Embarque na aventura de Drake e descubra um dos melhores jogos do PS3.

Desenvolvido pela Naughty Dog exclusivamente para o PS3, Uncharted alcançou fama internacional com o seu sistema de jogo atraente e gráficos de alta qualidade, que evidenciaram o poder latente do console da Sony.

Seus personagens carismáticos se encaixam perfeitamente nos estereótipos do gênero, não deixando nada a dever a grandes ícones como Indiana Jones e Lara Croft. Nathan Drake, o protagonista do jogo é um aventureiro nato (já que segundo ele mesmo é descendente de Sir Francis Drake — renomado explorador e aventureiro britânico).

Seus parceiros Elena Fisher e Victor Sullivan completam o grupo que percorre o mundo atrás de pistas que os levem até o famoso El Dorado., em uma caça ao tesouro que se iniciou amais de três séculos atrás com Sir Francis Drake.

Obviamente você terá que enfrentar muito mais do que simples obstáculos naturais, tal fortuna é objeto de desejo de muitos homens gananciosos que não irão medir esforços para frustrar suas ambições.

Com um cenário tão fértil para aventura, não era de se espantar o sucesso alcançado por Drake’s Fortune e muito menos o anuncio de uma continuação para o título.

Mas qual é a novidade?

A princípio, Uncharted segue a mesma linha de outros títulos de ação em terceira pessoa, o que pode ser creditado como um ponto positivo e negativo ao mesmo tempo. Primeiro a sua semelhança com outros jogos, como Tomb Raider, Prince of Persia e Assassin’s Creed remetem o jogador diretamente ao melhor de cada uma destas franquias, além de servir como uma excelente introdução ao sistema de jogo (saltos, ataques e outros movimentos típicos funcionam de forma muito parecida em todos estes títulos).

A conotação negativa desta semelhança é justamente por parecer que o jogo não traz nenhuma idéia nova. O jogo assemelha-se sim a muitos jogos de ação, reproduzindo elementos até mesmo do aclamado Gears Of War (com seu sistema de cobertura), mas de forma alguma deixa de inovar ou de proporcionar uma experiência de jogo singular.


São saltos, corridas e um excelente sistema de combate que armado e desarmado, que mesclam o que há de melhor no mundo dos jogos de ação com perspectiva em terceira pessoa. A grande inovação do jogo é fazer com que a jogabilidade seja simples e envolvente ao mesmo tempo em que a sua apresentação gráfica é exuberante.Só tomando um fôlego.

A fortuna de Drake


Em Uncharted, você irá acompanhar a busca do aventureiro Nathan “Nate” Drake, que corre o mundo atrás do tesouro perdido encontrado por Sir Francis Drake (antepassado de Nate). Auxiliando o jovem Drake em sua caça ao tesouro está o seu inseparável companheiro de aventuras Victor "Sully" Sullivan e a intrépida jornalista Elena Fisher (que documenta todos os eventos com sua fiel câmera).

A trama, repleta de clichês do gênero entregam uma história que parece ter saído diretamente dos clássicos dos anos 50 e 60, misturando de forma envolvente a ação e humor,fórmula amplamente utilizada nos filmes de aventura.

Beleza natural

A Naughty Dog conseguiu criar um jogo a altura do PS3. Não estamos falando de uma obra prima dos videogames, mas Uncharted revela um pouco do potencial do console — até agora pouco explorado pelos desenvolvedores —, apesar dos gráficos parecerem exagerados na sua apresentação (uma escolha artística), mas dificilmente irão decepcionar o jogador.

A física e como o personagem interage com o ambiente são outro destaque, sombras e os efeitos das águas, mostram que o PS3 pode ser muito mais explorado. Títulos recentes lançados para a plataforma mostram gráficos insossos e até mesmo de baixa qualidade, mas Drake’s Fortune mostra que o videogame da Sony ainda tem muito potencial a ser explorado, resta apenas o interesse dos desenvolvedores.

As cores vibrantes fazem com que os cenários virtuais ganhem vida no PS3. As cores ricas, muito saturadas, privilegiam uma estética estilizada que, aparentemente exagerada, não incorrem em nenhum momento no reino do cômico, criando uma espécie de “realismo fantástico”. Essa visão é interessante principalmente no PS3, já que a maioria dos títulos do console não apresentam uma palheta de cores tão variada quanto às vistas em Drake’s Fortune.

