Cuide das diversas espécies de piñatas em um jardim colorido e cativante.

O mundo colorido de Viva Piñata — onde jogador deve cuidar de um jardim repleto de plantas e animais das mais variadas espécies — apela tanto a crianças, pelo seu visual brilhante, quanto a adultos, pela jogabilidade que pode tornar-se mais aprofundada do que parece à primeira vista. Desafio para todos os gostos e diversão por muitas horas fazem desse simulador uma boa pedida para diversos públicos, ainda mais por ser o primeiro título do Xbox 360 totalmente traduzido e dublado para o português.

As piñatas, comuns em festas dos Estados Unidos e do México, são grandes animais feitos de papel, nos quais as crianças devem bater com um bastão para que se quebrem, liberando os doces e brinquedos guardados em seu interior.

Atraindo e mantendo novas piñatas

Tal como as séries de simuladores The Sims, Haverst Moon e Animal Crossing, Viva Piñata oferece uma jogabilidade aberta, sem objetivos pré-definidos. A única meta é atrair e cuidar das diversas espécies de piñatas em seu jardim, o qual se expande gradativamente, conforme sua experiência aumenta. Como será esse jardim, que espécies o habitarão e o que será feito para conseguir novas piñatas e mantê-las são questões totalmente a cargo da criatividade do usuário.

O jogador começa com a missão de limpar um pedaço de terra abandonado, que um dia pertenceu a um jardineiro lendário, mas hoje encontra-se cheio de entulhos e com terra imprópria para plantação. Leafos, uma ajudante, a princípio triste pelo estado deplorável do jardim, ensina-lhe os comandos básicos de Viva Piñata; ao terminar esse tutorial, o jogador vê-se equipado de uma pá e um regador velhos, além de um pacote de sementes, estando então pronto para começar o seu novo jardim.

Ainda enquanto está limpando o terreno, preparando a terra e plantando a grama, o jogador recebe a visita das primeiras piñatas, os Whirlms, os quais lembram minhocas, e os Sparrowmints, parecidos com papagaios. Há 60 espécies diferentes e cada uma exige condições próprias para aparecer e visitar o seu jardim, como a presença de certas plantas, de outras espécies de piñatas, ou, ainda, de certas condições de terreno. A chegada de uma nova espécie é marcada pela aparição de uma bela cena pré-renderizada, que mostra a piñata aproximando-se do jardim.

As piñatas visitantes podem tornar-se residentes, se o jogador, novamente, atender às suas demandas. Quando uma delas passa a morar no seu jardim, ela fica colorida — pois suas cores iniciais são apenas preto e branco — e pode ter seu nome mudado pelo jogador. Também é preciso atender a certas exigências para que elas namorem e se reproduzam, o que, geralmente significa, entre outras coisas, comprar uma casa específica para a espécie em questão. Ainda, para que o acasalamento dê certo, é preciso ser bem sucedido em um divertido minigame, o qual é diferente para cada espécie.

Nem tudo é tão simples quanto parece

O princípio básico do jogo é atrair novas
espécies e manter as residentes felizes, suprindo suas necessidades, além de cuidar do restante do jardim, expandindo-o e cultivando suas plantas, que, muitas vezes, são pré-requisitos para que uma espécie fique permanentemente no local. Essa jogabilidade que é atrativa o suficiente para um público casual de simuladores, pode tornar-se mais aprofundada com a adição de novos elementos desafiadores.

Conforme o jogador adquire experiência, essa jogabilidade mais básica passa a tornar-se complexa, gradativamente. Por exemplo, para que novas espécies visitem e morem em seu jardim talvez seja preciso reorganizar todo o espaço, ou conseguir certas plantas, frutas ou piñatas menos comuns.

Com a expansão do jardim, a aquisição de novas espécies e a reprodução das residentes, o jogador precisa estar cada vez mais atento ao que ocorre com todos, além de separar as brigas inevitáveis entre as diferentes espécies de piñatas, chamar o médico quando uma delas ou várias adoecem, conseguir dinheiro para melhorar o jardim e ainda manter os inimigos longe de seus animais e de sua plantação.

Realmente, nem tudo são flores no jardim de piñatas: o local está sujeito a problemas, como a invasão de bandidos, de piñatas azedas e de ervas daninhas. Cada inimigo pode ser superado com uma estratégia diferente, como as piñatas azedas, que, ao mesmo tempo que são atraídas por certas condições presentes em seu jardim, podem também ser conquistadas, virando piñatas amigáveis.

Mas não há motivo para preocupar-se: esses fatores aparecem de acordo com a experiência adquirida pelo jogador. Viva Piñata apresenta uma curva de aprendizagem adaptável a cada usuário, mantendo uma jogabilidade mais simples para os novos no jogo e aumentando os desafios para os jogadores mais assíduos. Conforme o jogador melhora sua plantação, atrai novas espécies e cuida bem de suas residentes, ele ganha experiência e sobe de nível, enfrentando novos desafios.

Mas também há recompensas para o trabalho árduo: novas e mais eficientes ferramentas, mais espaço para ampliar o seu jardim e a aparição de espécies mais raras de piñatas são alguns dos prêmios alcançados ao se subir de nível.

