Imagem de Wings of Prey
Imagem de Wings of Prey

Wings of Prey

Nota do Voxel
81

Um legítimo mergulho nos céus da Segunda Guerra Mundial

Mais uma vez, a guerra está a todo o vapor e o jogador deve dominar os céus com aviões espetaculares. Wings of Prey é uma espécie de "adaptação" do jogo IL-2 Sturmovik: Birds of Prey, lançado apenas para as plataformas PlayStation Portable (PSP), Nintendo DS, PlayStation 3 e Xbox 360. O pessoal da Gaijin Entertainment novamente tenta cativar os fãs da Segunda Guerra Mundial com combates aéreos muito interessantes.

A base deste game é a simulação dos combates entre aeronaves do famoso conflito. Não é nada fácil encontrar títulos desta área que consigam chamar a atenção tanto dos aficionados por aviação quanto dos críticos de video games. Ainda bem que os desenvolvedores capricharam e conseguiram conciliar os diferentes pilares do jogo.

Um confronto tradicional

Lançado no Natal de 2009, Wings of Prey leva o gamer a participar de diversas operações militares da Segunda Guerra. Assim, batalhas de renome em locais históricos marcam as principais missões do jogo. Há a possibilidade de controlar caças, bombardeiros e outras aeronaves capazes de disseminar o caos na atmosfera. O começo da campanha, por exemplo, marca a resistência dos britânicos contra a invasão alemã: poucos contra muitos.

São oferecidos seis mapas de combate: Battle of Britain (antigamente, Grã-Bretanha), Stalingrad (Rússia), Ardennes (Bélgica/Luxemburgo/França), Berlin (Alemanha), Sicily (Itália) e Korsun (Ucrânia). A ideia, obviamente, é proporcionar o melhor dos combates aéreos que se destacaram no continente europeu naquela época.

Um aspecto atraente deste título da Gaijin é que, muitas vezes, dezenas de aviões e navios entram em ação e enaltecem a atmosfera de guerra. Em certos casos, é preciso auxiliar os aliados através do suporte "terrestre", ou seja: bombardear o que quer que seja para vencer os inimigos.

Vistoriando os diferentes modos de jogo, o gamer tem a possibilidade de embarcar em mais de 50 missões situadas nos territórios citados acima. Além disso, são oferecidos mais de 40 modelos diferentes de aviões (bons exemplos: Spitfire, Mustang e Messerschmitt) e três níveis de dificuldade distintos — Arcade, Realistic e Simulator — e para que tanto iniciantes quanto experientes em aviação militar possam se divertir durante muitas horas com flexibilidade e dinamismo.

Após as missões, é possível visualizar uma tela detalhada sobre o desempenho do piloto. Aviões abatidos, tentativas de sucesso, cumprimento dos objetivos primários e secundários, nível de eficiência (descrito com um adjetivo de peso), tempo decorrido, pontuação e desfecho geral (também descrito com um adjetivo, como "Great!").

Outro ponto relevante é o suporte a conteúdos extras disponíveis via download. Falando em recursos online, a área multiplayer conta com quatro modos diferentes, suporte a VoIP, sistema de "lobby" (sala de encontro), quadros de pontuação e listas de amigos. Na tentativa de deixar a experiência online mais sólida, os desenvolvedores criaram um sistema de entrada em combates já iniciados e um sistema de migração de host.

Por fim, o game suporta muitos periféricos possuídos pelos amantes da aviação: 6-DOF TrackIR, TripleHead2Go, Saitek, Thrustmaster… Utilizar headsets para a comunicação com outros pilotos também é interessante. E quem quer conhecer ainda mais sobre os quesitos técnicos de aviões, manobras e outras áreas da aviação tem a chance de desbloquear extras informativos durante as missões e acessá-los na Encyclopedia.

Wings of Prey conta com diversas falhas, mas é uma ótima opção de "guerra nos ares" para os usuários de computadores. O público-alvo é um tanto difícil, visto que há milhares de fãs de aeronaves militares ao redor do globo, cada um com uma opinião diferente sobre o quão avançado deve ser um game de simulação aérea para ser divertido.

O título da Gaijin Entertainment cumpre bem o seu papel. Mais uma vez, é fundamental reforçar que Wings of Prey equilibra aspectos avançados de vôo com elementos puramente arcade. O jogo tem muito potencial e é uma pena que a falta de polimento geral não tenha transformado-o em um dos melhores simuladores da história dos video games.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.