Seu Review foi enviado com sucesso.
Enquanto ele fica pendente de aprovação, dê sua nota para o jogo. Sua opinião é importante para a comunidade!
Avaliar este jogo
Voxel
Warframe
COMUN.
70
VOXEL
Warframe
Avaliar este jogo
Review
Avaliar este jogo

Uma lâmina para conquistar o universo na nova geração

Fabio Jordão

O PlayStation 4 decepcionou muita gente com poucos títulos disponíveis no lançamento, mas, aos poucos, o console está ganhando novidades em sua biblioteca. Warframe é o mais recente item do catálogo, porém, infelizmente, este jogo não é exatamente uma novidade. O game do gênero Hack’n’Slash foi lançado há quase um ano para computadores.

Apesar de não ser um título inédito, há algumas boas notícias. Primeiro, é importante ressaltar que este game é gratuito. Depois, temos que considerar que este tempo em que o jogo esteve disponível para PCs serviu para a realização de melhorias. Além disso, há pessoas que nunca ouviram falar em Warframe ou que nunca experimentaram.

Seja como for, o jogo está aí para divertir muita gente que não quer gastar um tostão e quer experimentar um jogo pautado na ficção científica que propõe missões em modo cooperativo. Como de praxe, analisamos todos os pormenores deste game e, agora, trazemos nossa opinião para você que está considerando realizar o download.

Para termos uma base de comparação, instalamos a versão mais recente de Warframe no PC, portanto ao longo do texto vamos tecer alguns comentários sobre o que está melhor em cada plataforma. Agora, chega de papo e vamos falar de guerra espacial!

Certamente, Warframe não é o título mais aguardado do ano, tampouco é um game essencial para os jogadores que adquiriram um PlayStation 4. Devido à falta de uma história sólida, às missões sem quaisquer propósitos e à proposta genérica, o jogo acaba não conquistando os jogadores que buscam uma experiência inovadora.

Isso não é necessariamente ruim, pois, apesar dos problemas, Warframe consegue divertir com batalhas muito rápidas e a possibilidade de jogatina em galera. No geral, o game é bom e pode sim ser um bom game para deixar instalado para os momentos em que você quer apenas aliviar o stress.

Levando tudo isso em conta e colocando o preço em jogo, certamente podemos dizer que vale a pena experimentar Warframe, afinal o máximo que você vai perder é algumas horas baixando e experimentando. Seja no PC ou no PS4, brincar neste game futurista e embarcar na ideia dos ninjas com armas é uma boa ideia.

Um belíssimo universo no PS4

A história de Warframe não é algo muito chamativo, o que possibilita que o jogador repare em muitos detalhes que estão sendo exibidos na tela. Como estamos tratando de um jogo voltado para máquinas (PS4 e PC) de alta capacidade de processamento, é claro que acabamos dando atenção especial ao quesito visual do game.

Nesse aspecto, a Digital Extremes (responsável por Star Trek e outros títulos famosos) está de parabéns. Os gráficos de Warframe já eram belíssimos no PC e a empresa conseguiu realizar um ótimo trabalho ao colocar o jogo no console da Sony.

Cenários gigantescos contam com texturas de alta definição, luzes e sombras interagindo de forma coerente, personagens bem finalizados (eles são sinistros e combinam com o universo do game) e efeitos visuais convincentes. A desenvolvedora realmente aproveitou o hardware poderoso para dar um show visual.

Img_normal

Não podemos afirmar com certeza, mas qualquer um que bate o olho rapidamente em Warframe tem a impressão de que os ambientes do jogo são baseados naqueles que vemos em Dead Space e Lost Planet. O uso de uma série de detalhes para criar uma galáxia diferente é algo de que gostamos muito, pois o jogo consegue agradar sem fazer grande esforço.

Dificilmente, este game será o mais belo que você vai experimentar, mas com certeza não dá para reclamar dos visuais. Para não dizer que o game é perfeito, procurando com cuidado, encontramos alguns desleixos (tanto no PC quanto no PS4) em algumas texturas, mas não precisa se preocupar, pois esses descuidos são bem raros.

Para combinar com os gráficos, há uma trilha sonora de arrasar. As músicas são bem sombrias e dão um impulso a mais para o combate. Os sons da batalha foram todos devidamente planejados, de forma que eles não destoam da proposta espacial.

