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Um personal trainer em treinamento

Cássio W. Barbosa

Da mesma forma que os seus antecessores, o Wii Fit U tem como proposta ajudar seu público a começar a se exercitar e a manter uma forma física saudável de maneira prática e amigável. Para isso, o game utiliza a Balance Board – o mesmo periférico dos dois últimos títulos anteriores – para acompanhar as suas sessões de exercícios e medir o seu desempenho.

Nesta nova versão para o Wii U, o game também passa a contar com novas atividades que utilizam o gamepad. Ao mesmo tempo, em muitos dos exercícios é possível guiar-se apenas pela tela do controle-tablet do console, liberando a tela da televisão para que você possa assistir a alguma coisa diferente enquanto se exercita.

Além disso, Wii Fit U também introduz o Wii Fitness Meter, um pequeno acessório semelhante aos antigos tamagotchis que deve ser pendurado na cintura do jogador antes da realização de exercícios (como caminhadas e corridas, por exemplo).

Desse modo, o aparelho é capaz de medir o número de passos dados, a intensidade dos movimentos, as calorias gastas e a variação de altitude. Depois, basta sincronizar o aparelho com o gamepad quando o jogo estiver ligado para adicionar as informações ao seu progresso pessoal.

O início da jornada

Para testar como o Wii Fit U poderia ajudar a inserir atividades físicas na minha rotina, eu passei uma semana com o jogo em casa. Enquanto o game oferece a possibilidade de importar resultados de seus antecessores via um cartão SD, novatos como eu são convidados a realizar a uma avaliação física na primeira vez que o game é iniciado.

Para isso, é necessário preencher informações como a sua idade e altura antes de se pesar na Balance Board. A partir daí, o game calcula o seu índice de massa corporal e oferece uma sugestão de objetivo a ser alcançado. No meu caso, que tenho 1,75 m de altura e 85 kg, o jogo apontou (sem surpresas) o meu sobrepeso antes de sugerir que eu perdesse 10 kg para atingir a faixa normal do IMC. Depois disso, ainda há a opção de estipular em quanto tempo o objetivo deve ser alcançado, para que se possa contar com uma referência de quanto deve ser perdido por semana.

Apesar de medir o IMC de maneira bastante apurada, o Wii U não tem como medir a sua composição corporal, que também é importante para definir os seus objetivos. Enquanto esse valor não pode ser obtido com o Wii Fit U, ao menos o game permite que você ajuste o seu objetivo a qualquer momento se achar a sugestão do jogo muito puxada ou leve demais.

Suando a camisa

Uma vez definidos os seus objetivos, é hora de se exercitar. No meu caso, achei melhor realizar os exercícios todos os dias após chegar do trabalho. Desse modo, eu poderia realizar também as avaliações físicas diárias sempre no mesmo horário para tentar obter resultados mais precisos.

A partir daí, basta escolher o tipo de exercício que você deseja realizar para começar a sessão de atividade física. Há desde os mais tradicionais, como os de força e os de ioga, como também há jogos e outras atividades (como dança) que também ajudam a gastar mais calorias.

Os exercícios voltados para fortalecer a musculatura são velhos conhecidos, como flexões e abdominais. Juntamente com a ioga, todos eles são apresentados de maneira bastante prática pela imagem do treinador na tela e são bastante exigentes.

A sequência de exercícios aeróbicos também é capaz de deixar o seu coração acelerado, mas, por conta da natureza simples e repetitiva de alguns (como o step), esta seção foi a que eu achei mais prática para ser realizada em conjunto com outras atividades. Desse modo, em uma das noites programei uma sessão de 20 minutos de step no gamepad enquanto assisti a um episódio de seriado pelo Netflix na televisão – algo que ajudou a suavizar o exercício e dar a sensação de torná-lo menos trabalhoso.

