Android sem Google: 7 opções Open Source para apps da Gigante das Buscas

3 min de leitura
Imagem de: Android sem Google: 7 opções Open Source para apps da Gigante das Buscas
Imagem: LearnBonds

Quando pensamos em um sistema baseado em Android, é praticamente automático associá-lo à presença dos aplicativos e serviços da Google, como o Gmail, YouTube, Maps e até mesmo a Google Play. Isso acontece porque a estrutura da Gigante das Buscas é necessária para que a maioria dos apps do sistema do robozinho verde funcionem, o que torna muito difícil que o framework do Google Play Services não seja adotado. Ainda assim, sempre há outras opções.

ROMs alternativas do Android, como a AOSP, podem ser instaladas em um smartphone sem virem acompanhadas por quaisquer aplicativos ou serviços da empresa de Mountain View, o que já permite que você se livre de tê-los na memória do seu dispositivo. A seguir, confira uma lista dos melhores apps de código aberto que você pode usar sem depender da Google.

1 – F-Droid

Servindo com a alternativa Open Source à Play Store, o F-Droid é necessário para quem quer não somente instalar aplicativos de código aberto, mas também mantê-los sempre atualizados sem ter que ficar buscando novas versões manualmente. A loja permite que você pesquise, confira, baixe e instale qualquer um dos apps disponíveis – todos gratuitos e Open Source, é claro. Todos os programas a seguir podem ser encontrados no F-Droid, que você pode baixar clicando aqui.

2 – DuckDuckGo

O aplicativo funciona como o substituto de código aberto para o Google Search, com o diferencial de se focar na privacidade dos usuários em vez de apresentar recursos “chiques”. O app não faz rastreamento das suas pesquisas, oferecendo sempre os mesmos resultados para todos os usuários que usarem os mesmos termos em suas buscas.

Embora o DuckDuckGo ofereça um agregador de notícias em sua página inicial, sua principal função é oferecida por meio da barra de buscas no topo do app. As páginas encontradas podem ser abertas tanto no próprio aplicativo quanto em browsers externos, e é possível até mesmo usar a rede Tor para navegar de forma anônima pela internet.

3 – NewPipe

Não ter o app oficial do YouTube não significa que você não vai poder ver os vídeos da plataforma da Google. O NewPipe vem com uma interface simples capaz de cobrir as necessidades dos usuários, ainda que não conte com recursos mais avançados. Uma das funções mais interessantes, no entanto, é a possibilidade de baixar alguns dos áudios e vídeos disponíveis para assisti-los mesmo quando estiver offline.

4 – OsmAnd

Embora o Google Maps possa ser facilmente substituído por outras opções famosas, como o HERE Maps, o OsmAnd é um concorrente interessante entre as opções de código aberto. O app conta com um mapa global básico, mas permite que você baixe dados detalhados da maioria dos países – uma vez feito o download, é possível navegar pelos mapas mesmo sem conexão com a internet.

5 – Mitzuli

Contando com recursos avançados como reconhecimento automático de fala, imput por meio de voz ou imagens da câmera e conversão de texto para voz, esse tradutor funciona offline diretamente do seu celular. Ainda que conte com uma boa variedade de idiomas, o único ponto negativo do Mitzuli fica para a ausência de outros tantos, com a língua alemã sendo a que certamente faz mais falta.

6 – K-9 Mail

Ainda que o AOSP já venha com um programa básico de email para tomar o lugar do Gmail, o K-9 merece destaque não somente por oferecer suporte a mais provedores, mas também por contar com recursos um pouco mais avançados. Se você não quer contar com o app da Google, mas também não deseja ficar limitado pelo aplicativo nativo do sistema, então vale a pena conferir essa opção. O K-9 Mail também está disponível na Play Store (clique aqui).

7 – Syncthing

Funcionando como um Google Drive cross-plataforma e de código aberto, o Syncthing permite que você sincronize arquivos de forma segura entre vários dispositivos, com conexões protegidas por encriptação e sem passar por servidores centralizados. Além do app para Android, o programa também tem versões para Linux, Windows, Mac OS X, FreeBSD, Solaris, Dragonfly, BSD, NetBSD e OpenBSD – mas nada de iOS. O Syncthing também está disponível na Play Store (neste link).

E aí, gostou das alternativas Open Source aos principais aplicativos da Google? Conhece outras opções interessantes para quem quer tomar um pouco de distância da Gigante das Buscas? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo e no fórum do TecMundo.

Android sem Google: 7 opções Open Source para apps da Gigante das Buscas. Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.