Imagem de Toy Soldiers
Imagem de Toy Soldiers

Toy Soldiers

Nota do Voxel
87

Ação ininterrupta em uma violenta guerra entre soldadinhos de plástico

Quem nunca viu uma criança brincar inocentemente com soldadinhos de plástico, derrubando as peças eventualmente como se tivessem sido abatidas? Ninguém se engana nessa hora, na imaginação infantil certamente ocorrem violentas guerras entre soldados furiosos com direito a todas as atrocidades que a criatividade delas consente.

É muito provável que a linha de raciocínio dos geniais criadores de Toy Soldiers tenha origem nostálgica de brinquedos sobre guerra. Enfim, a obra é uma verdadeira joia que merece destaque entre outros títulos da XBLA. Não é à toa que é um dos arcades mais baixados, avaliado positivamente pelos jogadores.

Trata-se de um jogo de ação com tower defense, sendo que o jogador deve ser rápido e inteligente para posicionar as defesas e logo partir para a luta assumindo controle direto de suas unidades. A palavra "tower" é apenas uma alegoria, visto que nem sempre são torres que cumprem o papel de defesa nesse gênero.

Neste caso, as "torres" são metralhadoras montadas, canhões, morteiros, artilharia antiaérea e armas químicas, todos fixos em áreas específicas. No campo haverá dois tipos de espaços entrincheirados, um pequeno e outro grande. Os grandes podem acomodar a artilharia terrestre e antiaérea, enquanto os pequenos servem para o resto das opções.

Apesar de ser mais comum colocar as peças e esperar de braços cruzados pelas ondas de inimigos, em Toy Soldiers é impossível vencer mesmo na dificuldade casual sem "suar e sangrar no calor da batalha". O problema é que mesmo que suas unidades controladas pela IA (Inteligência Artificial) ajam com precisão, a horda de inimigos é grande demais e só pode ser detida quando o jogador está controlando pessoalmente os defensores.

A grande vantagem de controlar alguma de suas torres é o grande bônus de eficiência. Se você escolher o morteiro, a plataforma de lançamento será capaz de lançar três projéteis de uma vez. Já com o canhão de artilharia é possível controlar a trajetória da bala com a "câmera do cartucho" para auxiliar.

E, ainda, é possível dar um upgrade em cada unidade, havendo três níveis com diferentes efeitos. Evoluir as armas químicas substituirá o jato de gás, que serve para diminuir a velocidade dos invasores com uma labareda de fogo que derrete os soldadinhos. Alternativamente, arames farpados podem ser colocados no meio da trilha dos adversários, atrasando as tropas que precisarão se arrastar para passar pelos obstáculos.

Outras habilidades notáveis são a de pilotar aviões e dirigir tanques de guerra, muito efetivos em táticas mais ofensivas. Uma torre de sniper (franco atirador) também pode ser utilizada, porém não parece ser tão útil quanto as outras opções – em outras palavras, o potencial de matança é limitado pela competência em precisão do jogador.

Toy Soldier é o melhor jogo de tower defense do XBLA, recomendado apenas para quem tem um pouco de experiência em shooters, pois você terá que atirar bastante. Fazia tempo que algum arcade tão plausível dava as caras na seção de arcades. Vale a pena testá-lo, pelo menos a demo, só para ver como o jogo é diferente.

O preço do game é 1200 MP (equivalente a US$ 15,00), sendo diversão garantida para quem gosta de shooters, Primeira Guerra, Toy Story e tower defense (mistura estranha, não?). Considerando que uma partida dura em média dez minutos, ele também é uma boa opção de jogo casual.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.