Disney Pixar aposta em diversão para toda a família em game que utiliza recursos 3D

Toy Story é considerado um marco na animação mundial. Lançada em 1995, a produção da Pixar é considerada pelo cinema norte-americano o primeiro longa-metragem realizado completamente em computação gráfica. Ao longo dos seus 15 anos, Toy Story ganhou uma segunda continuação (em 1999) e se prepara para desembarcar nos cinemas do mundo todo em junho deste ano com o terceiro episódio da série.

Img_originalNo mundo dos games Toy Story nunca chegou a ser um sucesso, mas devido à força da franquia cinematográfica é um título que chama a atenção e deve figurar entre as escolhas dos pais para presentear os filhos e, claro, divertir toda a família.

A versão de Toy Story Mania para PC é similar à lançada para o Wii no final de 2009. O game é praticamente o mesmo, apenas com a inclusão de alguns modos de jogo e acréscimo de fases em três dimensões. O jogo vem acompanhado de um par de óculos 3D - daqueles com lentes em papel celofane azul e vermelho.

Com foco na diversão para todas as idades, Toy Story Mania reúne mais de 50 tipos de mini games ambientados em cenários que remetem aos filmes da série, e funciona como um verdadeiro parque temático de passatempos.

Tiro ao alvo, estourar balões, pinball, jogo do copo e arremesso de argolas são apenas algumas das atrações disponibilizadas ao longo de cenários estáticos muito bem desenhados. Ao concluir os desafios no modo Story os mini games são habilitados no modo Freeplay para serem jogados individualmente.

Com muito mais pontos positivos do que negativos, Toy Story Mania é uma excelente opção de diversão em especial para aqueles jogadores casuais ou para quem está em busca de um tipo de entretenimento em que toda a família possa jogar junta.

Os gráficos não são de alto nível - apresentam falhas consideráveis e pixelização na animação de alguns personagens -, mas de forma alguma comprometem a diversão. O número de mini games é satisfatório: mais de 50. Some a isso o fato do jogador poder habilitar novos mapas e construir sequências de jogos de acordo com os itens que conquista ao longo das partidas. O resultado pode ser expresso em uma palavra: variedade.

Img_original

Os efeitos em 3D, embora com cenários bem construídos, ficam limitados a algumas poucas fases do jogo. Já a incompatibilidade de instalação no Windows 7 é um fator inexplicável e pode impedir muitos usuários de ter acesso ao jogo.

Toy Story Mania não é o título dos sonhos de consumo de nenhum usuário. Também não deve cativar os gamers de plantão acostumados com gráficos realistas ou inúmeras possibilidades de interação. É o tipo de jogo que aposta em um público casual e, dentro da sua proposta, se sai muito bem. Garantia de umas boas horas de diversão.

Diversão para todas as idades

Toy Story Mania não tem gráficos primorosos, apenas eficientes. Também não é o jogo que vai figurar na lista dos mais desejados daqueles usuários atentos a todas as novidades. No entanto, ainda assim não há como negar os seus méritos, em especial pelo tipo de diversão que proporciona.

Assim como a animação, o jogo da Disney Pixar é voltado para todos os tipos de público: crianças, adolescentes, adultos e pais. O estilo passatempo é colocado à prova em dezenas de mini games rápidos, divertidos e de fácil execução. É garantia de, no mínimo, algumas horas de diversão.

Grande quantidade de mini games

Para que não se torne enjoativo, um game que se proponha a apresentar diversos tipos de passatempos para o usuário deve conciliar qualidade com variedade. Em Toy Story Mania os dois quesitos são cumpridos com louvor.

No total são mais de 50 tipos de mini games, todos com variações entre si. Nos cenários há itens escondidos que permitem acessar fases secretas. Além disso, conforme a pontuação alcançada, é possível habilitar outros modos de jogo, ampliando o tempo de diversão.

Img_original

Possibilidade de construir novos desafios

Outro elemento que chama a atenção é a possibilidade de construir novos desafios. A cada grupo de provas completas você ganha diversos tipos de bônus. Essas bonificações podem ser trocadas por itens de configuração, de modo que você pode não só construir novas sequências de desafios como também cenários personalizados.

Com isso Toy Story Mania apresenta mais um incentivo para que o jogador conclua todos os desafios. Itens ocultos nos cenários também geram pontos e bonificações extras e garantem um tempo extra de diversão.

