.

Vamos ao que interessa: Android TV

A Google entrou na onda das televisões inteligentes e trouxe o Android a um patamar “maior”, literalmente falando. Além da Sony, a Philips e outras marcas estão atuando com o sistema operacional da Gigante das Buscas. Na 65X905C, a ideia cai como luva, ainda que apresente um ou outro gargalo. As empresas tentam vender a ideia de que é possível levar tudo que você vê no smartphone ou no tablet a uma tela maior, mas não é exatamente assim que funciona na prática.

É claro que dá para desfrutar das regalias que o Android oferece: Google Play, Google Cast, Google Music etc. No entanto, não pense que todos os jogos de bolso serão compatíveis com o televisor, por exemplo. Eles são adaptados e podem ser curtidos por meio do controle remoto ou de um joystick USB compatível.

O Google Cast é interessante. Você pode facilmente reproduzir seu programa favorito do YouTube, por exemplo, a partir de seu dispositivo pessoal no televisor. É possível fazer isso usando o Android, o iOS ou o seu laptop.

Ao logar em sua conta, todo o seu histórico é automaticamente puxado: preferências do YouTube, pesquisas no Google, perfil em jogos etc. A interface é bonita e funcional, com enormes imagens de destaque que jamais deixam o usuário ficar perdido. A ressalva fica mesmo por conta de eventuais gargalos do sistema. Ao abrir e fechar um aplicativo, por exemplo, pode haver uma certa lentidão na transição.

Não pense que você vai botar um Asphalt 8 da vida e rodar o jogo com o mesmo desempenho de um smartphone. A televisão “estica” um pouco a imagem e a taxa de quadros por segundo cai consideravelmente. Um jogador casual consegue se divertir sem encasquetar com esses pormenores, mas qualquer um minimamente mais exigente vai sentir os efeitos colaterais.

Controle remoto One-Flick Remote: bonito e funcional

Na caixa da 65X905C, você vai encontrar dois controles remotos: o controle tradicional – que tem até um botão exclusivo pro Netflix – e o One-Flick Remote, ou simplesmente One-Flick, que traz uma base deslizante, botão para comandos de voz e mais. Simples, funcional e com poucos botões.

É possível controlar um mundo de conteúdos com esse controle. Arraste para cima para encontrar programas televisivos, vídeos da internet, aplicativos, fotografias e outros conteúdos que você deseja. Arraste para baixo a fim de exibir funções adicionais que melhoram sua visualização. O One-Flick Remote possibilita o controle rápido e intuitivo do seu conteúdo sem interferir no que você está assistindo.

O quesito conforto pesa a favor aqui. Passe confortavelmente pelo que há na tela com o touchpad, não sendo necessário nem mesmo apontar o controle remoto para a tela da TV. A pesquisa por voz funciona muitíssimo bem e tem rápida resposta. Esqueça das trabalhosas digitações de texto: tudo o que você precisa fazer é falar com o One-Flick Remote. Ele funciona com NFC, então é possível compartilhar fotografias sem fio de seu smartphone para a tela da TV, tudo com um simples toque.

Ao pronunciar palavras como “Iron Maiden”, todo o conteúdo relacionado à banda pode ser encontrado no YouTube ou na internet. Os resultados são exibidos instantaneamente.

Alto-falantes bem distribuídos fazem diferença brutal

Graças ao som compacto e direcionado do televisor, é possível ouvir cada efeito com bom grau de satisfação. Claro que nada substitui um home-theater completo, mas os alto-falantes da 65X905C quebram o galho.

A tecnologia Bass Reflex produz sons ricos e limpos, desde agudos nítidos a graves estendidos. O design de caixa isolado assegura uma eficiente reprodução de som, de modo que todos os detalhes são ouvidos claramente, sem aquela sobreposição chata que por vezes incomoda os ouvidos mais chatos.

Outro recurso interessante dessa Android TV, “sonoramente” falando, é o ClearAudio+, que ajusta o som do aparelho para uma experiência que busca ser mais imersiva e envolve o espectador. Ouça músicas, diálogos e efeitos surround com maior clareza e separação, independentemente do que estiver assistindo.

O S-Force Front Surround é outro que merece ser destacado para suas sessões de pipoca diante da TV. A função “imita” a forma como o cérebro correlaciona as fontes sonoras para criar volume, lapso de tempo e espectro de onda sonora adequados utilizando apenas os canais de alto-falante esquerdo e direito.

Como hoje buscamos a integração em tudo aquilo que fazemos, a tecnologia DSEE é uma mão na roda, pois restaura os detalhes de sua música digital. Vídeos da internet de baixa resolução, serviços de acompanhamento de programas de televisão e outros arquivos de áudio altamente compactados nem sempre têm um som muito bom. Um grande volume de informações é deixado de lado quando o áudio digital é compactado. Com a tecnologia DSEE (sigla para Digital Sound Enhancement Engine), os componentes de frequência perdidos (principalmente altas frequências) são restaurados para o som natural, com uma sensação mais ampla.

X-Protection PRO: proteção contra descargas elétricas

Sua TV está protegida. Pensando na preservação do aparelho, a Sony desenvolveu mecanismos para proteger esse monstrinho de descargas elétricas ou instabilidade da sua rede elétrica. Um revestimento no circuito da sua TV diminui a ocorrência de curtos-circuitos devido à alta umidade.

O recurso é importante na medida em que avalia o contexto brasileiro de energia, onde quedas bruscas de energia são absolutamente comuns. É sempre interessante ter um estabilizador parrudo como defesa, mas, às vezes, nem isso dá conta.

O que vem na caixa

Os itens inclusos na caixa da 65X905C são os seguintes:

  • Cabo de extensão analógico
  • Conversor de plugue CA (tomada de 2 pinos chatos, padrão dos EUA)
  • Suporte de montagem na parede (montagem fácil na parede)
  • Controle remoto com touchpad (RMT-TX100U)
  • Controle remoto (RMT-TX100B)
  • Óculos 3D (TDG - BT 500P, 2 unidades)
  • Baterias (R03 x 2)
  • Cabo de alimentação CA
  • Parafusos
  • Instruções de operação
  • Guia de configuração rápida
  • Suporte de mesa (separado, montagem necessária)

Vale a pena?

Aliada às funcionalidades de um sistema Android – adaptado, cabe ressaltar –, a 65X905C é uma poderosa televisão que oferece praticamente tudo e mais um pouco, só que o preço salgado pode assustar alguns.

O modelo tem valor sugerido de R$ 18.999, com descontos para quem pagar à vista. O grande chamariz do televisor é que ele acerta em tudo aquilo a que se propõe, com ótimo sistema de som, imagem com o selo da Sony e uma navegabilidade agradável, ainda que, eventualmente, sofra alguns gargalos. Mas nada que prejudique a experiência geral.

Com a chegada de outras marcas que também se aliaram ao sistema da Google, a Sony vai sentir uma pulguinha atrás da orelha. Jogadores de video game e entusiastas do entretenimento vão se deliciar no aparelho.

Preço e disponibilidade

O preço sugerido da 65X905C, conforme mencionado, é de R$ 18.999. O televisor pode ser encontrado em qualquer Sony Store e nas grandes redes de varejo, como Fast Shop, Walmart e afins.

Tabela por: Bruna Fujie

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.