Primeira grande atualização do Windows 10 chega hoje; veja o que muda

3 min de leitura
Imagem de: Primeira grande atualização do Windows 10 chega hoje; veja o que muda

Já começou a atualização de novembro do Windows 10, que é considerado o primeiro grande pacote de novidades do mais novo sistema operacional da Microsoft. Membros da comunidade de Insiders já receberam a notificação, enquanto os demais usuários terão a possibilidade do download ao longo deste dia.

A atualização 10586 inclui várias alterações e possibilidades em áreas como interface de usuário e compatibilidade com aplicativos — vários tópicos que não entraram na versão inicial do Windows 10 por algum motivo.

A atualização é totalmente gratuita e a própria Microsoft garante que, depois dela, a plataforma está madura e é possível "confiantemente recomendar o Windows 10 para todas as organizações".

Conheça as principais novidades

Só para começar, o desempenho em tarefas como tempo de inicialização melhorou em 30% em relação a um mesmo dispositivo com Windows 7.

No Menu Iniciar, as colunas de tiles de tamanho médio agora podem ser compostas por quatro itens, não três. Além disso, a pesquisa feita dentro dessa função foi aprimorada para achar mais arquivos de acordo com os termos buscados.

O menu de contexto que surge quando você acessa as propriedades de uma tile ficou mais intuitivo, com uma ilustração a respeito dos tamanhos.

Além disso, a partir de agora, é possível instalar aplicativos para um dispositivo de armazenamento externo, gerando economia de espaço no PC. Um cartão microSD pode ser a solução, por exemplo.

Já no modo tablet, a navegação fica bem mais dinâmica, usando gestos simples para atividades cotidianas. Um exemplo: basta deslizar o dedo para baixo para fechar uma tela, por exemplo.

Apps, opções e Enterprise

O Painel de Controle teve várias das funções transportadas para a janela "Configurações" ("Settings") e parece mesmo inevitável que um vá substituir o outro. Lá, agora você pode redimensionar o tamanho dos elementos da tela usando só uma barra de rolagem (sem precisar do "Aplicar" para ver os resultados), gerenciar o tamanho de várias janelas abertas na tela para multitarefas.

Em Personalizar > Cores, agora é possível colorir a barra de título em janelas ou apps para que fique tudo com o mesmo estilo visual do seu Menu Iniciar.

Já a integração com o Skype chega com três aplicativos, um para conversas de texto, outro para chamadas em áudio e um terceiro para videoconferências. Assim, você ganha acesso a essas funções básicas sem precisar de todo o programa instalado no PC.

Empresas com o Windows 10 Enterprise ganham maior controle (e informação) sobre as atualizações e a distribuição de aplicativos em máquinas. A Microsoft está confiante que o sistema operacional corporativo será adotado cada vez mais por companhias e adicionou algumas funções especialmente para o setor.

Cortana e Microsoft Edge

A assistente pessoal Cortana agora reconhece endereços, números de telefone e emails escritos com uma caneta na tela sensível a toque de um dispositivo (veja a imagem do topo desta notícia para ter um exemplo). Ela também cuida de reservas de eventos ou bilhetes de cinema, além de poder chamar e acompanhar um carro do Uber para você. Se você tiver um Windows Phone sincronizado, ela até avisa de chamadas perdidas.

O navegador Microsoft Edge ganhou melhorias em desempenho e segurança, além da função "prévia de aba", que mostra um quadro com o que será mostrado em determinada aba sem que você precise sair da página atual. Além disso, está liberada a sincronia de Favoritos e itens para leitura entre dispositivos.

Em parceria com a Cortana, o Edge agora exibe cupons de vendas para parcerias da Microsoft, como Staples, Best Buy e Macys (por enquanto, aparentemente, só nos Estados Unidos). Japão, Austrália e Canadá receberam oficialmente o serviço — no Brasil, só no mês que vem.

Qual é o melhor Windows? Windows 7 ou 10? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.