Análise de Ultimate Fighting Championship 2009 Undisputed

Undisputed retrata a pancadaria do UFC com eficiência nos consoles.

A pancadaria e os videogames convivem há um bom tempo. Desde a época do lendário Street Fighter II, o universo do entretenimento eletrônico viveu uma era repleta de combates mano-a-mano. Mas, além das brigas de rua ou do sangue a granel de Mortal Kombat, também temos outros excelentes exemplos, como é o caso da série de vale-tudo UFC.

Para quem não está antenado, UFC, o Ultimate Fighting Championship, é uma organização americana de MMA, “Mixed Martial Arts” ou artes marciais mistas numa tradução livre. Caracterizado pelo famoso octógono, o ringue abriga lutadores de diversas modalidades diferentes, como jiu-jitsu, wrestling, boxe, karate, muay thai e outras artes marciais.

A série embarcou nos videogames em 2000, estreando no PlayStation e também no saudoso Dreamcast — além de um port para Game Boy Color. O game foi bem recebido pela crítica e os fãs do esporte puderam desfrutar dos combates violentos do UFC pela primeira vez. Posteriormente, diversos outros títulos seriam lançados para PlayStation 2, Xbox e GameCube.

UFC é pura pancadaria O último game da franquia chegou ao mercado em 2004, sob o título de UFC Throwdown. Entretanto, ao contrário de seus sucessores, o jogo não atraiu muito o público, muito menos a crítica, que considerou Throwdown um fracasso. Aparentemente, este seria o fim da franquia, já que, na vida real, o evento também não ia muito bem.

Entretanto, em 2007 a Zuffa, companhia responsável pelo UFC, anunciou um contrato com a distribuidora e desenvolvedora THQ — também responsável por jogos como Red Faction: Guerrilla e WWE Smackdown vs. Raw. Com isso, a THQ ficou responsável pela marca UFC nos jogos, e seu primeiro fruto é UFC Undisputed 2009, lançado este ano.

Após cerca de 5 anos, a pancadaria finalmente retorna ao octógono. Desta vez, contamos com um sistema de combate riquíssimo, que pode ser considerado o melhor do gênero, além de lutadores fotorrealistas e diversas outras novidades. Junte-se a nós e prepare-se para encarar um dos melhores jogos de luta da atualidade.

Que comece a luta!

Se você está acostumado com os jogos de luta livre, como o próprio Smackdown, é melhor ter cuidado ao entrar no octógono. Aqui não há mesas ou golpes ensaiados, é a pura e brutal realidade. Diversos estilos de luta se confrontam no ringue, e você pode desfrutar desta experiência escolhendo qualquer um dos modos do game.

No modo “Exhibition”, é possível escolher qualquer um entre os mais de 80 personagens disponíveis no game. Os personagens estão espalhados por cinco classes diferentes: Leve (Lightweight), Meio-médio (Welterweight), Médio (Middleweight), Meio pesado (Light Heavyweight), e Pesado (Heavyweight). Se você conhece os lutadores reais do evento, notará que boa parte deles está no game.

Já no modo carreira, o principal do game, o jogador vive na pele como é ser um lutador do Ultimate Fighting Chapionship. Neste modo, você cria seu próprio personagem, através de um robusto sistema de personalização, e embarca em diversos combates.

Escolha qual estilo é o melhor para você

Treino pesado

 

Antes de qualquer coisa, você deve selecionar o estilo de luta que mais se adéqua ao seu personagem — no chão e em pé. Dentre as artes marciais disponíveis estão Muay thai, Jiu Jitsu Brasileiro, Wrestling e Judô. As diferenças são sutis, mas perceptíveis. No Muay Thai, por exemplo, as joelhadas são mais usadas. O ideal é escolher uma combinação equilibrada e saber do que se trata seu estilo de luta para usufruir dos golpes. Depois disso, você ajusta os demais atributos, como força no chão, defesa e outros, e inicia sua vida de lutador.

Entretanto, assim como na vida real, é necessário treinar, e treinar duro. Você pode se exercitar na academia, aprender técnicas em determinadas escolas e treinar especialmente para seus próximos combates. Suas lutas são agendadas semanalmente via e-mail. Uma boa dica é manter sua stamina sempre em um bom nível antes de iniciar uma partida, descansando (Rest) adequadamente antes de cada luta.

Quem não treina acaba no canto do ringue Existem três atributos que podem ser aprimorados em seus treinos de academia: força, velocidade e cardio. Com mais força, seu personagem é capaz de desferir golpes mais poderosos. Já a velocidade aumenta a agilidade de seu lutador, enquanto cardio aprimora sua resistência. Existem três níveis de treinamento — leve, moderado e intenso — que exigem quantidades determinadas de resistência.

Além dos treinos em academia, há também o “Spar”. Neste modo, você enfrenta um companheiro indicado pelo seu treinador, que, normalmente, luta de maneira semelhante ao seu próximo adversário. Entretanto, ao contrário dos treinos de força, velocidade e cardio, o “Spar” fornece pontos para serem distribuídos a seus atributos — os mesmos encontrados quando você cria seu personagem.

Nas escolas, você encara diversos desafios diferentes, que envolvem tarefas como acertar cinco chutes na cabeça do oponente, por exemplo. Estas missões podem ser consideradas as mais difíceis em relação aos treinamentos.

