Wii Fit vai além dos conceitos de videogames, combinando exercícios físicos com muita diversão.

Quando falamos em videogames pensamos em um gamepad na mão e ações ocorrendo na tela. Vários consoles utilizam controladores convencionais para seus jogos, como o atual Xbox 360 e o aclamado PlayStation 2. Entretanto, contamos também com inovações que fogem da tradição no ramo, sendo que o maior sucesso destas está nas mãos dos portadores do Nintendo Wii.

Muita diversão nas bancadas do Baixaki Jogos. Muitas pessoas relacionam videogames a sedentarismo, já que a maioria de seus jogos consiste apenas em pressionar alguns botões enquanto seus jogadores permanecem sentados em frente à televisão. A maioria dos games lançados para Wii fogem deste conceito, fazendo com que, muitas vezes, o jogador tenha de movimentar seu braço para atingir os objetivos.

Mesmo assim, os exercícios físicos realizados através deste processo de controle proposto pelo Wii são praticamente insignificantes para resultados positivos na saúde do gamer. Jogos lançados para a plataforma exigem pouco, ou quase nenhum, preparo físico do jogador, mesmo com seus controles adaptados para movimentação corporal.

O console da Nintendo, como a maioria já sabe, conta com um sistema de controle inovador, utilizando um periférico similar a um controle remoto acoplado com sensores de movimento. Mas as inovações da Big N não pararam por aí, e um novo jogo com um aparato inédito no mundo dos games chega às prateleiras: o Wii Fit.

Wii Fit tem o intuito de acabar com toda essa preguiça e moleza de alguns jogadores, utilizando recursos de um sistema eficiente, divertido e cativante de realizar alguns dos importantes exercícios físicos para o bem da sua saúde.

Fazer exercícios físicos nunca foi tão divertido

O game exclusivo para Nintendo Wii apresenta uma jogabilidade focada em um aspecto nunca visto antes nos videogames de maneira dinâmica: os exercícios físicos. Em Wii Fit, jogadores têm de realizar diversos exercícios para completar determinados eventos — que variam desde Yoga até Aeróbica — com o simples objetivo de perder ou adquirir um maior índice de massa corporal. Mas não se afobe, Wii Fit também indica momentos de intervalo e descanso para que os jogadores não tentem matar a sede antes da hora.

Para isso, o game conta com a ajuda de um interessante periférico chamado Wii Balance Board. Este se apresenta similar a uma balança convencional, porém, não serve apenas para calcular o peso. O arrojado dispositivo retangular sem fio, funciona com 4 pilhas AA e conta com quatro sensores internos posicionados em cada canto do aparato, que são utilizados para adquirir várias medidas diferentes através do peso e da pressão exercida sobre a superfície. O peso máximo suportado pelo aparelho é de 150 quilogramas.

O equilíbrio é fundamental nos exercícios.

A maioria dos exercícios — contendo mais de 40 — é focada no novo dispositivo da empresa japonesa, entretanto, alguns, como a corrida, utilizam apenas o Wii Remote. Em alguns eventos é possível trapacear e burlar facilmente o sistema, fugindo dos objetivos propostos pelo seu treinador em jogo e realizando movimentos mais fáceis e simples. Mas, para a maioria de seus usuários, a graça da brincadeira é seguir, ou tentar, fielmente as instruções propostas, já que assim, a experiência é de total conveniência.

O nível de dificuldade varia, conforme o jogador desempenha suas atividades opções de nível surgem. Estas variam o número de repetições de cada exercício — de 6 para 10 —, o tempo de atividade e outras opções. Além disso, a cada 10 minutos de exercícios, contados através de um sistema em jogo, novos eventos se tornam disponíveis para serem praticados. Desafios também serão desbloqueados, envolvendo a resolução de atividades com objetivos específicos.