Voltado para o público infantil


O modo online de Viva Piñata é bastante limitado, devido à preocupação com o público infantil. Sendo assim, ao conectar-se no Xbox Live, é possível apenas trocar sementes, plantas e piñatas entre amigos ou ainda comparar as diferentes piñatas de cada usuário, para saber qual delas é a mais valiosa. Além disso, a conexão online pode ser bloqueada pelos pais, o que torna o título ainda mais seguro para as crianças.

Viva Piñata também oferece um modo familiar de jogo, o qual permite que seja conectado até quatro controles a um único Xbox 360, para que jogadores experientes ajudem os iniciantes, controlando o mesmo cursor do jogo para executar tarefas mais complexas ou que exigem maior rapidez.

Ainda preocupando-se com o público mais novo, Viva Piñata oferece duas opções de controle: o simples e o avançado, sendo que são de fácil aprendizagem e oferecem boa jogabilidade. Uma das maiores diferenças entre os dois esquemas de comandos é a movimentação do cursor e da câmera: no controle avançado, o cursor é movido com o analógico esquerdo e a câmera com o direito; já no controle simples, ambos são movimentados com o manche esquerdo

Os outros comandos também são simples, como, por exemplo, o botão amarelo no controle avançado, o qual permite que se tenha acesso rápido a informações sobre a piñata ou planta selecionada. Entre as opções do menu, o qual também é bastante acessível, está o acesso às ferramentas de trabalho, ao diário — que contém informações sobre cada piñata e planta do jardim — e à vila, com as diversas lojas que esperam pela visita do jogador.

Todas essas opções do menu ficam disponíveis com o progresso do jogador através dos diversos níveis. Pouco a pouco novas lojas ficam à disposição para visita, como a loja da Lottie, onde é possível comprar os mais variados itens para seu jardim, entre sementes, frutas e fertilizantes; a loja do empreiteiro, onde se compra as casas para as piñatas; ou ainda a Pousada da Vila, onde ajudantes podem ser contratados para regar suas plantas e tirar as ervas daninhas.

Além disso, para facilitar o controle de todo o terreno, há mensagens que revelam ao jogador sobre tudo o que ocorre no jardim, desde o nascimento de uma nova piñata ou o recebimento de um prêmio, até a chegada de um personagem que pode oferecer perigo ou a adoecimento de algum dos residentes.

O mundo das piñatas respira todas as cores

Uma das primeiras características que chamam a atenção em Viva Piñata são os gráficos extremamente coloridos, que podem não agradar a todos os gostos, pois certamente foram feitos para atrair o público infantil. O jogo apresenta uma boa qualidade gráfica, inclusive quando se aproxima a câmera dos elementos do cenário, revelando texturas bem trabalhadas.

Um destaque merece ser feito quanto à representação minuciosa das piñatas, que realmente parecem ser feitas de papel picotado, pois apresentam ótima textura. O cenário também recebeu atenção especial, apresentando bons efeitos de sombra e de mudança climática (tempo chuvoso, nublado e ensolarado), como seria de se esperar que ocorresse em um jardim. Apesar da boa qualidade, em alguns momentos, Viva Piñata sofre de pequenos travamentos, principalmente quando o jogo está sendo salvo automaticamente.

A qualidade sonora também não fica para trás. Cada animal apresenta um som específico, possibilitando a sua localização, principalmente quando estão doentes, emitindo um som ofegante, como se estivessem com falta de ar. Além disso, a dublagem em português merece um destaque especial: as vozes têm uma entonação natural e verossímil, com uma velocidade de fala lenta, certamente para que o público mais jovem não tenha dificuldades em acompanhar o andamento do jogo. Não se pode deixar de mencionar também a acessibilidade do título para o público brasileiro, pois esse é o primeiro jogo do Xbox 360 totalmente trauzido e dublado em português.
 
 
Para diversos gostos

Muitos são os fatores de diversão em Viva Piñata, a começar pela própria jogabilidade aberta, que permite a livre exploração das possibilidades de criação e expansão de seu jardim, que certamente será único dentre todos os outros jardins de piñatas.

Além disso, as premiações que se recebe por melhorar as piñatas, plantas e ferramentas, ajudam a estabelecer objetivos específicos, como conseguir que determinada espécie more no terreno, ou que uma planta chegue saudável à maturidade. Assim, o acúmulo de prêmios mantém o interesse do jogador em superar-se a cada nova partida.

Viva Piñata também é um jogo divertido nos pequenos detalhes, com seus personagens caricaturais, suas animações das piñatas namorando e brigando, e sua própria moeda local que é de chocolate.

Por esses motivos, Viva Piñata atende tanto a um público infantil, oferecendo um visual agradável e personagens cativantes, quanto apela a uma audiência mais ampla, apresentando uma jogabilidade aprofundada com desafios cada vez maiores, conforme o progresso do jogador. Além disso, a boa qualidade gráfica e sonora contribuem para que o título não deixe de faltar nas prateleiras de fãs de simuladores.
A não ser por sua maior limitação, que é a restrição do modo online, devido à proteção da audiência infantil, torna-se difícil apontar defeitos em um jogo tão cativante.
92 xbox-360
Excelente