Rumo ao estrelato

Geralmente, você tem de 8 à 18 semanas até que seus combates cheguem, o que obriga o jogador a aguardar, seja treinando, lendo seus emails ou manuseando seu calendário. Infelizmente, às vezes você passa mais tempo nos menus do que no octógono.

Depois de algumas lutas, você começa a ganhar reputação e recebe novos patrocinadores. Com isso, é possível adicionar as logos de seus novos chefes ao seu calção, mas isto pode ser um processo doloroso e demorado, já que o sistema não colabora.

Seu personagem poderá enfrentar qualquer um

Após cerca de 40 lutas, você é forçado a se aposentar, mas seu personagem ainda pode ser utilizado em partidas do modo Exhibition, seja online ou localmente. Não há como negar que o modo Carreira é o grande atrativo do game, que estimula o jogador a passar horas e horas treinando e lutando com seu personagem, até atingir o estrelato. Menos dolorido e quase tão empolgante quanto a vida real.

 

A complexidade dos combates

Mas, além de dominar os treinos, você também precisará conhecer precisamente o sistema de controles do game — e isso não será nada fácil. UFC Undisputed 2009 conta com uma das jogabilidades mais complexas do gênero, mas nem por isso peca em seus comandos.

Os quatro botões da face do controle representam os membros de seus lutadores, independentemente da disciplina que esteja usando. Entretanto, os movimentos variam para cada estilo. Ao jogar como um “Striker”, você passará mais tempo tentando socar e chutar seu oponente, mirando em suas pernas e corpo caso deseje diminuir a velocidade do inimigo ou na cabeça para um nocaute.

Se você optar por um “Grappler”, seu objetivo será, predominantemente, derrubar o seu adversário. No chão, este tipo de lutador tem grandes chances de dominar a luta com seus socos destruidores e variando de posições com o analógico direito. Para realizar as famosas chaves, tudo que o jogador tem de fazer é pressionar o botão do analógico direito e girar rapidamente o analógico — ou pressionar repetidamente os botões da face — para aumentar suas chances de vitória. É a tensão retratada nos controles.

Isto é tão difícil quanto parece Sim, os controles básicos de Undisputed são relativamente fáceis, mas, sua profundidade é enorme, e é difícil dominá-lo completamente. Felizmente, para isso, você conta com um riquíssimo tutorial, que dura cerca de uma hora e detalha cada movimento disponível no game. Realmente indispensável, já que alguns comandos são complexos.

Dentro dos combates, além de seus ataques, também é importante manter a guarda. Os botões RB e RT (R1 e R2 no PlayStation 3) são utilizados para defesa alta e baixa, consecutivamente. Entretanto, é possível contra-atacar com o analógico direito, realizando movimentos para cima, para golpes altos,e para baixo, evitando ataques rasteiros.

Mesmo tendo um modo carreira empolgante, UFC Undisputed, assim como qualquer outro jogo de luta, se torna ainda mais interessante quando dois humanos se enfrentam. Sim, existem alguns problemas com a inteligência artificial do game, mas ela não deixa de ser aceitável.

Realidade explícita

Quanto aos combates, online, o jogo pode deixar a desejar. Em nossa experiência, tivemos diversos problemas em relação ao lag, o que denegriu significativamente a diversão dos combates.

Há também o modo Classic Fights, que, com certeza, merece ser conferido. Este presente para os fãs obriga os jogadores a reproduzirem as lutas que marcaram o UFC, como Chuck Liddell contra Tito Ortiz, por exemplo. Tudo que o jogador tem de fazer é selecionar um dos confrontos e cumprir o objetivo instruído. Em algumas lutas você terá de nocautear seu oponente no terceiro round, enquanto outras obrigam os jogadores a vencer por decisão.

O bacana é que, antes de cada luta, uma modelo informa o jogador sobre cada combate, exibindo alguns momentos e narrando os acontecimentos. Depois de vencer, você será recompensado com o final real dos combates, tudo em alta definição.

A dolorosa realidade

Além dos videoclipes estonteantes, vale ressaltar que UFC Undisputed conta com gráficos belíssimos dentro do jogo. Os lutadores foram recriados com fidelidade, e o resultado é simplesmente espetacular. Além disso, as animações, mesmo não sendo perfeitas, são completamente convincentes. Quando os lutadores são atingidos, é possível notar o impacto dos socos, e a sensação de peso é algo incrível. Cortes e arranhões também aparecem com frequência, assim como os “vermelhões” nas costelas danificadas e no chão, como sangue.

 

Os comentários também empolgam, graças a Joe Rogan e Mike Goldberg, que também cuidam da narração na vida real. O áudio também apresenta efeitos sonoros realistas no combate, e a trilha sonora fica por conta de bandas de rock como Papa Roach, Puddle of Mudd e Hollywood Undead.

Mesmo com alguns arranhões, UFC Undisputed 2009 certamente merece respeito. O incrível sistema de combate, regado por uma jogabilidade profunda, e a bela movimentação dos jogadores devem render boas horas de diversão aos jogadores, seja na pele de um veterano, como Wanderley Silva, ou de um atleta estreando no octógono.

90 ps3
Excelente

Outras Plataformas

90 xbox-360