Motocross é um esporte para todos!

Enquanto eu estava testando Trials Evolution para o BJ, muitas pessoas pararam para me observar jogar. Entre os diversos comentários que ouvi, um deles chamou bastante a minha atenção graças a sua frequência: “Nossa, lembra bastante aqueles jogos em Flash, não é mesmo?”

Pois é. A primeira vista, Trials Evolution parece mesmo um desses jogos simples capazes de rodar em qualquer navegador, apenas com melhores gráficos. No entanto, como qualquer pessoa que já tenha tido contato com o seu antecessor, Trials HD, não é bem esse o caso aqui.

Img_normalEm meio a estágios fantásticos, como trincheiras de batalha e um parque de diversões, o jogador deve tentar levar a sua moto até o final de cada estágio no menor tempo possível e com o menor número de falhas. Se a premissa de Trials é de fato bastante simples, o título é mais do que um simples “joguinho de moto”.

Enquanto Trials HD encontra-se entre os cinco jogos mais vendidos da Xbox LIVE Arcade, era natural que a expectativa em torno de sua sequência fosse bastante alta. Para a sorte de todo mundo que aguardou o seu lançamento, Trials Evolution honra com louvores o legado de seu antecessor.

Bastante simples a princípio, o game é capaz de agradar a todos os tipos de jogadores, inclusive, de maneira surpreendente, aqueles que se apresentam entre o público casual. Se a dificuldade é bastante básica nos primeiros momentos, ela consegue aumenta gradualmente de uma maneira que acompanha o seu aprendizado – algo que aumenta a sua receptividade aos níveis extremos quando eles aparecem.

Img_normal
Desse modo, Trial Evolution é um daqueles raros games que podem ser recomendados praticamente a todos os tipos de jogador. Desde aqueles que buscam bastante desafio até quem só pode jogar partidas rápidas, o título é uma ótima indicação – que deve ser evitado, talvez, apenas por quem tenha fobia de motocicletas.

Escolinha de motocross

Um dos grandes trunfos de Trials Evolution é a conciliação de dificuldades. Se o game é famoso pela dificuldade de seus níveis mais extremos (como pode ser visto no vídeo abaixo, produzido pela equipe do Achievement Hunter), ele também permite que jogadores mais casuais se aproximem e aprendam os seus segredos.


Desse modo, na campanha principal há cinco provas de habilitação. Ao terminá-las, o jogo não só ganha uma nova motocicleta, mas também aprende valiosas lições sobre as técnicas necessárias para enfrentar todos os tipos de situação apresentados pelo jogo.

Ao mesmo tempo, as provas mais complicadas são bloqueadas inicialmente – algo que obriga o jogador a testar as suas habilidades mais básicas antes de enfrentar os percursos mais complicados e difíceis.

Controle é tudo

Há poucos controles em Trials Evolution. Enquanto com os gatilhos do joystick é possível acelerar ou freiar a sua moto, o analógico esquerdo determina para onde o piloto irá jogar o peso do seu corpo.

Se isso parece pouco para você, saiba que a precisão dos controles é tamanha que apenas essas pequenas funções são capazes de determinar o seu sucesso em ganhar a medalha de ouro – ou em bater a cabeça em uma pilastra.

Img_normal
Afinal, não basta apenas acelerar a sua moto como se não houvesse amanhã. Enquanto isso pode até funcionar em alguns momentos, na maior parte do tempo saber o momento certo de desacelerar é o suficiente para a vitória.

Que tal dirigir no front?

A criatividade empregada pela RedLynx para desenvolver as diferentes pistas encontradas em Trials Evolutions irá surpreender o jogador. Logo entre os primeiros estágios, por exemplo, não se assuste ao perceber que a sua moto avança em meio a trincheiras que parecem ter saído da Primeira Guerra Mundial.

A partir daí, a diversidade de ambientes e desafios encontrados é cada vez maior. Por isso, prepare-se para acelerar em um looping numa montanha-russa e para usar jatos de água nos esgotos para impulsionar o seu veículo até a próxima parte da pista.

Mesmo após tantos locais inusitados, ainda há espaço para pistas que fazem homenagem a outros títulos que fizeram sucesso na Xbox LIVE Arcade, como Limbo e Splosion Man – um cuidado especial que dá ainda mais gosto à hora de descobrir qual é a próxima fase.

Uma pista com a sua cara

Além daquelas já disponíveis no game, o jogador também pode criar as suas próprias pistas com a ajuda de dois editores: um mais fácil de manusear, mas sem tantos recursos, e outro mais avançado.

Assim, o jogador pode utilizar cenários pré-determinados para montar o seu circuito, com a total liberdade de alterar a disposição dos elementos que o compõem. Uma vez que o processo é finalizado, basta testar a viabilidade de sua criação e salvá-la.

Img_normal
Se desenvolver novos recursos também não é a sua praia, a Central de Pistas reúne todas as obras feitas por jogadores de todo o mundo. Desse modo, todos os tipos de jogador podem se beneficiar do sistema de criação.

Jogar online é divertido, mas vale a pena esperar?

Testar o modo multiplayer de Trials Evolution provou-se uma das tarefas mais inglórias do game. Não porque os modos multijogador sejam ruins (longe disso), mas sim porque o tempo de espera de conexão é bastante grande.

Enquanto jogando localmente é possível encontrar apenas o modo Supercross (no qual quatro jogadores enfrentam-se em uma pista conjunta), é online que reside a verdadeira diversão: o modo Trial.

Img_normalCaso você consiga conectar-se a uma partida, é possível enfrentar jogadores do mundo inteiro nas pistas presentes na campanha principal. Desse modo, após gastar um bom tempo tentando dominar um determinado circuito, é interessante ver como outros jogadores fazem para vencê-los.

90 xbox-360
Excelente