Metas para entrar em forma

Ao jogar Wii Fit pela primeira vez será necessário sincronizar o Wii Balance Board com o seu console, o processo é simples e basta retirar a tampa do compartimento de baterias do periférico, localizada na parte inferior, e pressionar o botão Sync. Após realizar este procedimento, basta pressionar Sync na parte posterior do console para finalizar o processo.

Com o Balance Board ajustado e o Wii Fit em seu console a experiência está pronta para começar. No início, acompanhado de um completíssimo tutorial com dicas e notas sobre educação física, você tem selecionar e registrar seu Mii em game. Para isso, você tem de introduzir sua data de nascimento, altura e peso. Através da altura e do peso, o Índice de Massa Corporal (IMC) é calculado, rotulando o jogador como abixo do peso, no peso ideal ou até mesmo acima do peso dependendo do índice adquirido.

Abdominais curiosamente divertidos.

Depois deste procedimento outro processo é realizado. Um teste para medir o equilíbrio do jogador inicia-se, normalmente envolvendo atividades em que se deve controlar a distribuição de seu equilíbrio pelo periférico. Após esta seção, o jogo automaticamente cria uma idade, denominada Wii Fit Age, baseada nos resultados dos testes realizados. Esta pode variar de 2 até 99 anos, demonstrando se sua aptidão física está de acordo ou fora dos padrões de sua real idade. Somente um resultado de Wii Fit Age pode ser adquirido por dia, entretanto, é possível praticar a variedade de testes quantas vezes desejar.

Após realizar todos os testes, o game irá lhe perguntar qual é a sua meta e em quanto tempo deseja cumpri-la, variando em um período temporal de 2 semanas até 3 meses. Você pode escolher entre aumentar ou diminuir seu índice de massa corporal. Logo em seguida, um calendário é exibido e uma marca é carimbada no dia em que seus exercícios começaram. O termino do tempo estimado é marcado com uma bandeira. É interessante medir seu IMC dia a dia através do Balance Board para descobrir se sua meta está longe de ser alcançada ou se, em alguns casos, já foi obtida com antecedência.

Um dos problemas apresentados por esse sistema é que caso o jogador possua uma massa muscular avantajada, o resultado dos testes pode ser demonstrado como acima do peso, já que o Wii Fit não leva em conta esse aspecto. Além disso, as medições podem ser imprecisas e não são devidamente explicadas cientificamente, deixando algumas dúvidas no ar. A sugestão é entrar no clima do game e não levar muito a sério os resultados demonstrados.

Suando a camisa em vários eventos

Wii Fit conta com 4 categorias de eventos diferentes. São elas Yoga, Fortalecimento (Musculação), Equilíbrio e Aeróbica. As duas primeiras categorias, Yoga e Fortalecimento, são apresentadas por uma espécie de personal trainer. Este pode ser selecionado entre sexo feminino e masculino, e em jogo possui a função de fornecer dicas e demonstrações sobre os exercícios que envolvem as duas divisões. Estas categorias são as menos casuais, e a apresentação se mostra de forma mais simples e objetiva, diferentes das outras duas e da maioria dos games presentes na plataforma.

Seja avaliado como um treinador de Yoga, caso mande bem nos exercícios.

Yoga é composto por exercícios envolvendo vários níveis de dificuldades. Os eventos variam desde simplesmente ficar em pé em cima do aparato e respirar calmamente até atividades em que se devem manter os ombros sob o periférico e esticar as pernas para o alto — é mais complicado do que aparenta. As posições propostas visam trazer melhorias à respiração, ao sistema digestivo e, principalmente, à postura.

Já em Fortalecimento (Musculação) o seu treinador pessoal demonstra alguns exercícios que ajudam a alongar e a tonificar os músculos. Mas não espere levantar pesos, os exercícios são básicos e entusiastas provavelmente os farão com facilidade. Alguns deles são as flexões e abdominais, envolvendo também uma série de alongamentos distintos.

Ambas as categorias envolvem precisão e atenção do jogador. Na maioria delas, você deve manter um ponto vermelho dentro círculo ou de uma área determinada para completar com eficácia os eventos. Ao final de cada atividade, é exibido um gráfico com o histórico e a precisão dos movimentos.