Combates insanos

Na história de Warframe, você controla um guerreiro Tenno, o qual é despertado para entrar em uma guerra contra os Grineers. A principal vantagem do seu personagem é a habilidade com armas de fogo e espadas. É aqui que encontramos o grande charme do jogo. O campo de batalha é o foco, e a combinação de táticas e golpes deixa a jogatina muito diversificada.

O ritmo do game é acelerado e as batalhas são frenéticas. Há muitas missões que propõem tiroteios incessantes, os quais são bem atraentes para as partidas multiplayer. Se você resolver enfrentar uma grande quantidade de adversários sem a ajuda de alguns parceiros, certamente o combate será árduo e ainda mais interessante.

Como você pode alternar entre espada, pistola e rifle durante as lutas, o combate fica bem divertido, ainda mais que é possível fazer combos especiais (você pode pular, correr, se abaixar, se esquivar) para derrotar alguns tipos específicos de inimigos. Essa sacada de saber o momento de realizar cada ação é importante para quem deseja ficar vivo até o fim da missão.

Devido à troca de tiros, muitas vezes pode acontecer de algum parceiro acabar sendo alvejado. Nesses casos, você pode (e deve) salvar seu amigo e garantir melhores resultados para a equipe. Todos esses pequenos detalhes agregam para a experiência de Warframe, o qual apela bastante para a jogatina.

Aliás, quanto à jogabilidade, devemos ressaltar que o esquema de controles ficou muito bom no PlayStation 4. As habilidades especiais são ativadas no touchpad no DualShock 4. É complicado dizer qual plataforma oferece melhores resultados, mas eu, particularmente, me adaptei melhor ao PS4 (talvez por ser um jogo em terceira pessoa).

Preparando o traje e o arsenal

Durante as partidas — que, apesar de terem um mesmo objetivo, contam com cenários e adversários aleatórios — de Warframe, você poderá coletar uma série de itens especiais. Os objetos obtidos podem ser usados para equipar sua armadura e suas armas. O sistema de personalização do jogo é simples e fácil de usar.

Há diversas funções e habilidades a serem adicionadas para cada arma e para sua warframe (o exoesqueleto que você usa como armadura recebe esse nome), sendo que alguns poderes específicos garantem muitas vantagens durante o combate.

Img_normal

Infelizmente, para quem não quer gastar dinheiro de verdade, a maioria das coisas demora para ser obtida, visto que diversos itens custam muitas moedas especiais. De qualquer forma, esse sistema de habilidades e armas evoluídas deixa o jogo diversificado e mais divertido.

Era uma vez uma história genérica

A pequena introdução de alguns segundos de Warframe e os pequenos momentos em que a assistente pessoal do jogo dá algumas informações sobre a história são suficientes para entendermos que a história não é o forte do game. De fato, o enredo não faz muita falta, visto que o jogo oferece um bom esquema de combate e o foco está na guerra cooperativa.

Acontece que a ideia pincelada em Warframe é muito boa e certamente seria bom ver o enredo sendo aproveitado e desenvolvido de forma inteligente. O universo proposto é grande e há muitas tarefas, o que nos deixa mais tristes, visto que não seria difícil pensar em mais personagens e situações adversas que empolgassem o jogador a embarcar nas missões.

Img_normal

Os objetivos de cada fase também não ajudam muito. Geralmente, você tem que salvar um refém, exterminar algum alvo ou coletar algum item. Todos esses afazeres são comuns em outros games multiplayer, mas sem um contexto fica complicado forçar o jogador a realizar as atividades propostas. No fim, você acaba seguindo pontos coloridos no mapa e se diverte apenas pela matança.

Um louco com uma espada

Ainda que o sistema de combate seja o grande destaque de Warframe, o estilo de luta com a espada não é muito simples. Seja no PlayStation 4 ou no PC, notamos sérios problemas com o combo “pronto” que acaba desviando os ataques de um determinado inimigo.

Devido a esse problema, é normal que o jogador acabe tentando ajustar a câmera para que os golpes sejam efetivos e destruam o adversário. Acontece que, nessa hora, o controle da visão fica totalmente perdido e você acaba perdendo o foco do combate.

Img_normal

A frustração acaba forçando o jogador a usar apenas as armas de fogo. Infelizmente, é um jogo de ninjas que não sabem o que estão fazendo com a espada e parecem loucos manejando a lâmina.

70 pc
Bom

Outras Plataformas

70 ps4