Uma produção técnica invejável toma conta da PlayStation Network.

WipEout HD é um game "simples" lançado exclusivamente através da PlayStation Network (PSN), a rede online do PlayStation 3. Tente imaginar a seguinte ambientação: naves futuristas em cenários espetacularmente retratados, correndo em velocidades absurdas e contando com uma série de itens a serem utilizados durante as etapas. Explosões, música eletrônica e muita diversão.

Diversos modos de jogo interessantes surgiram com o primeiro game, bem como uma excelente jogabilidade multiplayer e uma forma única de abordar corridas futuristas com naves. 400 quilômetros por hora é uma medida baixa se considerarmos as incríveis velocidades que os veículos são capazes de atingir em meio a muitos tiroteios, explosões e batidas.


Bem, não tardou para que os desenvolvedores da Sony Computer Entertainment de Liverpool criassem novos conteúdos para o jogo. Surgiu, então, WipEout HD Fury, nada mais que um ótimo pacote de expansão com oito novas pistas, 13 novos modelos de naves, três modos de jogo adicionais e uma nova campanha com a "pequena" quantidade de 80 corridas.

Fury simplesmente traz todo o esplendor do primeiro game de volta à tona. Quem realmente gostou de todas as características interessantes presentes no título original não pode perder a chance de conferir os novos conteúdos desta expansão, visto que a Sony caprichou ainda mais ao oferecer corridas inacreditavelmente estáveis e dotadas de uma qualidade única.

  • Relembrando o original

Antes de tudo, vale a pena conhecer um pouco sobre a proposta inicial de WipEout HD, até mesmo porque a campanha single player de Fury conta novamente com os modos de jogo presentes no primeiro título. A expansão, portanto, é integrada automaticamente ao jogo original, tanto que há a possibilidade de mudar todo o estilo dos menus com base em Fury.

Tome isto, miserável! Enfim, jogar WipEout HD é participar de uma experiência em alta definição, literalmente. A qualidade de todos os pilares do game — jogabilidade, gráficos, sons e ambientação geral — é admirável e realmente mostra o que o console da Sony é capaz de fazer. E o que o PlayStation 3 é capaz de fazer... Não é pouca coisa não.

Os modos de jogo originais são incríveis. É muita diversão em meio a corridas simples, torneios, disputas por tempo (cumprir determinadas voltas em períodos de tempo previamente especificados, por exemplo), modos de eliminação (destruir oponentes até que uma certa quantidade de pontos seja atingida) e um modo curioso chamado Zona, no qual o gamer deve bater o menos possível para fazer com que os pontos continuem subindo enquanto a velocidade aumenta incrivelmente.

Deu para ter uma ideia? Na realidade, somente experimentando as 87 corridas (oito eventos desbloqueáveis gradativamente) da campanha principal de WipEout HD para conhecer a atmosfera cativante do jogo. Levando em consideração que a jogabilidade oferece um ótimo nível de desafio, uma das primeiras opções que os desenvolvedores oferecem é o modo assistido de corrida, criado para que os gamers não ricocheteiem incontrolavelmente nas paredes das pistas durante as primeiras experiências.

Isso não é um exagero, pois os níveis de velocidade apresentados são muito envolventes. Venom, Flash, Rapier, Phantom e Zen podem parecer nomes estranhos, mas simbolizam divisões extremamente atraentes para os fanáticos por velocidades absurdas. No modo Zona, então, as fortes cores do jogo viram praticamente borrões na tela. Bem, na realidade isso não é verdade, visto que a o nível de definição dos visuais é estonteante.

Uma explosão de cores

Como você já deve ter percebido, correr não é a única atividade a ser feita em WipEout. O gamer pode ter acesso a turbos (indicados por flechas azuis nas pistas) e uma série de itens avassaladores. São cerca de 11 meios de fazer com que as corridas fiquem ainda mais agitadas. Há itens de assistência (escudo temporário, turbo e piloto automático temporário), armas (muito estrago com explosões e abalos sísmicos) e explosivos (bombas e "minas", ambas soltadas para trás).

E, como se tudo isso não bastasse, o jogo ainda conta com muitas opções interessantes. O que você acha de parar tudo para tirar uma fotografia? Não, screenshot não. Fotografia. A qualidade das cenas que o jogador pode capturar é indescritível. A Sony realmente caprichou no nível de detalhamento dos cenários, das naves, da iluminação, das texturas, das modelagens, das animações...

Se você ainda tem dúvidas quanto à exuberância gráfica que o game apresenta, confira estas três fotografias retiradas durante a análise do Baixaki Jogos com o título WipEout HD Fury (clique para conferir as imagens em alta resolução):

Clique e confira

Clique e confira

Clique e confira

Sinistro, não? O melhor é que todas as corridas podem ser experimentadas enquanto o gamer escuta sons e músicas bastante envolventes. Mesmo que o jogador não fique contente com a excitante trilha sonora do game, é possível escolher músicas em formato MP3 dentro do PlayStation 3 e executá-las durante as etapas. Corridas futuristas, visuais apavorantes e trilha sonora personalizável, quer mais que isso?

  • Fury, um legítimo pacote de expansão

O melhor é que a expansão de WipEout HD conta com todas as funcionalidades acima, além de oferecer, obviamente, conteúdos ainda mais empolgantes. O sistema de lealdade aos modelos de naves — encontrado em Pulse, por exemplo — está de volta, bem como toda a jogabilidade padrão do primeiro game da PSN.

Uma das maiores diferenças apontadas por diversos críticos é a qualidade revigorada das cores. Preenchimentos coloridos ainda mais expressivos tornam as corridas ligeiramente mais envolventes, ainda mais se o jogador estiver vislumbrando uma das oito novas pistas.

O caos toma conta

Quanto aos modos de jogo, não há o que criticar. Zone Battle leva o jogador a tentar chegar o mais rápido possível em um ponto determinado da pista. Aí, é possível utilizar os bônus para aumentar a velocidade (sendo que a aceleração da nave é automática) ou repor a energia perdida com batidas, por exemplo. Mas cuidado, os oponentes oferecem fortes obstáculos com as chamadas Zone Barriers, que bloqueiam parte da pista.

Enquanto isso, o modo Eliminator é pura pancadaria. Não há contagem de voltas, mas o jogador pode fazer uso de todo o arsenal de WipEout para destruir os oponentes. O objetivo é atingir um número de pontos previamente determinado. A destruição toma conta e há até mesmo a opção de girar a nave em 180 graus para ir contra o sentido inicial da pista, bombardeando quem estiver pela frente.

Por fim, o modo Detonator leva os jogadores a testarem suas habilidades de direção e mira. O objetivo é atirar nas minas presentes nas pistas. Acertar as bombas faz com que uma grande quantidade de pontos seja adquirida. Precisão é crucial nesse modo de jogo, que nada mais é que uma excelente forma de treinamento para os gamers iniciantes.


Enfim, os novos modos de jogo, em sintonia com as funcionalidades multiplayer e online (novos troféus, é claro), formam um excelente conjunto. WipEout HD Fury tem apenas um propósito: divertir os fãs de corrida com uma jogabilidade flexível, gráficos incríveis e, de modo geral, uma ambientação de tirar o fôlego. Já conhece WipEout? Não deixe de conferir Fury. Ainda não conhece? Bem, você não sabe o que está perdendo.
 
95 ps3
Excelente