Jogue com Rafael Nadal, Roger Federer e outras estrelas do tênis internacional.

Desde o surgimento do Wii, ficou evidente que o console de nova geração da Nintendo possuiria um foco muito diferenciado dos outros consoles, o Xbox 360 e o PlayStation 3. Enquanto os consoles Microsoft e Sony oferecem experiência voltada a jogadores mais exigentes, enquanto o Wii é mais superficial, focando essencialmente na diversão.

Hora do saque! Por isso, os jogos esportivos fazem muito sucesso no console da BigN. A possibilidade de jogar tênis com o controle sensível ao movimento do vídeo game, o Wiimote, permite aos fãs de esporte uma experiência única, e é com este enfoque que Virtua Tennis 2009 chega ao console.

Rebater a bolinha balançando o braço como se segurasse uma raquete é uma experiência que, por enquanto, só pode ser oferecida pelo Nintendo Wii, e é este impacto que faz do console o mais vendido em todo o mundo.

Entretanto, o console deixa muito a desejar no quesito gráfico. A simplicidade é característica básica do Wii, e por isso os jogos lançados para diversas plataformas, incluindo PS3, X360 e Wii, acabam sofrendo uma queda considerável na qualidade gráfica em sua versão para o console da Nintendo.

É claro que precisamos levar isso em consideração ao avaliarmos o jogo, e é por isso que Virtua Tennis 2009 não deixa a desejar do ponto de vista visual. Além de divertido, o jogo oferece um aspecto visual consideravelmente bom, em se tratando do Nintendo Wii.

Rebatendo pra valer

A movimentação dos personagens é fluida e quase não possui falhas, sua modelagem é bastante agradável para o Wii e as texturas também possuem uma qualidade que pode ser taxada como alta, em se tratando do vídeo game da Big N.

Do ponto de vista de jogabilidade, Virtua Tennis 2009 não cumpre cem por cento dos requisitos para ser um jogo agradável sem o Wii MotionPlus, porém o Baixaki Jogos não pode testar o jogo com o acessório, já que este ainda não havia sido lançado no Brasil na data do teste.

Ajeitando a raquete

Basicamente só é preciso rebater a bolinha, o uso de botões só é necessário quando o jogador deseja acessar o menu do jogo. Entretanto o aspecto que deixa a desejar é a sensibilidade no momento de direcionar a bola para o ponto desejado.

Ao invés do jogador direcionar o Wiimote para o local da quadra desejado, ele dá um sinal através de um pequeno movimento, que inicia a rebatida, enquanto deve aguardar um marcador percorrer uma barra de simboliza a quadra e fazer outro movimento pequeno para marcar a direção.

Mas pior que isso é o fato de que o modo de treinamento do jogo, intitulado VT coach (VT significando Virtua Tennis), não ensina como direcionar a bola. Apesar de possuir opção para o jogador treinar estes movimentos, é preciso descobrir sozinho a forma de direcionamento correto da bola.

Sistema simples e funcional


O sistema de jogo, ainda assim, é simples, e funciona de maneira eficiente. O que permite diversão considerável aos fãs de tênis. Além disso, a opção para duplas é muito divertida para se jogar em até quatro jogadores.
Diversos tipos de quadras disponíveis
Infelizmente a inteligência artificial do jogo no modo duplas não é lá tão positiva assim. Ao jogar com três jogadores virtuais, fica perceptível a falta de polimento da IA: em diversos momentos o jogador fica parado assistindo a partida entre os outros 3 jogadores, já que o computador corre em todas as bolas, não deixando espaço para você atuar.

Os diversos mini games disponibilizados em Virtua Tennis 2009 oferecem uma alternativa ao jogo padrão, permitindo ao gamer relaxar enquanto se diverte com jogos onde seu objetivo é rebater a bolinha das mais diversas formas.

Resumindo, Virtua Tennis 2009 é um jogo de qualidade perceptível que deixa a desejar em alguns quesitos, tornando-se um título mediano. A diversão, porém, mantém-se intacta para os fãs do esporte, e mesmo quem não gosta muito de tênis poderá se divertir com a versão do Wii de Virtua Tennis 2009.


O título vale uma passagem, e se o jogador sentir-se bem com ele, pode até ser passível de compra. Entretanto, o mais indicado é alugá-lo e jogar por algum tempo antes de comprar: não confie em Virtua Tennis de olhos fechados ou você pode se arrepender!

62 wii
Regular