Lidere um esquadrão de caças em batalhas alucinantes pelos céus do mundo inteiro.

Em 2012, o mundo todo passa a depender cada vez mais das companhias militares privadas, empresas terceirizadas que prestam serviços de segurança militar. Em HAWX, você é um piloto de caças que presta serviços para uma dessas companhias.

HAWX é mais um título da franquia Tom Clancy, e foi escrito pelo roteirista que já conta com mais de 30 títulos lançados para videogames, possuindo entre eles sub-franquias de grande prestígio mundial, como a série de espionagem Splinter Cell e a série de combate tático Rainbow Six.

Uma das manobras de HAWX.

Um comentário interessante que vale ser citado é que HAWX se passa no mesmo cenário de Ghost Recon, uma das séries de maior sucesso da franquia Tom Clancy. O capitão Scott Mitchell, líder do esquadrão Ghost aparece, inclusive, em duas missões do jogo.

Cenário que não condizem com a realidade

Certo, talvez o que está abaixo de você não pareça lá algo tão importante assim num jogo de combate aéreo em altíssima velocidade, como é o caso de HAWX, mas você vai descobrir que a diversificação do cenário é um dos preceitos mais interessantes do jogo.

Protegendo o Força Aérea 1 Apesar de iniciar em 2012, o jogo rapidamente chega a 2021, e é nesse ano que o Brasil contrata os serviços de sua companhia militarista privada, portanto cabe ao esquadrão HAWX defender o território aéreo “brazuca”.

Há duas missões dentro do território nacional, uma no Rio de Janeiro, onde o esquadrão deve defender a cidade de uma invasão por mar, ar e terra, e outra onde é preciso escoltar aviões na “selva” amazônica.

A expressão selva fica entre aspas devido às características do terreno, que não são NADA similares às da Amazônia, seja a brasileira, peruana, colombiana ou qualquer outra. É possível encontrar montanhas com características de regiões novas do globo (sendo que a América é a região mais antiga da Terra sobre o oceano) e árvores coníferas (os pinheirinhos de natal, típicos da América do Norte).

Combates imersivos em cenários diversificados

Mas ainda assim, a experiência é muito emocionante. As missões são recompensadoras, com uma grande diversidade de objetivos, como escoltar aeronaves aliadas, defender comboios, cidades ou mesmo uma refinaria de petróleo, além de destruir construções do adversário.

A diversificação do cenário é quase tão recompensadora quanto a variedade das missões, e o que há de mais interessante no jogo é, sem dúvida, a jogabilidade, que é fluída tanto no modo assistido como no não-assistido.

Tiroteios contra dezenas de aviões, barcos e tanques, além de artilharia anti-aérea fixa são simplesmente emocionantes. Ao adquirir uma concentração e percepção melhoradas do jogo, o “piloto” poderá desviar dos tiros de artilharia anti-aérea móvel ou fixa, movimentando sua aeronave com a devida habilidade.

Dogfight!

Quando todos se misturam em um combate entre as três forças militares (aérea, terrestre e marítima) então, a adrenalina atinge níveis elevados no jogador, que imerge no console de tal maneira a tornar-se um com o avião.

O áudio do jogo também é fantástico, com diálogos muito bem interpretados, além de efeitos sonoros de primeira que induzem o jogador a uma imersão ainda mais profunda nos eventos do título.

O equilíbrio entre os efeitos sonoros e as ordens emitidas por seus superiores é excelente, de forma que as explosões e tiros não abafem a comunicação fluente entre a aeronave e a base, aspecto imprescindível para um bom desempenho da equipe durante a missão, principalmente naquelas em que o piloto deve defender locais, visto que seu comandante irá comunicá-lo do posicionamento de unidades adversárias.

Gráficos intermediários deixam um pouco a desejar

Alguns efeitos especiais do aspecto gráfico de HAWX deixam muito a desejar. Aparentemente, a atenção dos desenvolvedores foi focada nas animações introdutórias das missões, que possuem altíssima qualidade, chegando a assemelhar-se a filmes.

No entanto, texturas do chão, modelagem dos outros veículos — aeronaves, barcos e veículos terrestres, tanto aliados quanto inimigos — e, principalmente, as explosões do jogo, não atingem as expectativas.

É como assistir a um filme com colagens de desenho animado em duas dimensões, simplesmente os dois níveis de qualidade são tão diferentes que não se encaixam, parecendo ter sido montados às pressas.


Um conjunto mais que satisfatório

No fim das contas, HAWX não faz feio nos consoles. A qualidade da jogabilidade, diversão e, principalmente, desafio em diversos níveis faz do título mais um sucesso garantido para a série Tom Clancy’s.

Se você é fã de jogos de aviões e está em busca de um substituto para o seu já concluído Ace Combat, HAWX é o título perfeito para figurar entre suas próximas aquisições. Os diversos modos online, que contam inclusive com missões cooperativas, também oferecem um grande aumento no nível de diversão do título.


Basicamente, o único defeito grave do jogo fica por conta dos gráficos, onde alguns efeitos visuais parecem deslocados do resto do jogo, como já foi citado acima. Fora Isso, HAWX é um título que vai muito além da medianidade, oferecendo combates consistentes e grande diversidade de missões.
87 ps3
Ótimo

Outras Plataformas

87 xbox-360