5 inovações da Qualcomm que mudaram a vida das pessoas [infográfico]

1 min de leitura
Imagem de: 5 inovações da Qualcomm que mudaram a vida das pessoas [infográfico]

Qualcomm desenvolve alguns dos processadores mais utilizados em todo o mundo, sendo responsável pelo cérebro de muitos smartphones populares.

A empresa, fundada em 1985, completa agora 30 anos e aproveita para recapitular algumas curiosidades sobre várias inovações que fez ao longo dessas décadas.

Se você pensa que a Qualcomm está ligada somente aos chips Snapdragon ou a tecnologias como a Adreno, talvez estes tópicos possam dar uma noção do enorme portfólio da empresa. Contudo, antes de darmos continuidade, deixamos aqui os nossos parabéns à Qualcomm!

1) Pioneirismo com a tecnologia CDMA

Em fevereiro de 1993, a Qualcomm demonstrou como era possível transmitir dados usando o protocolo TCP/IP via rede CDMA. Em março, a companhia lançou o celular CD-7000, modelo que contava com tecnologia CDMA-AMPS. No mês de julho do mesmo ano, o órgão regulamentor de telecomunicações dos EUA adotou o CDMA como padrão.

2) Inovação na indústria automotiva

Graças aos vários projetos desenvolvidos na última década, hoje a Qualcomm se destaca no segmento automotivo com o projeto OnStar. A ideia é unir várias das patentes exclusivas (como o V2C) do meio das telecomunicações e agregar aos recursos dos veículos, levando ao consumidor mais segurança e facilidade.

3) Tecnologia de ponta para smartphones

Todo mundo sabe que a Qualcomm é uma das empresas mais notáveis do segmento de smartphones, mas você sabia que ela foi uma das primeiras a desenvolver um celular inteligente? Em 1998, a fabricante apresentou o pdQ 800 ao mundo, modelo que impulsionou o desenvolvimento de outros projetos que resultaram na criação dos chips Snapdragon.

4) Loja de aplicativos

Quem vê Google Play e App Store nem imagina que a Qualcomm já tinha um conceito semelhante lá no começo do milênio. Lançada em 2001, a Brew era uma plataforma dedicada  a distribuição de aplicativos e conteúdos de terceiros.

5) Qualcomm WiPower

A Qualcomm tem algumas das tecnologias mais avançadas do mercado na parte de recarga elétrica de baterias, mas você sabia que a fabricante também é responsável por inovações no segmento de carregamento sem fio? O WiPower vem melhorando constantemente e mudando a vida de muitas pessoas.

O que você acha dos produtos da Qualcomm? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.