Por fim, as seções de dança e os diversos jogos que utilizam o gamepad parecem ter sido feitos para relaxar entre as sessões de exercício intenso. O maior pecado, contudo, fica pela inconstância entre eles. Enquanto alguns jogos, como o de remo, são bastante interessantes e funcionam muito bem, outros são pouco práticos ao mesmo tempo em que não exigem nada do jogador, tornando-se uma adição supérflua a biblioteca de jogos.

Enquanto o game permite que o jogador salve sequências específicas de exercícios para serem realizadas em um determinado tempo, o modo Personal Trainer também é cheio de opções para quem busca organizar rapidamente uma sessão de acordo com os seus objetivos. Assim, basta estipular uma duração com objetivos como “gastar calorias”, “fortalecer músculos” ou “relaxar” para receber sugestões práticas e interessantes para o momento.

Mantendo o ritmo

A adição do Wii Fit Meter oferece um dos recursos mais interessantes do Wii Fit U. Seja para coletar as calorias gastas nas suas caminhadas diárias ou naquela corrida no parque no fim de semana, o aparelho é bastante preciso e consegue integrar uma rotina de exercícios ao ar livre de maneira bastante interessante com o resto do game.

Depois de sincronizar as informações do Wii Fit Meter com o gamepad, por exemplo, uma seção específica do jogo permite usar os seus dados para cumprir objetivos virtuais. É possível usar os seus passos, por exemplo, para correr trajetos de corridas de rua ao longo do mundo. Ao mesmo tempo, também é possível usar a variação de altitude dos seus exercícios para escalar virtualmente lugares como a Estátua da Liberdade até o Monte Everest.

Além disso, os jogadores também podem acompanhar o progresso de outros amigos online por meio de um ginásio virtual – uma forma interessante encontrada pela Nintendo de emular a companhia de alguém à academia para desestimular o abandono da rotina de exercícios.

Personal trainer independente?

Enquanto o Wii Fit U conta com uma série de recursos interessantes, é preciso tomar cuidado para deixar o game ser o seu único guia de exercícios. Como já citado anteriormente, ele não conta com uma forma de medir a sua composição corporal – algo tão importante quanto o índice de massa corporal para avaliar a sua forma física.

Ao mesmo tempo, enquanto muitos exercícios contam com um bom referencial para indicar se a sua realização está sendo feita corretamente, outros acabam não tendo o mesmo cuidado. É o caso das corridas presentes na seção aeróbica, que colocam o jogador para correr no mesmo lugar com um Wiimote no bolso por intervalos pré-determinados de tempo. No caso, dependendo do peso da pessoa e de como ela está correndo, é possível acabar machucando os joelhos.

Além disso, quem está procurando por uma forma rápida de emagrecer deve prestar atenção no fato de que o Wii Fit U não é um programa mágico de emagrecimento. Para exemplificar, basta lembrar que, conforme os jogadores acumulam as calorias gastas durante o dia, é possível acompanhar uma tabela que indica o valor calórico de alguns alimentos – uma lembrança de que a sua dieta alimentar também influencia neste aspecto.

Mesmo com estas falhas, contudo, o Wii Fit U não deixa de ser um programa bastante interessante. Depois de poder testar o jogo por uma semana, eu acredito que o compraria caso tivesse um Wii U (quem sabe no futuro?).

Apesar da exigência de uma série de periféricos (além da Balance Board, até dois Wiimote Plus são necessários para algumas atividades), o jogo consegue tornar bastante convidativo o ato de se exercitar – algo que pode ajudar sedentários não só a dar o primeiro passo rumo a uma vida mais saudável, mas também a manter essa rotina. É necessário ter apenas o cuidado para não transformar o game como o seu único guia nessa revolução pessoal.

75 wiiu
Bom
"O Wii Fit U ajuda não só dar o primeiro passo rumo a vida saudável, mas também a mantê-la. Apenas não o use como seu único guia para isso."

Pontos Positivos

  • O Wii Fit Meter consegue integrar atividades ao ar livre
  • Grande variedade de exercícios com propósitos diferentes
  • Interface amigável

Pontos Negativos

  • Não leva em consideração a sua composição corporal
  • Não tem como indicar a realização errada de algumas atividades