Cenários com interface propícia para os efeitos em 3D

Embora os efeitos 3D sejam um dos chamarizes do jogo, infelizmente a exploração deles é limitada a poucas fases. Porém o pouco que é apresentado, dentro das limitações do que pode ser visto com um par de óculos com lentes em papel celofane, é satisfatório.

Os cenários em questão são construídos com três planos de modo que o primeiro é ressaltado enquanto outros dois são exibidos de maneira convencional. Isso faz com o jogo ganhe em dimensão, gerando um efeito curioso e que acrescenta algo à diversão.

Trilha sonora e interação com os personagensImg_original

No total Toy Story Mania disponibiliza mais de 50 tipos de jogos e cada uma das fases tem uma trilha sonora diferente e apropriada ao jogo. Os comentários dos personagens, ainda que em inglês, são divertidos e muitas vezes remetem a diálogos do filme.

Woody, Buzz Lightyear, Sr. Cabeça de Batata, Jessie e Sargento são apenas alguns dos personagens com os quais você interage ao longo das fases. Cada um deles tem o seu mundo de desafios. No caso do Sargento, por exemplo, os soldadinhos de plástico apresentam pelo menos dez tipos de jogos.

Incompatibilidade com Windows 7

Prestes a completar um ano de lançamento, o Windows 7 hoje já uma realidade entre muitos usuários. Dados da Janco, empresa que atua com levantamento de dados sobre a utilização de sistemas operacionais, apontam que o Windows 7 já responde por 15% do mercado, ultrapassando o seu antecessor Windows Vista.

Desconsiderar um percentual como esse é algo inexplicável. Toy Story Mania, mesmo lançado neste mês no mercado brasileiro, é compatível apenas com o Windows XP Service Pack 3 e o Windows Vista. Ou seja, se o seu computador foi atualizado recentemente, pode desconsiderar esse título da sua lista.

Movimentação repetitiva

A variedade de mini games e cenários é um ponto positivo. Porém, a maneira como os jogos acontecem, em alguns casos, está longe do ideal. Há fases onde o mais importante é clicar inadvertidamente, numa movimentação repetitiva e cansativa.

O impacto pode ser pequeno para alguns minutos de desafio, mas se jogado por uma ou duas horas o usuário sentirá na pele - ou no punho - um leve incômodo em função da repetição de movimentos. Por isso, independente da diversão, o melhor é garantir a saúde e limitar o seu tempo (ou o dos seus filhos) à frente de Toy Story Mania.

Img_original

Erre à vontade

Infelizmente não há um modo para configuração do nível de dificuldade. Da mesma forma, não há nenhum tipo de punição para os erros do usuário. Por exemplo, num mini game de tiro ao alvo, basta atirar loucamente sem se preocupar em acertar ou errar a mira.

Sua pontuação será exatamente a mesma caso você cumpra o objetivo com 20 ou 100 tiros desperdiçados. Se por um lado isso estimula usuários com menos prática a prosseguir no jogo, por outro deixa gamers mais experientes decepcionados. Uma opção para seleção do nível de dificuldade já resolveria o problema.

Do you speak English?

Toy Story Mania apresenta desafios simples e, em sua maioria, ilustrados para o usuário. Por se tratar de um jogo voltado para um público mais amplo, e que não está habituado a jogar vídeo game todos os dias, esse aspecto é fundamental.

Grande parte desses usuários são crianças que não têm o domínio de um segundo idioma. E, nesse ponto, o jogo deixa a desejar por não apresentar a explicação das tarefas em português nem tampouco os comentários em áudio dos personagens. A ausência da explicação em português torna confuso o objetivo de algumas fases.

Novos personagens? Fica para a próxima!Img_original

Apesar da coincidência de datas entre o lançamento do terceiro filme e a chegada do jogo ás lojas no Brasil, os 14 novos personagens da produção do cinema não estão disponíveis no game. De fato isso não chega a ser um problema, uma vez que os antigos dão conta - e muito bem - do recado.

No entanto não há como esconder uma pontinha de decepção e a sensação de que o jogo é mais do mesmo. Para se ter uma ideia, a versão é muito similar ao game lançado para Nintendo Wii no segundo semestre de 2009.

80 pc
Ótimo