Exercícios de acordo com a plataforma

As modalidades Equilíbrio e Aeróbica abraçam fortemente o espírito Nintendo, apresentando atividades propostas em espécies de mini-games no melhor estilo Wii. Em Aeróbica as atividades visam queimar calorias e aparecem de modo divertido e cativante. Eventos como bambolê, boxe — similar à Wii Sports —, step, caminhada e outros estão presentes em um dos modos mais divertidos do game. O bambolê, apesar de poder trazer experiências vergonhosas ao jogador na presença de espectadores, é simples e eficiente, e demonstra a precisão do Wii Balance Board.

O boxe é um dos eventos mais divertidos, principalmente em seus momentos finais. Apesar de apresentar-se de maneira meio complexa no início, exigindo coordenação motora do player, logo se pega o jeito e a experiência se torna gratificante. Utilizando o Nunchuk, o Wii Remote e o Balance Board, o objetivo do evento é acertar socos em uma espécie de “saco de pancada animado” no ritmo proposto pelo treinador. O ápice do evento são seus momentos finais, em que o treinador libera socos à vontade no alvo, fazendo com que o jogador mexa-se freneticamente para adquirir alguns pontos.

A equipe Baixaki Jogos se divertiu bastante com Wii Fit.Além deste, a caminhada também se sobressai. Neste não utilizamos o Balance Board para correr. Ao invés disso, o jogador deve colocar o Wii Mote em seu bolso, ou segurá-lo em sua mão, enquanto “corre” no lugar. Na tela são exibidas várias paisagens distintas acompanhadas de Miis e até mesmo cachorros protagonizando o evento, tornando a experiência ainda mais amigável. Está é a única modalidade que suporta a função multiplayer, infelizmente.

Exercícios de Equilíbrio enfatizam ainda mais a experiência casual, com modalidades peculiares e divertidas. Entre elas estão salto de esqui, slalom com esquis, snowboard — em que se deve virar o Balance Board para a posição vertical — e outros. Dentre eles está o Table Tilt, neste o jogador tem de controlar a posição de uma tábua perfurada com o objetivo de incliná-la e fazer com que as esferas, posicionadas na superfície, caiam nos orifícios da tábua. Este evento exige bastante coordenação do jogador com sua dificuldade aumentando gradativamente.

Wii Fit encontra-se no peso ideal!

A apresentação de Wii Fit é típica da Nintendo, ou seja, alegre e limpa na maioria das vezes. O título demonstra Miis em ação em seus eventos de Aeróbica e Equilíbrio, com diversos outros personagens como protagonistas. A modelagem dos treinadores é mediana, com uma definição minimalista, entretanto, são práticos e se movimentam de maneira eficiente.

O áudio relembra músicas de elevadores, ao invés de faixas musicais eletrônicas e dançantes como na maioria das academias, e as instruções faladas pelos personagens são de fácil entendimento. O conhecimento de uma língua estrangeira é quase que fundamental para o game, já que o idioma brasileiro não está presente em jogo.

O game também conta com o Wii Fit Channel, uma função que pode ser instalada ao console, permitindo que você confira seu progresso e compare com outros Miis de seu Wii sem ter de inserir o disco do game. A competitividade entre os Miis é grande, já que a cada atividade completada é exibido uma tabela com a pontuação e o posicionamento de cada um deles. A função online infelizmente não está disponível.


Envolvendo várias atividades que exigem precisão e atenção do jogador, Wii Fit demonstra-se como uma inovação nos games, contando com um periférico de alta tecnologia extremamente preciso e característico. O jogo é extremamente divertido, mesmo com seu pobre suporte para multiplayer e imprecisão em algumas medidas, e introduz um novo gênero aos games. Corra, exercite-se, dance e rebole com um dos jogos mais inovadores de todos os tempos!
89 wii
Ótimo