Rio selvagem


Os efeitos da água também merecem destaque. Mesmo ficando aquém das primeiras amostras da nova Unreal egine, os efeitos presentes em Uncharted mostram a dedicação da equipe de desenvolvimento na reprodução do elemento. A fluidez é o ponto alto, parada ou em movimento a água presente em Drake’s Fortune merece elogios, mesmo que no quesito: interação, ela resuma-se apenas a molhar as roupas e produzir alguns respingos nos pontos de contato com o personagem.

Espera ai que eu já te atendo! As seqüencias de animação dentro do jogo são todas “renderizadas” pela mesma engine de jogo, deixando as transições entre as cenas e o jogo mais fluidas. Além disso, estas cenas foram todas criadas a partir de atuações reais capturadas através da tecnologia mo-cap (captura de movimento), sendo que todo este processo pode ser acompanhado em um dos muitos extras do jogo.

A captura de movimentos também marca presença nas cenas de close-up. Por conta desta técnica, os personagens apresentam mais vida, transmitindo mais emoção ao jogador, além de proporcionar uma excelente sincronia labial das dublagens.

Mas nem tudo é tão maravilhoso assim, primeiramente: os gráficos são restritos a resolução de 720p — nada tão impactante, mas que certamente influencia a apresentação final do titulo. Além disso, em algumas animações podemos conferir alguma instabilidade, mas nada que afete a jogabilidade. Dentro da engine de jogo o grande problema fica por conta de algumas texturas “atrasadas” e outros pequenos bugs, mas vale ressaltar que estes defeitos só foram observados quando a câmera encontrava-se em ângulos incomuns.

Os sons da natureza


Em relação à trilha sonora basta apenas comentar uma coisa: todas as músicas foram gravadas no estúdio Skywalker e executados pela própria Skywalker Session Orchestra — para os leigos trata-se da empresa de George Lucas (o mesmo da série Star Wars) dedicada exclusivamente a edição sonora de filmes e jogos.

As nuances da trilha acompanham de forma perfeita toda a ação, suspense e humor presentes na trama, sendo que em alguns casos a própria ausência de música contribui para o clima do jogo, deixando os sons da natureza ditar o compasso da aventura.

Só vou dar uma olhadinha. A composição sonora do jogo é incrível, cada elemento possui um som apropriado criando um ambiente de imersão total. Você ouvirá o canto de diferentes pássaros, a fúria das águas de uma cascata distantes, o vento balançando as copas das árvores e assim por diante. Além disto, o título ainda traz suporte ao sistema de som Dolby Digital, proporcionando maior fidelidade as faixas de som.

Uma dublagem portuguesa com certeza

Finalmente, não podemos esquecer, o excelente trabalho de dublagem. Além de executado com maestria pelos atores de voz, o jogo ainda traz diversas opções de linguagem, suportando diálogos e textos em inglês, italiano, alemão, francês, espanhol e até mesmo, português (de Portugal) — o que pode proporcionar alguns momentos bem interessantes envolvendo algumas “gírias” e outros coloquialismos dos patrícios.

Aventuras a granel

São pelo menos vinte horas de jogo, sendo que você terá que coletar cerca de sessenta artefatos diferentes e até mesmo mil pontos de “conquistas” (um sistema análogo aos populares Achivement Points do Xbox 360).

Estes pontos de conquista poderão ser utilizados para liberar vídeos e outros extras disponíveis no jogo. Infelizmente o jogo segue o mesmo conceito de Heavenly Sword, sendo que na sua maioria estes extras já estão disponíveis gratuitamente na PlayStation Store.

Ora pois

Sem sombra de dúvida Uncharted: Drake’s Fortune é um dos melhores jogos do PS3, além de apresentar um sistema de jogo que irá prender o usuário, o título também oferece alguns dos melhores gráficos já vistos no console. Heavenly Sword pode superar o título em questões técnicas e alguns efeitos mais refinados entretanto a composição final de Uncharted coloca-o um nível acima de sua concorrência.

Aliado a estes pontos ainda podemos destacar o excelente trabalho nas dublagens e o cuidado despendido na inclusão faixas de áudio e texto em várias línguas, bem como a inclusão de vários extras como vídeos de produção e músicas.

Em suma, Uncharted: Drake’s Fortune é um daqueles jogos que deve agradar em cheio a todos os fãs do gênero.

92 ps3
Excelente